Disjuntores

Disjuntor (erroneamente chamado de dijuntor) é um dispositivo eletromecânico que permite proteger uma determinada instalação eléctrica com sobre-intensidades (curto-circuitos ou sobrecargas).

Sua principal característica é a capacidade de se rearmar (manual ou eletricamente), quando estes tipos de defeitos ocorrem, diferindo do fusível que têm a mesma função, mas que fica inutilizado depois de proteger a instalação. Assim, o disjuntor interrompe a corrente em uma instalação elétrica antes que os efeitos térmicos e mecânicos desta corrente possam se tornar perigosos às próprias instalações. Por esse motivo, ele serve tanto como dispositivo de manobra como de proteção de circuitos elétricos.

Atualmente é muito utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais o disjuntor magnetotérmico ou termomagnético, como é chamado no Brasil.

  1. Disjuntor1-Atuator – utilizada para desligar ou resetar manualmente o disjuntor. Também indica o estado do disjuntor (Ligado/Desligado ou desarmado). A maioria dos disjuntores são projetados de forma que o disjuntor desarme mesmo que o atuador seja segurado ou travado na posição “liga”.
  2. 2-Mecanismo atuator- une os contatos juntos ou independentes.
  3. 3-Contatos – Permitem que a corrente flua quando o disjuntor está ligado e seja interrompida quando desligado.
  4. 4-Terminais Trip bimetálico
  5. 5-Parafuso calibrador – permite que o fabricante ajuste precisamente a corrente de trip            do dispositivo após montagem.
  6. Solenóide
  7. Extintor de arco

Esse tipo de disjuntor possui três funções:

  • Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito)
  • Proteção contra curto-circuito – Essa função é desempenhada por um atuador magnético (solenóide), que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido
  • Proteção contra sobrecarga – É realizada através de um atuador bimetálico, que é sensível ao calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor

As características de disparo do disjuntor são fornecidas pelos fabricantes através de duas informações principais: corrente nominal e curva de disparo. Outras características são importantes para o dimensionamento, tais como: tensão nominal, corrente máxima de interrupção do disjuntor e número de pólos (unipolar, bipolar ou tripolar).

Até breve.

About these ads

18 respostas para Disjuntores

  1. uziel disse:

    oi estou com probles em instalação com DR.
    está ligado o fase terra e neutra separado porém quando ligo o meu choveiro o DR desarma pq ?

    Uziel, verifique se a ligação do quadro de distribuição esta correta, se sim, verifique a capacidade do DR, do chuveiro e seus condutores, ok.

    Claudio

  2. [...] Disjuntores agosto, 2009 1 comentário 4 [...]

  3. lucas preterottid de almeida disse:

    gostaria de saber a numeracao ou sigla de disjuntor pra cada ocasiao tipo chuveiro 110 e 220 tomadas iluminacao , ar condicionado e geladeira

    • redeeletrica disse:

      Lucas, vamos ver se entendi, voce quer saber se deve usar ex. para chuveiro 220 volts, tomadas de uso gerais (TUGs) 110 volts, bem se for isso!
      1- verifique a tensão que existe a disposição para uso 110 ou 220 volts (bifasico) 2 fases e 1 neutro.
      2- na maioria das regiões a tensão é de 110/220 volts para uso comum e em determinadas localidades a tensão é somente 220 volts (monofasico) 1 fase e 1 neutro.
      caso a sua for tensão for bifasica 110 e 220 o ideal é voce usar os circuitos considerados de corrente acima de 10 Amperes na tensão de 220 volts e os circuitos abaixo d 10 Amperes na tensão 110 volts.
      Instalando primeiro sempre os de maior carga ex. chuveiro e tomadas de uso especificos (TUEs). no site (www.redes eletricas existe algumas informações na materia “calcular circuitos elétricos”.

      Obrigado pela visita e espero ter atendido a sua duvida, estarei a disposição.

      Claudio

  4. rafael bv disse:

    gostaria de saber qual disjuntor adequado para um cabo de 35mm²

  5. Luiz disse:

    tenho uma casa e estou refazendo a eletrica no quadro interno
    a soma deu 29400 wat´s e bifasico, que disjuntor eu coloco
    dividi 29400 por 2 por ser bifasico deu 14700 e dvido por 110 vai dar disjuntor de 133 amperes não é muito alto para uma casa pequena.
    obrigado
    Luiz

    • redeeletrica disse:

      Luiz,
      Considerando que a sua rede é bifásica então temos duas fases e um neutro.
      Primeiramente você tem calcular os números de tomadas de uso gerais (TUGs) e considerar que a sua utilização é de 30% sendo assim a corrente será de 40 Amperes. Se é isso fique tranqüilo, agora você tem considerar os números de tomadas de uso específicos (TUEs), ex. chuveiros e aquecedores usados ao mesmo tempo, para isso temos que ter todas as informações de tipos de tomadas e circuitos e quadro de distribuição instalado.
      Claudio

  6. Heuberlan disse:

    Olá, tenho uma dúvida, em minha casa, a tensão é monofasica de 110 ou 127V tenho no relógio da distribuidora de energia um disjuntor de 50A, a energia chega em minha casa com um fio de bitola de 10mm, o relogio fica fora da casa um pouco distante, internamente no quadro de distribuição tem um disjuntor “geral” de 50A ligado no fio fase que distribui para os outros disjuntores dentro deste quadro, no chuveiro tem um fio de bitola de 6mm para um disjuntor de 40, tem um disjuntor de 25A para luz da sala e cozinha com fios de 2,5mm, um disjuntor de 25A para tomada da cozinha com fio 2,5mm e disjuntor de 25 para tomada da sala com fio 2,5mm, outro disjuntor de 25 para luz de 2 quartos com fio 2,5mm, outro de 25A para tomadas dos 2 Quartos com fio 2,5mm a pergunta é está correta a distribuição? esse disjuntor “geral” no quadro de distribuição pode ser de 60A? nesse caso seria maior que o disjuntor do relógio. pode ser trocado o disjuntor do relógio?
    Gostaria de uma Orientação.

    • redeeletrica disse:

      Olá Heuberlan,
      O disjuntor de entrada geral de 50 Amperes isso quer dizer que a corrente total não poderá passar de 5500 watts, a potencia do chuveiro deve ser de 4400 watts (40 Amperes) o restante dos circuitos são para tomadas e iluminação, se isso estiver correto não vai resolver substituir o disjuntor interno para 60 Amperes e deixar o disjuntor do padrão com 50 A. caso exista a necessidade de ampliar a capacidade do disjuntor, para 60 ou 63 Amperes, para substituir o disjuntor do comunique a concessionária de energia do local para aprovação e autorização, sugiro consultar e auxilio de um profissional eletricista para as alterações.
      Claudio

      • Heuberlan disse:

        Obrigado Claudio, nesse caso terá problema ou não em deixar esse disjuntor no quadro interno de 50A? sendo o disjuntor do relogio da concessionária de 50A? esse sistema no quadro geral interno seria no caso de cair o disjuntor não ter que ir la fora, como ja disse é longe uns 15m, pelos calculos no quadro de cargas o relogio deveria ser de 220v, daria a sobrecarga se usar masi de um aparelho ao mesmo tempo, se fizer o controle acredito que o sistema suporte, ou terá que ser trocado mesmo para 220V?

  7. willian disse:

    Ola claudio qual seria a bitola dew fio ideal para cada disjuntor?

    • redeeletrica disse:

      Olá Willian, os condutores deverão atender a capacidade dos circuitos consequentemente o disjuntor não poderá ser superior a capacidade dos condutores, ex. se vai usar um condutor para 20 Amperes o disjuntor também será no Maximo de 20 Ampres.
      Claudio

  8. Filipe Pitzer disse:

    Existe disjuntor unipolar 110 e 220 ou é o mesmo para as duas tensões?

    • redeeletrica disse:

      Felipe, a escolha se da no momento da execução do projeto, onde será decidido se a tensão é 110 ou 220 volts, para a tensão 110 volts usa-se o disjuntor unipolar e para 220 volts usa-se o disjuntor bipolar ambos de acordo com a corrente nominal existente. Não esquecendo que, a corrente nominal do disjuntor deve ser maior ou igual à corrente do circuito a ser protegido.
      Claudio

  9. gilvan disse:

    tenho 3600 watts no circuito da sala qual o disjuntor a usar nesse caso

    • redeeletrica disse:

      Olá Gilvan, se o equipamento for ligado na tensão 220 volts o disjuntor ideal é de 20 Amperes, se for ligado na tensão 110 volts o disjuntor será de 35 Amperes.
      Claudio

  10. mari disse:

    disjuntor geral 30A, chuveiro 5500 rede 110, posso por disjutor 50A chuveiro? marialaissilva@yahoo.com.br

    • redeeletrica disse:

      Olá Mari,
      O chuveiro de 5500 watts ligado na tensão de 110 volts a corrente é de 50 Amperes, sendo assim o condutor para o circuito será de 6mm² até 12 metros de distancia. O disjuntor geral de 30 Amperes terá que ser substituído por um no mínimo de 70 Amperes e o condutor de entrada do padrão até o quadro interno devera ser de no mínimo de 10mm².

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 140 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: