CALCULAR OS CIRCUITOS ELÉTRICOS

 

 É muito comum na época de uma construção ou reforma pensar em economia ou ate mesmo acreditar que esta exagerando na demanda considerada ou sugerida por um profissional. Neste momento temos que considerar o que temos de equipamentos elétricos e o que vamos acrescentar para ligar na rede elétrica. Procure dimensionar individualmente os circuitos elétricos exemplo, chuveiro, aquecedor, ar condicionado, tomadas de uso específicos (TUEs), tomadas de uso geral (TUG), implante a nova norma a NBR 14136 – Plugues e Tomadas para uso doméstico até 20A/ 250V em corrente alternada – Padronização, desenvolvida no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.  As tomadas do novo Padrão Brasileiro foram projetadas para impedir o contato acidental com os pinos do plugue quando estes estão energizados, evitando-se, assim, eventuais choques elétricos.

Outro grande benefício da norma NBR 14136 é a padronização de plugues e tomadas em apenas duas versões de correntes: 10 A e 20 A.

Como cada uma delas possui uma configuração diferente no diâmetro dos pinos, fica impossível ocorrer sobrecarga* de energia.

Na prática, um aparelho eletroeletrônico com corrente de 20 A não pode ser conectado a uma tomada de 10 A, já que seu plugue é compatível apenas com tomadas de 20 A. Já um aparelho com corrente de até 10 A pode ser conectado tanto na tomada de 10 A quanto na de 20 A, pois não existe nenhum risco de sobrecarga nesse circuito.

Em conformidade com a norma ABNT NBR 14136 os plugues e tomadas são com as seguintes medidas.

10 A orifício Ø 4  mm 

20 A orifício Ø 4,8 mm

 

E para os circuitos de iluminação, alarme e segurança. A margem de segurança de um cabo elétrico tem que ser considerado para que em alguma situação de sobrecarga e o cabo não sofra aquecimento, isso vale também para os disjuntores na hora da instalação, calcule o disjuntor nunca acima da corrente limite que suporta o cabo, exemplo se for ligar um circuito de chuveiro de 4500 Watts 220 Volts essa corrente será de 20,45 Ampères neste caso devemos usar um disjuntor de 25 Ampères, (20,45 +25% = 25).o acréscimo de 25% da a segurança de alguma variação no circuito queda de tensão, resistência em curto, já vi chuveiro com resistência em curto não é comum mas acontece, a resistência quando ligada sofre aquecimento e se funde com a própria temperatura eliminando almas aspirais e consequentemente aumentando a corrente.  Falando em chuveiro, só use o DR no circuito se a resistência for blindada.

Para os circuitos de tomadas de uso específicos(TUEs) use cabos acima de 4mm² e as tomadas deverão ser de 20 Ampères, quando for adquirir as tomadas e plugues novo padrão para 10 e 20 Ampères isso é para segurança dos circuitos o pino de 20 Ampères não entra na tomada de 10 Ampères e para as tomadas de uso geral (TUG) use cabos de 2,5mm², neste caso informe ao cliente que as tomadas são para 10 Ampères e não poderá ultrapassar essa corrente mesmo o cabo sendo de 2,5mm² que suporta 21 Ampères, neste caso a potencia poderá ser no Maximo até 1200 Watts por tomada.

 Para montagem dos quadros, coloque primeiramente no inicio do barramento os circuitos de correntes maiores, distribua por setores os ambientes do imóvel, distribuindo os circuitos de maneira que as cargas fiquem equilibradas, quando o circuito for bifásico ou trifásico.

 

O modelo de planta ilustra como distribuir os circuitos.

Claudio – HPTEL

About these ads

1.669 respostas para CALCULAR OS CIRCUITOS ELÉTRICOS

  1. Gil disse:

    Sou leigo. Quero trocar a minha tomada atual – de dois pinos – pela atual de 3, sendo que vou instalar uma de 20a, pois quero utilizar uma ferramenta de vapor cujo plugue é de 20a. “Simplesmente” a troco, ou seria conveniente uma fiação especial? E o terra? Sei que devo consultar um eletricista, ocorre que moro no “meio do mato” e não é muito fáciil localizar alguém, quanto mais de confiança, por enquanto. Alguma sugestão? Grato.

    • redeeletrica disse:

      Olá Gil,

      Neste caso a fiação minima para esta tomada que voce quer substituir é de 2,5 mm², que suporta até 21 Amper. se seu equipamento já tem o plug padrão novo, verifique se é de 20 Amper se não tiver identificação tera que medir a espesura do cilindro que tem que ter 4,8 mm ou verifique a potencia do equipamento. para voce usar esse equipamento na tomada de 20 Amper a potencia tem que ter no maximo 4400 Wats com a tensão de 220Volts ou 2200 Wats com a tensão 110 Volts.
      Estarei enviando um esquematico do novo padrão das tomadas com a posição correta de ligação 110/220 Volts.

      Espero ter ajudado

      Claudio

      • Gil disse:

        Obrigado. O equipamento possui o plug novo, é 20A. Fui medir a espessura do fio, é 2,5mm. Agora, como vou saber a potência do aparelho? O manual é omisso, quanto a este aspecto – trata-se de um limpador a vapor para pisos etc, vasculhei a rede para buscar informações mais precisas, mas nada encontrei. Grato pela resposta e pelo esquema.

      • redeeletrica disse:

        Ok Gil, Voce vai ter que recorrer a alguem que tenha um Amperimetro aparelho que faz leitura de corrente para medir o aparelho.

        Claudio

  2. Luiz fabiano de carvalho disse:

    Boa tarde,tenho uma pequena duvida a respeito de iluminaçao de locais por exemplo tenho um comodo na minha casa que tem 8,99 m2 de aréa,e tem 12m de aréa de perimetro,existe alguma regra para efetuar a quantidade de lampadas,por exemplo a cada 5m2 eu uso 2 lampadas comuns ou a cada 5m de aréa de perimetro eu coloco 2 lampadas…. só um exemplo é claro..
    Aquardo ajuda e des de já agradeço muito obrogado…

    • redeeletrica disse:

      Olá Luiz, Para voce instalar uma iluminação adequada e correta em qualquer ambinete, é necessário ter as informações de medidas (comprimento, largara, altura), e de acordo com a NBR-5413 temos que saber se o ambiente sera para leitura, escritório, sala de tv, cor das paredes, e etc. após isso terei o maior prazer de enviar o ideal para você.
      Grande abraço.

      Claudio – HPTEL

    • Luiz, pelo que voce pergunta na parte de iluninacao a nrb manda instalar uma lampada de 100 watts para os primeirros 6 metros2 e 60 watts para os proximos 4 metros ou fracao espero ter ajudado

      • redeeletrica disse:

        A QUEM POSSA INTERESSAR – ESSE COMETÁRIO É PARA QUEM?
        Não entendi o comentário “iluninacao e nrb”
        Não seria Iluminação e NBR?

      • Luizinho disse:

        Caro amigo Cláudio, Bom dia! fiz o pedido para o Senhor referente a uma tabela de bitolas, agradeço pelo envio … mas a que chegou para o meu e-mail foi tabela de motor . Gostaria de receber a tabela para residencia …

        Mais um pedido … estou para começar do zero a rede elétrica de um salão de festa com 400m2 não tenho ainda os pontos para instalação das tomadas e iluminação …

        GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER O SEGUINTE:

        - Para entrada da rede até o Quadro de distribuição usar cabo 25mm

        - Para as tomadas onde vai ficar o som do didiey usar cabo 4mm com tomadas 20A. e também para frizzer.

        - Iluminação e demais tomadas 2,5mm.

        - Para Disjuntores eu tenho que verificar as potências …

        Sei que tenho que fazer trifasico …

        Aguardo retorno, um grande abraço do amigo Luizinho

      • redeeletrica disse:

        Olá Luizinho, assim que tiver uma especifica eu envio.
        Quanto às instalações elétricas não é conveniente começar pelo meio, procure se inteirar do projeto e conhecer as potencias exatas de tomadas TUG TUE e Iluminação. Todos os cálculos são feitos considerando todas às potencias. Assim com todas as informações você terá condições de calcular todos os circuitos.
        Claudio

  3. carolina disse:

    Olá! Tive exatamente esse problema: estou trocando as tomadas em casa e comprei, sem saber, a de 10 amper, uma vez que pensei que seriam todas iguais. Mas comprei uma aparelho e ele simplesmente não encaixava na tomada. Foi qdo descobri a diferença. Neste caso seria melhor ter todas as tomadas de 20 amper? Os aparelhos de 10 podem ser usados nela? Não ficará frouxo por causa do diâmetro maior da tomada? Obrigada!

    • redeeletrica disse:

      Olá Carolina Boa Tarde,
      Segundo a Norma NBR 14136, pode.
      De fato, uma tomada não deve permitir a inserção de um plugue com corrente nominal superior à sua. Essa exigência consta, explicitamente, da NBR 14136: a tomada de 10 A não deve permitir a inserção de um plugue de 20 A. O objetivo, claro, é evitar que ela seja submetida a uma corrente além do valor suportável, com todos os perigos daí resultantes. Isso supondo, como manda o senso comum, que nenhum equipamento com corrente nominal de até 10 A seria equipado com um plugue de 20 A — o que não seria nenhum absurdo técnico, mas um contra-senso econômico. Já quem pode o mais pode o menos e, por isso, uma tomada de 20 A deve permitir a inserção de ambos os plugues, de 10 e de 20 A — exigência também explícita da NBR 14136.
      Outro exemplo de não intercambiabilidade que pode ser desejada e, caso julgada vantajosa, incorporada a uma padronização, é a que evitaria, independentemente de cuidados do usuário, a inserção do plugue de um equipamento de determinada tensão nominal a uma tomada prevista para ser alimentada com tensão diferente daquela.
      A padronização norte americana, por exemplo, estabelece diferentes desenhos de tomadas para diferentes tensões. Não é possível inserir uma configuração de plugue vinculada a determinada tensão a uma configuração de tomada de qualquer outra tensão. Isso nos dois sentidos, ou seja, o plugue de um aparelho de 125 V não se acopla a uma tomada de 250 V e nem o plugue de um aparelho de 250 V se acopla a uma tomada de 125 V — desde que o eletricista ou usuário não cometa equívocos, como instalar uma tomada “de 125 V” (leia-se “de desenho previsto para uso em 125 V”) num circuito com tensão de 250 V.

      Até
      Claudio

  4. carolina disse:

    Outra coisa: estou reformndo um muro e queria colocar tomadas nele. Me informaram que teria que colocar tomadas especiais para exterior que teriam uma espécie de tampa. Mas estou com grandes dificuldades para achá-la no rio de janeiro. Alguém poderia me ajudar? Existe um nome especial para elas?? Obrigada!

    • redeeletrica disse:

      Olá Carolina, existe no mercado uma linha para sse fim (linha AQUATIC) é um produto da PIAL Legrand.

      Claudio

      • ola, tenho um gerador trifásico que não tira corrente eletrifica, que
        será?

      • redeeletrica disse:

        Olá Valdemiro, o que você deve estar querendo dizer é que o gerador não esta produzindo nada (tensão corrente). O problema deve estar relacionado à excitação, todo gerador síncrono possui este elemento. Em máquinas de pequeno porte, pode-se formar o campo magnético por meio de ímãs permanentes naturais, normalmente, isto é feito por meios eletromagnéticos ao alimentar as bobinas com corrente contínua. Isto se chama excitar a máquina por meio de uma fonte de corrente contínua denominada excitatriz. Sugiro procurar ajuda de um profissional para verificar o problema para você.
        Equipe: REDES ELÉTRICAS

    • Levi Teixeira de Souza disse:

      Olá, Carolina, boa noite. Essa tomada ou interruptor é fabricada pela Schneider Elétric (Prime elétrica) tem uma tampa e mesmo o esquixo de manqueira direto na tomada, não fica possível atingir a rede elétrica.

  5. carolina disse:

    Desculpe, mas tenho outra dúvida: se colocar tomadas de 20 amperes, ainda assim posso usar o fio de 2,5mm ou deve ser o de 4mm?? Obrigada!

    • redeeletrica disse:

      Carolina, os condutore de 2,5mm² suporta até 21 A, mas dependendo do aparelho principamente se for de aquecimento para sua segurança sugiro utilizar o condutor de 4mm².

      Claudio

  6. cicero disse:

    gostei muito da sugestão eletrica

  7. Rafael disse:

    Olá, tenho que instalar 11 aparelhos de ar condicionado em um prédio, minha dúvida é: tenho que calcular a demanda geral do prédio com todos os equipamentos elétricos instalados e mais os aparelhos de ar ou posso calcular somente a potência dos aparelhos de ar e somá-las a carga existente para aproveitar a entrada de fornecimento da concessionária? Por favor me ajude. Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Ola Rafael, pelo número de aparelhos a ser instalado você deve ter conhecimento do assunto. Neste momento de ampliação que deve ser o caso é de grande importância verificar todas as instalações e fazer os calculos de potencia de equipamentos, acredito que essa instalação deve estar acontecendo em conjunto com a obra se for inclua os equipamentos na demanda geral do projeto se não calcule os circuitos para cada aparelho e no final soma-se com a demanda existente da edificação, pode ser que já exista a instalação para a edificação e você tera que calcular para os ajustes de tensão e corrente.

      Claudio

  8. [...] The busiest day of the year was 29 de novembro with 267 views. The most popular post that day was CALCULAR OS CIRCUITOS ELÉTRICOS. [...]

  9. CRISTINA disse:

    OLÁ. COMPREI UM MICROONDAS E O PLUG É DE 20A MAS MINHAS TOMADAS SAO DE 10A.POSSO SÓ TROCAR A TOMODA E LIGAR O APARELHO?

    • redeeletrica disse:

      Ola Cristina, a norma de tomadas e plugues mudaram desde 2010 cumprindo a NBR 14136 unifica as diversas versões de plugues e tomadas existentes no mercado para dois modelos básicos: bipolar (2P) e bipolar com contato de aterramento (2P+T). O novo padrão foi idealizado de maneira a evitar a conexão de equipamentos com potência superior à que a tomada poderá suportar. Em termos de corrente elétrica nominal, a NBR 14136 prevê dois modelos de plugues e tomadas, o que voce tem que estar atenta e se a tomada existente é compativel com o plugue do forno micro ondas, caso não é so trocar a tomada de capacidade de 20 A de preferencia utilise o fio terra para maior segurança:
      Plugues e tomadas para 10A;
      Plugues e tomadas para 20A.
      A diferença entre os modelos está no diâmetro do orifício de entrada da tomada, que no modelo de 20A é maior, bem como no diâmetro do pino do plugue de 20A, que também é maior. Como resultado, os modelos para 20A aceitam a inserção de ambos os plugues, mas os modelos de 10A apenas plugues de 10A, garantindo que a capacidade de corrente nominal não seja excedida.

      Padronização de plugues e tomadas de 10A e 20A
      Aterramento
      A norma NBR 14136 prevê para a tomada fixa o terceiro pino ou contato de aterramento, ou ainda contato PE, atendendo às exigências da norma brasileira para instalações elétricas, ABNT NBR 5410:2004. Essa providência também atende outra exigência da norma NBR 5410 quanto à presença de condutor de proteção nos circuitos elétricos de baixa tensão.

      obrigado pela visita

      Claudio

      • Leandro disse:

        Estou na mesma situação e a resposta não ficou muito clara para mim. Simplesmente trocar a tomada antiga pela nova de 20 A resolve a questão, ou é preciso modificar algo na instalação elétrica da casa?

        Abraço!

      • redeeletrica disse:

        Olá Leandro, se possivel envie o histórico anterior, para que eu possa dar continuidade no assunto.
        Claudio

      • Leandro disse:

        “COMPREI UM MICROONDAS E O PLUG É DE 20A MAS MINHAS TOMADAS SAO DE 10A.POSSO SÓ TROCAR A TOMODA E LIGAR O APARELHO?”

      • redeeletrica disse:

        Olá Leandro, verifique se os condutores das tomadas atuais são de no minimo 2,5mm² se for pode trocar somente as tomadas, ok.

        Claudio

    • manoel dos santos souza disse:

      pode sim,,se for facil coloca uma viaçao nova de 4mm fica bem melhor..ok..

      • redeeletrica disse:

        pode sim,,se for facil coloca uma viaçao nova de 4mm fica bem melhor..ok..

        Caro Manoel, não entendi a colocação. sera que essa resposta é para mim?
        Feliz Ano Novo
        Claudio

  10. Vagner Vianny disse:

    UMA ENORME DÚVIDA !!!

    COMPREI UM MICROONDAS EM 720CRN-POOA (127V) E NO PLUG INDICA 10 A / 250V , SENDO QUE A INSTALAÇÃO É ANTIGA. FUI HÁ UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E COMPREI UM “BENJAMIN (T) COM ENTRADA PERFEITA PARA O PLUG DO APARELHO E NESSE E NELE INFORMA 10 A 250V AMP. MAX..
    O QUE DEVO FAZER? POSSO UTILIZAR O APARELHO NORMALMENTE?

    • redeeletrica disse:

      Olá Vagner, provavelmente o seu micro ondas deve ser 720 wats deve consumir mais o menos 7 Amperes por isso o plugue esta identificado com 10 Amperes. quanto ao uso de “T” “etc” eu como eletricista não aconselho o uso disso, o ideal é voce instalar uma tomada adequada ao pino do forno.
      Obrigado pela visita no site, um grande abraço.

      Claudio

      • Vagner Vianny disse:

        Pow Claudio valeu…
        o jeito é modificar a tomada . Vou providenciar a mudança.
        muito obrigado mestre.

  11. jose carlos disse:

    Preciso mudar a tomada da máquina de lavar roupa. Contudo não consigo puxar um fio terra do quadro geral para esta tomada(eletrodutos entupidos de fios). Posso colocar uma haste de terra no quintal e puxar um fio terra dela. Já que o quintal fica proximo à tomada.

    • redeeletrica disse:

      Olá José Carlos, é possível sim desde que você se atente as normas da NBR-13571. Não devemos esquecer que esse tipo de proteção é para o equipamento, caso houver uma descarga elétrica proveniente de descarga atmosférica ou defeito do equipamento o aterramento é que vai proteger, por isso é que deve ser bem instalado.
      Haste cobreada de 2 a 3 metros de comprimento 3/8” ou ¹/²”.
      Conector apropriado para haste e cabo.
      Cabo de cobre de 2,5 a 4 mm² na cor verde.
      Crave a haste no solo e antes de interligar faça o teste. com um soquete de lampada com rabicho (fios) uma lampada incandescente.
      Se a rede for 110 volts use a fase para o teste, ou se for 220 volts use qualquer uma delas em
      um fio do soquete da lâmpada e ligue outro fio da haste ao outro fio do soquete. Quanto mais
      próximo do normal for o brilho da lâmpada, mais baixa é a resistência de terra.

      Obrigado pela visita no site.

      Claudio – HPTEL

      • Claudio C Silva disse:

        na verdade estou com duvidas estou instalando um djuntor de 35 qual bitola de fio que devo usar corretamente

  12. cleiton disse:

    Hola muito boas dicas

    • redeeletrica disse:

      Olá Cleiton é um prazer compartilhar o que aprendi com as pessoas, obrigado pela visita no site. abraços.

      Claudio – HPTEL

  13. redeeletrica disse:

    acredito que todas foram…

    • David disse:

      Boa tarde sou David Mário vivo em Angola, estou construindo uma residencia e preciso ter as formulas para achar o calibre maximo do dusjuntor geral a casa é de tres quartos, dois banheiros, uma cozinha, quintal e uma marquise.
      E gostaria tambem de ter um esquema do sistema de segurnça e parabolica.

      atentamente.

      Dmário

      • redeeletrica disse:

        Olá David, primeiramente você tem que saber a carga máxima da edificação, tensão do local, quantidades de tomadas de uso gerais (TUGs), tomadas de uso específicos (TUEs) para as tomadas TUEs considere chuveiro, Forno, aquecedores em gerais, todas acima de 10 Amperes. Para os cálculos exatos existe o fator de demanda, para saber a corrente dos circuitos individuais e consequentemente do circuito geral.
        Se tiver alguma duvida, envie as informações contendo Volts (110/220), quantidades de TUE, TUG e distancia do medidor de Kwh até o quadro de distribuição interna (QDI) para o site Redes Elétricas que ajudaremos.
        Obrigado pela visita no blog.
        Claudio

  14. Silvio Gomes disse:

    Olá boa tarde gostaria de saber como calcular a demanda para minha casa.

  15. José Valter Valeretto disse:

    Olá Claudio, estive lendo as perguntas e as respostas, achei tudo muito ótimo. Sou eletricista a 18 anos e vou continuar visitando o site e lendo, sempre tem informações interessantes.

    • redeeletrica disse:

      Olá Valter, eu só tenho a agradecer pela consideração e visita no site, continue visitando e o que tiver do meu conhecimento estou a disposição. grande abraço.

      Claudio – HPTEL

  16. Paulo Cardoso disse:

    Olá Cláudio, vê se pode me ajudar…
    preciso montar um quadro com 44 disjuntores, onde a carga total será de 250A. Qual a bitola dos fios devo usar prara rede trifásica e qual para neutro e terra.
    Pela tabela do eletricista pede cabo 120mm mas não diz se é para bifásico ou trifásico.
    Grato. Paulo cardoso.

    • redeeletrica disse:

      Olá Paulo,
      Independente d ocircuito ser bi ou tri, a bitla dos cabo 0s da fase será de 120 mm² e do neutro e terra sera de 70mm², ok.
      Abraço e obrigado pela visita no site.

      Claudio

  17. Hermes Valentim Leite disse:

    Prezado Claudio.
    Saudações.
    Gostaria de saber o seguinte: um chuveiro de 4500 w ligado em 220 v fase/fase qual seria o consumo em amperes por fase? e no caso se o mesmo chuveiro ligado na mesma tensao porem em fase/neutro a corrente encontrada seria a mesma na fase e no neutro?
    Desde já agradeço sua atençao.
    Abraços.

    • redeeletrica disse:

      Ola Hermes, a corrente para a potencia informada é de 20,45 Amper, não importando se a tensão é de 220 bifasica o monofasica.

      abraços
      continue vistando o site.

      Claudio

  18. Luis Henrique Henz disse:

    Olá, gostaria de expandir a rede trifásica de minha residência por cerca de 350 metros e não sei bem certo qual fio que devo usar.Pretendo ligar uma motobomba trifásica de 15 cv no fim dessa rede. Qual o fio mais indicado então para essa expanção? Atenciosamente, obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Luis Henrique a distancia e ptencia é consideravel se a tensão for trifasica o cabo ideal é de 35mm²,

      Claudio

      • ALEXSANDRO disse:

        ola adoraria ter estes documentos para aplicar em nossos cursos de eletrica gratuitos em nossa escola filantropica do rotary club Camp Norte 011-39812187

      • redeeletrica disse:

        Alexsandro Boa Tarde,
        Você não cita quais os documentos, com certeza se estiver no alcance enviarei.

        Claudio

  19. marcos disse:

    gosto muito de visita esse saite.sou encarregado de estalações em geral e aprendo cada veis mais aqui com as perguntas e resposta sua vc é 10 claudio.vlw

    • redeeletrica disse:

      Olá MARCOS isso é muito gratificante para mim, acredito que o que sei devo passar para o meu proximo, continue visitando o site e sugira alguns assuntos para mim editar.

      abraços
      claudio

    • jose goncalves de paiva disse:

      quero instalar dez 10 circuito na minha reside no momento e mono fase mas quero p pra bi fase eu mesmo vou fase a montagem mas estou em duvida em ligar os disjuntores na rede geral como devo fazer dar pra mi ajudar

  20. neemias disse:

    Ola claudio t bom. estou na profissão a pouco tempo, e gostaria de sua ajuda nas formulas de calculos basicas. as quais naum tenho muita noção se puder me enviar algumas dessas formulas basicas de calculo via email ficaria muito agradecido.

  21. Fabíola disse:

    Que aula!
    Parabéns!

    • redeeletrica disse:

      Obrigado Fhabyola, são essas considerações que me fazem cada vez mais ter a vontade de divulgar o que aprendi.
      agradeço a sua visita e continue.
      Abraços.

      Claudio

  22. Fabíola disse:

    Talvez minha dúvida esteja fora do tema, mas vou arriscar.
    Estou pesquisando extensão elétrica de 30m. Vi que há de 3×2,5mm e de 2×2,5mm. Pelo que entendi, 3 e 2 expressam se o cabo tem ou não terra. E que o terra é utilizado em instalações trifásicas.
    O que quero saber é para que exatamente serve o terra. Torna mais seguro o uso do equipamento elétrico?
    A instalação da minha casa não é trifásica, mas moro de aluguel e nada impede que amanhã eu vá morar numa que tenha.
    Abraços e obrigada,
    Fabíola

  23. Fabíola disse:

    Cláudio,

    Desculpe-me.
    Acabo de conhecer o blog e não tinha visto outro artigo mais próximo da minha dúvida.
    Vou postar a pergunta lá (Cabos e fios – https://redeseletricas.wordpress.com/2009/08/23/cabos-e-fios).
    Já sou sua fã

  24. Guilherme RJ disse:

    Boa noite Claudio!

    Terminei meu curso de elétrica há pouco tempo e estou com dificuldades para realizar alguns projetos de elétrica em AutoCAD. A dúvida pode ser bem simples, mas não consigo acha resposta concreta. Então queria saber qual a quantidade de lâmpadas por circuito e tomadas por circuito, pois tenho dúvidas de quando fecho um circuito e abro outro e também se os 1200 w da norma são para iluminação por circuito e tomada por circuito na ligação 110 volts e se for 220 volts quantos séria? O dobro? Sei que essa quantidade varia devido à bitola e a distância então gera as dúvidas! Valeu desde já agradeço!

  25. sirlene disse:

    ola, fiz uma casa nova e foi colocado um medidor trifasico na minha casa, mas trifasico nao e so para empresas, nao poderia ser um bifasico, qual a diferenca de custos na conta da energia eletrica, acho que estou gastando muito de energia, gostaria de baratear os cusots o que faco.

    • redeeletrica disse:

      Ola Sirlene, dependendo da carga informada a cia de distribuição local o fornecimento é trifasico o ideal é você consultar eles e verificar se o consumo esta correto.

      Claudio

    • Hárley disse:

      Olá, Sirlene. Bom, a rede trifásica não é só para empresas, esta rede pode ser instalada em casas como a sua. Mas no caso, foi instalado a rede trifásica porque sua casa deve ter uma carga instalada acima de 25 KW. Poderia ser a rede bifásica sim se tivesse certeza de que a carga instalada fosse inferior a 25 KW, como por exemplo uma carga entre 12 a 25 KW que se encaixava à rede bifásica. Eu acredito que você não só paga o que usa como a fiação (ramal) da empresa de energia elétrica. Na na minha opinião não trocava a sua rede porque com certeza a empresa irá cobrar para executar a trocar da rede elétrica e será perdido um cabo de sua instalação e talvez será necessário mexer no quadro para receber a nova rede elétrica. Espero ter ajudado.

  26. jorge lima disse:

    olá, gostei bastante desta aula que voce nos proporciona gostaria de receber se for possível material sobre eletricista residencial pois quero aprender.

    grato: jorge lima.

    • redeeletrica disse:

      Ola Jorge aproveite o material enviado no seu email.

      Claudio

      • Ronaldo Oliveira disse:

        Olá Cláudio, moro numa cidade pequena onde há raros profissionais qualificados. Assim, gostaria de passar seu material sobre redes residenciais para o eletricista que está trabalhando aqui em casa, contribuindo, assim, para sua qualificação … e para a segurança de tod@s seus clientes.
        É possível?

      • redeeletrica disse:

        Olá Ronaldo, ajudarei no que puder e obrigado pela consideração com os colegas ai.
        Claudio

  27. claudio alves de almeida disse:

    na minha residencia a eletrica da 10amper qual a amperagem do dijuntor e o cabo de linha 4mm ou 6mm

    • redeeletrica disse:

      Claudio em relação ao condutor que voce vai usar, sera necessário fazer os calculos também, para o calculo em 110 volts o cabo indicado é de de 16 mm² que suporta até 76 A, e se a tensão for de 220 volts o cabo indicado é de 4 mm² que suporta até 32 A.

      Claudio

  28. na minha casa a amperagem e 10amper qual a capacidade do dijuntor que vou usar e o cabo principal a linha 4mm ou 6mm

    • redeeletrica disse:

      Olá Claudio, bem, não sei como você conseguiu esse valor de corrente (A), normalmente uma residencia por menor que seja, a corrente é no minimo de 18 A, Isso ligado em 220 volts, veja bem! o correto é voe somar todos os equipamentos elétricos pegar o total e dividir pela tensão (volts) da sua residencia, tendo esse valor, você vai ter como calcular o disjuntor para a proteção, ex;
      1 chuveiro 4000 wats, 5 lampadas de 60 watts, 4 tomadas comuns de 100 watts cada, 1 geladeira de 200 watts, 1 maquina de 300 watts, bem, isso tudo vai dar uma carga de 5200 watts, você pega esse valor e divide por 110 ou 220 volts que é a tensão usada em residencia se, 5200 por 110 da uma corrente(A) de 47 (A) se for 220 volts da uma corrente de 23,63 (A), nas duas situações considere um adicional de 25% no disjuntor ( em 220 o disjuntor sera de 30 A e em 110 o disjuntor sera de 60 A.
      Espero ter ajudado, continue visitando o site.

      Claudio

  29. jeferson disse:

    boa tarde cláudio,gostaria de uma ajuda,é verdade que para potencias acima de 1500W temos que acrescentar em razão do pico de corrente uma porcentagem de 40% no calculo de corrente,porque meu chuveiro 7500W 220V 34A PEDE UM DIJUNTOR DE 40A,SE EU COLOCAR 40% NA CORRENTE VAI PARA 47.72A,SE PUDER ME ORIENTAR AGRADEÇO.ABRAÇOS.

    • redeeletrica disse:

      Olá Jeferson, desconheço essa informação, o que sei é que o circuito deve ter uma margem de segurança para a partida e essa margem é de 25%, ex. se o circuito é de 20 A voce deve colocar um disjuntor de 25 A.
      Obrigado pela visita no blog.

      Claudio

      • jeferson disse:

        ok,acho que é isso mesmo,muito obrigado pela orientação e parabens pelo blog,vou visitar sempre,abraços.

  30. Gilmar disse:

    Gostei do site, e gostaria tbém de receber materiais no meu e-mail , presto serviço tbém de eletricista , mesmo não sendo formado em algum curso , no momento estou fazendo um curso online do senai e tenho algumas dúvidas.Por certo me enviando esses materiais sobtre o assunto , será de grande proveito.

    • redeeletrica disse:

      Olá Gilmar, para te ajuadar o ideal é voce ver as necessidades sua e informar para mim ai te envio as duvidas. um grande abraço.

      Claudio

      • Gilmar disse:

        O Claudio Deus abençoe pela oportunidade , quando se fala em tomadas de 100 va ou 600 va , não consegui entender o porque desse valor , se a tomada é 10A e fio 2,5 que suporta até 2667wts, ou 21A. As tomadas de 1000A e 600A , seria a mudança dos condutores confirma, no caso o cabo 4mm e as de 100 VA o cabo 2,5.E as de 20A seria no caso de 220vts

      • redeeletrica disse:

        Prezado Gilmar, que o nosso DEUS nos Abençoe sempre.
        Gilmar infelizmente no nosso Brasil, as normas são transmitas as informações aos consumidores como realmente são os padrões de se pais de origem, muitos chegam aqui e são transformadas em padrões que conhecemos. No seu caso você deve ter recebido informações que o confundiram que é comum para uma grande maioria.
        Quando ler 100 Va ou 600 Va considere 100 watts ou 600 watts.
        As tomadas de uso comum chamadas de (TUGs) Tomadas de Uso Geral são as de 10 A e as (TUEs) Tomadas de Uso Especificos são as 20 A , assunto que você deve ter lido no blog redes elétricas.
        A norma determina que os fios e cabos para tomadas de uso geral deve ser de 2,5mm² e para outras de uso específicos devera ser calaculada individualmente.
        Quando você cita o fio de 2,5mm² considere que ele suporta 21 Amperes.
        Não confundir potencia (watts) com tensão (volts), os condutores são determinados para suportar correntes tanto em 110 como em 220 volts.
        Fique com Ele nosso DEUS.
        Claudio

  31. nosielk disse:

    oi boa noite! gostaria de saber que tensão usar em minha nova residençia (110 ou 220) uma vez que na minha região é 110 a dois fios ou seja no pará….

    • redeeletrica disse:

      Olá pelo que entendi a tensão na região é 110 e 220 certo? o ideal é voce instalar as duas sendo duas fases e um neutro, ai voce divide as cargas mais altas ligadas na tensão 220, ex. chuveiro e aquecedores.

      na duvida retorne as duvidas.

      Claudio

  32. vando fernandes disse:

    ola gostaria de saber se vc poderia me mandar as formulas de calculo de watts para kva um abraso

  33. Gilmar disse:

    Amèm
    Meu caro amigo Claudio, fica ai meus agradecimentos pela resposta.E que o senhor nosso Deus possa lhe continuar abençõando.

  34. Gilmar disse:

    no caso de um dormitório que é um circuito de 4 tomadas geral , se eu ligar esse circuito com o fio 2,5 saindo do quadro de distribuição do dijunor de 20A, é o correto ou seria necessário que eu fizesse a ligação com um condutor mais grosso e um dijuntor de valor maior, pq as tomadas juntas dão 40A, mas individuais 10A.

    • redeeletrica disse:

      Gilmar Bom Dia,
      pode sim desde que essas tomadas não ultrapasse os 21 Amperes admitido pela tabela.

      Claudio

  35. Gilmar disse:

    Jóia amigo Claudio , me perdõe , mas é que goso de trabalhar conforme as normas e devido não ter tido oportunidade de ter feito um curso , com professor e online ficamos as vezes pedidos e para não executarmos o serviço sem o devido conhecimento e concerteza do que estamos fazendo , fica mais uma vez ai meus agradecimentos, caro amigo .E nos colocamos tbém a vossa disposição.

  36. Adriana Reis disse:

    Olá Cláudio. Simplesmente estou adorando suas dicas. Sou estudante de Engª Civil, e tenho um projeto de sistema elétrico residencial para entregar. Já tirei muitas dúvidas com as perguntas postadas, porém, gostaria de sua ajuda em como fazer o diagrama de circuitos e a distribuição dos eletrodutos, seria possível? Abç.

    • redeeletrica disse:

      Olá Adriana, desculpe a demora para a resposta, no momento estou em transito, veja se o assunto do blog que consta a planta baixa de uma residencia atende, caso não, assim que puder envio um modelo ideal.

      Grande abraço.

      Claudio

    • Adriana Reis disse:

      Cláudio, infelizmente a planta baixa do assunto do blog não é suficiente. Percebi que esta planta está tda com a tensão de 127V. Em meu projeto, tenho circuitos das tomadas da cozinha, lavanderia e área, e chuveiro em 220V (por causa da região – interior de SP) e me vi perdida na distribuição dos circuitos nos eletrodutos (rsrs, quantos fios, meu Deus!!) Caso possa, me envie um modelo por e-mail. Desde já fico-lhe grata.
      Abç,

      Adriana

  37. Gilmar disse:

    Meu caro Claudio, boa noite .
    Na ligaçao de dois sensores de presença em pontos diferentes que ligará o mesmo circuito de lâmpada, é correto que se ligue a fase dos dois sensores no circuito, assim o circuito ligará de qualquer posição vc vier.No mais fica meu grande abraço a vc .

    • redeeletrica disse:

      Olá Gilmar, o correto é voce montar um circuito exclusivo para esse fim, use um circuito de alimentação unico para os sensores de maneira que não exista meios para o curto circuito.

      Claudio

  38. Icinel Aguiar disse:

    Gostei muito do diagrama eletrico mostrado,bem explicativo para os leigos saber como é a distribuição dos circuitos de uma residencia.

    • redeeletrica disse:

      Olá Icinel, muito bom saber que os artigos os agrada. obrigado pela visita no site e continue.
      abç.

      Claudio

  39. Gilmar disse:

    Valeu meu camarada Claudio, eu consegui um esquema, e agora no caso de ser que tenha interruptor , seria a mesma coisa, confere? Caso vc tenha algum esquema a respeito importa em me enviar. Desde já fica meus agradecimentos

  40. Adriana Reis disse:

    Oi Cláudio. Infelizmente a planta baixa do assunto do blog ñ me atende, percebi q é tda em 127V. Sou de Jundiaí/SP e a rede aqui é 220V e para aproveitar, utilizei essa voltagem na cozinha, lavanderia, área(TUG 600) e chuveiro (TUE). Caso possa, me envie um modelo.
    Abç,
    Adriana

  41. silvio cesar disse:

    Olá moro em uma RESIDENCIA NOVA( aluguel ) porém a instalação foi feita de maneira irregular no meu ver.
    Tenho um freezer ,geladeira ,computador,radio.tv,maquina de lavar,tanquinho e ap de som distribuidos em 06 tomadas mas não tem nenhum disjuntor.
    Isso sem falar que o meu chuveiro é 5500 watts esta ligado na mesma rede agora preciso ligar um forninho elétrico que tem uma resistência similar de um chuveiro.
    Vale lembrar que os fios usados nessa casa são de 4m .
    Com medo de acidentes instalei um disjuntor de 60 A , mas não seu como proceder no caso do forno e chuveiro.
    Esse disjuntor de 60A instalei fazendo alguns cálculos já que meu chuveiro requer um de 50A

    • redeeletrica disse:

      Olá Silvio, não sei qual a tensão de uso na sua residencia se é 110ou 220 volts, mas vamos fazer as considerações para o caso de 220 volts, o que voce em que fazer é somar todas as cargas (watts) dos equipamentos instalados e dividir pela tensão existente. exemplo do chuveiro que é de 5500 watts se instalado em 220 volts a sua corrente é de 25 A. o disjuntor sera de 30 A. os condutores sera de 4mm² ou 6mm² dependendo da distancia da instalação a ideia do quadr seria de 2 disjuntores de 50 A para geral, 2 disjuntores de 30 A. para o chuveiro e 2 disjntores de 25 A. para tomadas e iluminação.

      Claudio

  42. silvio cesar disse:

    Olá devo medir os aparelhos que são ligados na tomadas ou as tomadas?I
    Estou para abrir um pequemo comercio e já estão instalada 8 tomadas.
    Devo ligar agora um freezer uma geladeira e maquina de cortar frios .
    Qual amperagem do disjuntor que devo usar ou como faço o calculo?

    • redeeletrica disse:

      Olá Silvio, primeiramente você deve prever um quadro geral onde devera ter um disjuntor geral mais disjntores individuais para os circuitos instalados. a Amperagem devera ser considerada para a instalação dos disjuntores, e procurar distribuir de forma equilibrada os circuitos das toamadas de uso gerais (TUGs). no site voce encontrara exemplo para este fim.
      um grande abraço.

      Claudio

  43. Rogério disse:

    Claudio
    Boa Noite
    Estou fazendo a alteração de todas as tomadas de minha reside, minha duvida é a seguinte este 3 (terceiro) pino o terra, nos conduites na há este fio, há necessidade de usa-lo neste novo padrão ou posso deixa-lo sem mesmo. Caso haja necessidade acredito que este fio já tenha no quadro de força pois se não tiver enganado é necessário para o chuveiro, e pelo que imagino deverei puxa-lo para todas as tomadas de minha residencia.

    • redeeletrica disse:

      Rogério,
      A existencia do fio terra sempre foi exigida pela própria segurança pessoal, o que não era feito devido ao custo de cabos e acessórios das tomadas. hoje a norma exige que as tomadas de uso especificos (TUEs) tenham o fio terra para nossa proteção e nada impede que voce instale em todas elas, os equipamentos de hoje alguns tem o fio terra e outros não em por isso a necessodade de prever em todas. quanto a existencia do fio terra no quadro de sua residencia pode ser que tenha ou não, procure no blog que existe uma materia a esse respeito de como fazer.
      tenha um ótimo final de semana e fique com Deus.
      Claudio

  44. José Tarcisio disse:

    Cláudio, boa tarde.
    Comprei um aquecedor elétrico de 110v com potência até 1500w que veio com aquele plug de 20 ampéres. Minha dúvida é se eu posso utilizá-lo trocando apenas a tomada, que é para 10 ampéres, sem a troca da fiação e disjuntor dessa tomada ou, ainda, utilizar algum “adaptador” e ligá-lo diretamente na tomada atual (se é que existe). Seria mais seguro trocar tudo ou corro algum risco, já que a distância da caixa até à tomada é de aproximadamente 35m?
    Desde já, agradeço.

    • redeeletrica disse:

      Olá José Tarcisio, o cilindro do plugue do aparelho que você comprou é de 20 Amperes a sua dimensão é de 4,8mm 0,8 mm maior das tomadas comum você terá que substituir a tomada e cabos/ fios se este for menor de 2,5mm². Evite usar adaptador de tomadas alem de ter um preço elevado pode causar aquecimento nas conexões.
      Claudio

  45. Rômulo disse:

    Os condutores que vão no chuveiro, conforme o seu desenho é fase – fase – neutro, ou é fase – neutro – terra?

    Posso passar o circuito do chuveiro juntamente com o de iluminação no mesmo eletroduto?

    Obrigado pela oportunidade de deixar a minha dúvida aqui!!

    • redeeletrica disse:

      Romulo Boa Tarde,
      Caso a alimentação do chuveiro for 220 volts usar fase+fase+terra, se for 110 volts usar fase+neutro+terra, quanto a passagem de circuito juntamente com outros poderá ser feito obedecendo o numeros de fios ou cabos no interior dos eletrodutos.
      obrigado pela visita no site.

      Claudio

  46. Parabéns por sua postagem.
    Forte Abraço
    Aguardo você em meu blog.

  47. Fabi disse:

    Olá, Claudio Comprei umasecadora de 220v com potência até 2000w que veio com aquele plug de 20 ampéres. Minha dúvida é se eu posso utilizá-lo trocando apenas a tomada na parede sem trocar fio nenhum?

    • redeeletrica disse:

      Olá Fabi, obrigado pela visita no blog.
      Você tem a potência e tensão, é sabido que a corrente (A) é de 9,09 para esse equipamento a uica coisa que você tem que verificar é se os cabos ou fios da tomada existente é no minimo de 2,5mm², se não tera que trocar os condutores para 2,5mm² tudo bem?
      abraço.

      Claudio

  48. Jesus Alves lopes disse:

    Parabéns pela elaboração deste site tem ajudado a muita gente em suas duvidas.
    obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Jesus Alves, obrigado pela visita no blog.
      Acredito que o que faço vem favorecendo muitos é isso que a maioria da humanidade deveria fazer.
      Um grande abraço.

      Claudio

  49. janilson disse:

    gostaria de saber o que faço quando ligo os dois chuveiros que são de 5500 se desliga que bitola do fio deve ser usado e os dijuntores um abraço janilson

    • redeeletrica disse:

      Olá Janilson, bem, primeiramente voce deve calcular a corrente de cada chuveiro. verifique a tensão da rede que vai ser ligado ex. 110 ou 220 volts, divida a potencia 5500 watts pela tensão 110 ou 220 volts voce tera a corrente (Amperes) para saber qual fio ou cabo usar (se for 110 volts a corrente é de 50 Amperes se for 220 volts a correne é de 25 Amperes, o ideal é que esses chuveiros sejam 220 volts e tenha o circuito independente para cada um. se for em 110 volts o cabo ou fio devera ser de
      10mm² que acredito ser muita coisa quanto ao circuito 220 volts o cabo ou fio deve ser de 4mm² os dijuntores de proteção para os circuitos se 220 volts é de 50 A e em 220 é de 30 A. Procure individualizar os circuitos com proteção também individual. espero ter ajudado.
      Grande abraço e obrigado pela visita no blog.

      Claudio

  50. gustavo disse:

    Obrigado pela oportunidade, minha situação é a seguinte: comprei uma churrasqueira elétrica, cujos requisitos do fabricante para instalação são tomada de 20A, disjuntor de 15 e fio de 4mm. A potência do aparelho é de 2,5 KW e a intensidade da corrente é de 13A. Na minha cidade a tensão é de 220v. Bem, ocorre que NÃO foi possível colocar este fio de 4mm, o fio que estou utilizando é de 2,5 e ele também é responsável pela corrente elétrica de lâmpadas de 3 cômodos, totalizando essas lâmpadas uns 400w, eu acho. É claro que essa churrasqueira será usada pouquíssimas vezes, mas minha pergunta é se é seguro deixar dessa maneira? Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Gustavo não é seguro.
      Os equipamentos elétricos principalmente os resistivos que é o seu caso exige circuito independentes dos de uso geral da casa. O dever do fabricante é orientar o consumidor para que o produto funcione dentro dos padrões e agrade o usuário. Em relação ao uso da tomada e fios ou cabos, você poderá instalar um circuito independente com cabos ou fios de 2,5mm² esses são para 21 Amperes, o disjuntor para sua churrasqueira poderá ser de 15 Amperes, não esquecendo que o circuito terá que ser independente.
      Quanto ao uso comum do circuito para toda a instalação, o que pode ocorrer é o aquecimento dos condutores e você começarem a ter outros problemas.
      Um grande abraço e obrigado pela visita no blog

      Claudio

  51. Douglas José de Almeida da Silva disse:

    Olá Claúdio, se o cabo utilizado para a ligação do chuveiro é de 10mm contendo o mesmo 5400W de potência e um disjuntor de 50A numa rede mofásica (127V), terei que obrigatóriamente utilizar um cabo de seção igual ou superior na rede principal da instalação ( liga o quadro do medidor ao quadro que liga os circuitos de distribuição), ou posso optar por uma seção menor que a utilizada no circuito do chuveiro? Por favor me faça entender, que Deus continue te abençõando em nome de Jesus!

    • redeeletrica disse:

      Douglas Boa Tarde.
      Não podemos confundir potencia (Watts) com tensão.
      Ex.: um chuveiro de 5400 Watts ligado na tensão 110/127 volts a sua corrente será de 49/42,5 (Amperes) a bitola do fio ou cabo poderá ser de até 10mm², Se for ligado em 220 volts a corrente será de 24,5 (Amperes) o cabo ou o fio poderá ser de 4mm².
      Todos os circuitos principalmente aqueles resistivos como chuveiros, torneiras elétricas, fornos elétricos, churrasqueiras elétricas aquecedores elétricos deverão ter circuitos independentes saindo do quadro de distribuição da residência. É claro que os cabos ou fios que vem do medidor ao quadro de distribuição interna devera ter a bitola compatível com a carga instalada.
      Douglas espero ter ajudado um grande abraço e fique com o nosso DEUS.

  52. Douglas José de Almeida da Silva disse:

    Meu caro irmão Claúdio, como faço para calcular o tamanho da bitola do condutor? É feito através da distância ou pela temperatura ambiênte? Quando deverei optar por uma delas? Obrigado desde já, Deus te abençõe em nome de Jesus!

    • redeeletrica disse:

      Douglas Bom Dia,
      Primeiramente temos que ter a potencia (Watts) do que vamos instalar, achar a corrente (Amperes), cada caso é um caso. É necessário saber para que fim você quer os cálculos. Grosseiramente a queda de tensão é de 2% acima de 15 meros e 5% acima de 80 metros isso para instalações de uso comum para outros casos você terá que consultar tabelas especificas de cálculos.
      Um grande abraço e que o nosso DEUS sempre esteja em nossos corações

  53. Rodrigo disse:

    Prezado colaborador, boa tarde! Minha situação é a seguinte : comprei um cooktop vitroceramico elétrico de 04 bocas 220v sendo cada uma dela 1.500w totalizando 6.000w quando funcionando na sua tolalidade. Comprei também um forno eletrico de 3.100w de 220v. O fio que está alimentando estes dois aparelhos é de 4mm (com silicone) e instalei 02 disjuntores de 32A no quadro de força exclusivamente para eles. Minha pergunta é, o que fiz está correto? Para esta quantidade de watts, fio e disjunores estão corretos? Posso instalar os 02 disjuntores no quadro ou precisam estar diretamente na tomada? O ideal seria ter disjuntores exclusivamente para o cooktop não sendo necessário para o forno? Agradeço desde já.

    • redeeletrica disse:

      Rodrigo, a maneira que você diz que esta ligado os equipamentos não esta correta, principalmente por ser resistivos, tem que ser considerado como um chuveiro ou torneira elétrica ou qualquer aquecedor.
      a potencia total do cooktop é de 6000 watts ligado em 220 volts sua corrente é de 27,27 Amperes neste caso o disjuntor instalado de 32 A é o ideal e para o forno de 3100 watts 220 volts você terá que providenciar outro circuito independente com cabos o fios de no mínimo de 2,5mm² e disjuntores de 20 Amperes.
      Não esqueça que para os dois circuitos tem que instalar um cabo terra que vai dar a proteção devida para o equipamento e evitar acidentes.
      Agradeço pela visita no blog
      Claudio

  54. Gilmar disse:

    bom final de semana, gostaria de saber qual a melhor forma de dimencionar a ligação de um padrão monofásico de 40A há 300m, obdecento o momento elétrico , seria ideal um trafo e qual o seu valor .

    • redeeletrica disse:

      Gilmar,
      Primeiro você tem que saber a potencia instalada, tensão 110/220/380 e números de fases monofásica, bifásica ou trifásica, corrente (Amperres) e demais informações necessárias para os cálculos, após isso você fará os cálculos. É muito comum consumidor em áreas rurais ser atendidos por concessionárias de energia elétrica com essa distancia ou ate mais de300 até metros, para isso o consumidor terá que fazer suas instalações de acordo com a carga instalada considerando esses valores das formulas de cálculos.

      Claudio

  55. Gilmar disse:

    Amigo Claudio , boa noite , já fica meus agradecimentos por essa grande atenção, mas a situação apresentada se trata de um monofásico de 40A em 110 de tensão e a localidade não se trata de área rural.

    • redeeletrica disse:

      Gilmar,
      Para essa corrente de 40 A você terá que usar um cabo de 70 ou 95 mm² dependendo do que vai ser instalado na ponta. O ideal seria um estudo mais detalhado para mudar a tensão de entrada do medidor ou ter as duas 110/220 duas fases e um neutro. A informação que refere 40 Amperes 110 volts é muito vaga, o ideal é você ter as quantidades de equipamentos que serão instalados ex. lâmpadas, tomadas TUGs, tomadas TUEs, motores, etc. existe cargas resistivas e indutivas as quais variam uma das outras em relação aos cálculos. Resumindo o ideal seria uma instalação com transformação de tensão para o atendimento.
      Desculpe se não atendi a sua duvida com maiores detalhes, existe casos que precisamos estar com todas as informações ou presente.
      Claudio

  56. Gilmar disse:

    meu caro amigo nada a desculpar , e sim eu que peço desculpas por trazer esses tipos de problemas , pensei tbém nisso em ser um monofásico 220 , com 2 fasez 127 e um neutro , a residência e de familia humilde , a situação está ão ruim , que a pessoa relata que o chuveiro sem,pre desarma , que deve ser de 4400wts, tomada para tv , geladeira , microondas.No mais amigo, Deus abençõe.

  57. João Francisco disse:

    olá,Comprei um micro ondas com o plug de 20A,mas as minhas tomadas são de 10A.Posso trocar a tomada por uma de 20A e ligar meu micro ondas,ou vou ter que trocar o fio da tomada tanbem?
    e esse fio seria o mais grosso possivel?

    • redeeletrica disse:

      João Francisco Bom Dia,
      De acordo com a nova norma existe tomadas de uso gerais (TUGs) de 10 e 20 Amperes, neste caso você terá que trocar a tomada pelo modelo novo e verificar se a rede de fios ou cabos é superior a 2,5mm², se não é só substituir a rede para esta tomada.

      Claudio

  58. gesio disse:

    olá, Cláudio. Boa noite. Preciso fazer um tree way há uma distância de 60 metros. Posso usar o fio 2,5 mm ?

    Abs,
    Gésio

    • redeeletrica disse:

      Allen obrigado pela visita no blog,
      Provavelmente essa cafeteira é de corrente superior a 10 Amperes. O pino cilíndrico do plugue para a tomada de 10 Amperes é de 4 mm e a de 20 Amperes é de 4,8mm sendo assim, você terá que substituir a tomada que você utiliza essa cafeteira e verificar no dia da troca se os fios ou cabos existente é de 2,5mm² ou superior.
      Allen nunca utilize os famosos “Benjamin” conhecido como “T” alem de ser perigoso as partes metálicas internas são para correntes inferiores a 10 Amperes.

      Claudio

    • redeeletrica disse:

      Gésio
      A necessidade de controlar uma ou varias lâmpadas faz-se necessário a utilização de um sistema paralelo conhecido também como “tree way”. É muito importante antes de fazer as instalações de cabeamento, calcular a potencia em watts que vai ser instalada e dividir pela tensão para ter a corrente do circuito ai você terá condições de instalar os cabos ideais.
      Então, some a carga total do circuito e divida pela tensão = A o fio 2,5mm² é para 21 A.

      Claudio

  59. Allen disse:

    parabéns pelo site. estou com uma cafeteira que uso de vez enquanto. no cabo consta: . no entanto, a tomada é com pino mais grosso. comprei um benjamim. corre risco de queimar o aparelho? outra, posso simplesmente trocar a tomada? e se o fio não estiver nos conformes?
    desde já agradeço sua atenção.

    • Luiz Henrique C.Ramos disse:

      Terias que ver qual a potência da cafeteira, mas ollhando a tomada e os fios da tomada tem que estar esspecificado a tomada tem que ser 20amperes e os fios da tomada 2,5.Espero que tenha ajudado.valeu.
      ATT
      Luiz Henrique
      Eletrotécnico

  60. jairo oliveira disse:

    Ola claudio tudo bom. terminei o curso de eletrica predial a pouco tempo(senai 3 meses)já consegui meu primeiro emprego na area de eletrica , e gostaria de sua ajuda.na area de eletrica residencial
    desde já agradeço sua atenção.

    • redeeletrica disse:

      Olá Jairo, parabéns pela sua decisão em trabalhar com elétrica essa área é muito interessante e muito rentável para que goste de trabalhar. Eu estou na área mais de 40 anos e não aprendi quase nada você tem ser persistente e procurar diariamente saber de normas, produtos, segurança, e novidades do mercado para você ter uma idéia a cada dia são três produtos novos que aparece vale a pena a profissão e no mais o que eu puder te ajudar estarei a disposição e se for da região de Campinas vamos se encontrar para trocar idéias.
      Um grande abraço

      Claudio

  61. José Carlos disse:

    Boa tarde!Quero instalar um forno de resintência cuja potência é de 1750W, a corrente 15,9A e a tensão é de 110VCA e gostaria de saber qual o fio, qual o plug e qual a tomada que devo usar para não esquentar o plug e a tomada que ele esta instalado agora.Obrigado

    • redeeletrica disse:

      Jose Carlos, o cabo ideal para esse tipo de tomada é de 2,5mm² que suporta até 21 Amperes a tomada e o plugue terá que ser de 20 Amperes 4,8 mm, diferente das tomadas comuns de 10 Amperes de 4 mm. Por se tratar de um circuito resistivo o ideal é providenciar um circuito único com disjuntor para essa tomada.
      Claudio

  62. diogo disse:

    ola cara boa tarde estou construindo a minha casa e gostaria de saber sobre o quadro de distribuicao, a cozinha tendo forno, microondas, torneira eletrica 1 so disjuntor para a cozinha fica seguro? aprendi q para cada aparelho com resistencia precisa de 1 disjuntor mas ficara mto caro entao aumentar a bitola dos fios revolvera o problema valeu t+ e mto bom o site parabens

    • redeeletrica disse:

      Diogo boa tarde, o quadro de distribuição de energia elétrica tem que fazer parte do projeto inicial de qualquer obra de construção e deve prever circuitos independentes para todos os circuitos resistivos, iluminação, tomadas de uso gerais (TUGs) e tomadas de uso específicos (TUEs), principalmente para circuitos resistivos como chuveiros, torneiras elétricas ou quaisquer tipos de aquecedores, com relação as bitolas de cabos ou fios, cada circuito será calculado independente para cada carga especificas. O custo dos acessórios compensa o investimento neste momento e não é tão caro assim, ex. um quadro completo com barramento bifásico e disjuntores tipo DIN da Siemens com 01 disjuntor geral 70 A e 12 disjuntores de 25 A fica aproximadamente R$400,00. Pense bem no investimento inicial é melhor do que a correção futura.
      (falou cara).
      Claudio

      • diogo disse:

        hehe, desculpe pelo cara sou acostumado com isso na internet, entao para fazer uma tomada de uso especifo preciso de 1 cabo do quadro de distribuicao ate a tomada? obrigado pela resposta

      • redeeletrica disse:

        É isso ai Diogo e preferencialmente instalar também um cabo terra.

        Claudio

      • redeeletrica disse:

        É isso ai Diogo o circuito tem que ser independente e acompanhado de fio terra.
        abç.
        Claudio

  63. Douglas disse:

    Oi,tudo bom ?
    Vou montar um QDC com13disjuntores sendo eles
    5 chuveiros 220v/40A cada,1 forno elétrico 220v/20A, 1 aquecedor solar 220v/20A e 5 disjuntores unipolar 20A e 1 unipolar de 15A.
    Posso usar um disjuntor geral de 60A ?
    Aguardo resposta fazendo favor.Desde ja agradeço.

    • redeeletrica disse:

      Douglas, na sua informação entendo que você tem 7 tomadas de uso específicos (TUEs) 220 volts e 5 circuitos de uso gerais 110 volts, se considerarmos que a demanda para as (TUEs) é de 30% a corrente é de 72 Amperes, se considerarmos que na situação de 2 chuveiros ligados ao mesmo tempo a corrente é de 60 Amperes ai você não poderá ligar mais nada. Sugestão, instale um disjuntor de 80 Amperes.
      Claudio

  64. Douglas disse:

    Sr Claudio
    Estou entrando agora nesta profissão tenho muito oque aprender ja que sou o único eletricista da empresa que trabalho empresa cuja qual esta construindo um prédio de 9 andares 24apartamentos
    esta é a oportunidade da minha vida espero ser capaz e concluir este trabalho e ficaria muito honrado de poder contar com sua ajuda mesmo à distancia.Obrigado!

    • redeeletrica disse:

      Olá Douglas, parabens pela profissão escolhida. Quando alguem quer aprender algo não existe obstaculos ou distancia que o impede, vou procurar ajudar nas suas duvidas… que também pode ser minhas. fique com Deus.
      Claudio

  65. isabela disse:

    OLÁ. Comprei um secador de animais que atinge 2600 watts em uso. Moro no RJ, a voltagem aqui é 110. Esse secador usa tomada de 20 amperes, enquanto as tomadas da minha casa são de 10, e não sei a espessura dos fios. Basta trocar as tomadas ou preciso trocar a fiação tb? Se trocar a tomada poderei usar nela aparelhos de 10 amperes? Obrigada.

    • redeeletrica disse:

      Olá Isabela, todos os equipamentos resistivos exigem tomada de uso específica (TUEs) quer dizer correntes acima de 20 Amperes se o seu equipamento é de 2600 Watts considerando que a linha é comercial ou industrial a tomada para ele deverá ser superior a 23,63 Amperes. O cabo ou fio devera ser de 4mm², sugiro contratar um profissional para instalar um circuito individual com disjuntor de 25 Amperes, uma tomada tipo industrial para 25 Amperes de três pinos usada normalmente para ar condicionado acima de 30000 BTUs.
      Claudio

  66. isabela disse:

    O ambiente nào é comercial, eu comprei esse secador para uso doméstico… eu liguei ele na única tomada que tem na minha casa que é de 20 amperes, essa tomada foi mudada para o uso de um ar condicionado que veio com plug de 3 pinos. Eu liguei o secador nesta tomada e o secador funcionou… se eu ligar ele na potência média ele atinge 2100 watts. Será que assim eu corro riscos? Eu pretendia ter que mudar só a tomada, se eu tiver que mexer na fiação talvez eu desista desse secador, eu não moro em casa, moro em apartamento…

    • redeeletrica disse:

      Infelizmente Isabela toda instalação elétrica requer cuidados na hora do projeto e instalação neste momento temos que considerar a potencia dos equipamentos para fazer os cálculos necessários para uma boa e perfeita instalação para que com isso não traga prejuízos e tragédias para você e sua família. Insisto que o melhor é você procurar um profissional e pedir a ele que verifique os cabos ou fios de sua instalação para que assim você fique tranqüila.
      Você diz que vai usar na potencia média que é de 2100 watts igual a 19,09 Amperes e que exige um cabeamento de 2,5mm², é só certificar que os cabos é de 2,5mm² , tudo bem?
      Claudio

  67. isabela disse:

    Obrigada por sua atenção. Acabei de me certificar, a fiação aqui do prédio é de 2.5, e atabela do secador diz que este usa, na partida, 972 watts e na temperatura média, na partida, 2100 watts. Então imagino que será seguro usá-lo natemp. mínima e na média, após a troca das tomadas, certo?

  68. salim queiroz disse:

    Recentemente reformei minha casa e troque toda a fiação elétrica com fios de 4mm. Contudo, ao instalar um chuveiro elétrico de 7500w, o eletricista disse que o mesmo esta sobrecarregando o sistema, apresentando um consumo superior a 40A. Pergunto se é problema no dimensionamento do fio ou é no chuveiro? Poderia, ainda, ser problema na instalação do chuveiro?

    • redeeletrica disse:

      Olá Salim, obrigado pela visita no blog.
      Salin, faltou a informação da tensão da sua instalação, mas, vamos ver se te ajudo, se a tensão neste caso for de 220 volts, o seu chuveiro consome 34,09 Amperes, quer dizer se você tem outros consumo na residência o cabo de 4mm² não é suficiente para essa potencia, realmente o cabo de 4mm² é para o Maximo 28 Amperes. O ideal é você informar toda a carga instalada na sua residência assim posso te ajudar mais, tudo bem?
      Claudio

  69. salim queiroz disse:

    Olá Cláudio.De início obrigado pela atenção e lhe passo as seguintes informações: 1. A ligação é trifásica e a tensão é de 220 volts. 2. O chuveiro em comento possui disjuntor no quadro elétrico específico para ele, pois procurei distribuir para cada chuveiro (03 ao todo de menor amperagem) uma ligação. 3. Todavia, é certo, que até a caixa de distribuição não há divisões.
    Pergunto: Devo, pois, trocar o chuveiro de 7500w para um de menor potência?

    • redeeletrica disse:

      Salim,
      O cabo ou fio do circuito do chuveiro tem que ser de 6mm² o disjuntor tem de ser bipolar de 40 A. Salim pelo que entendi o circuito é trifásico e seu chuveiro é 7500 watts em 220 volts a corrente é d 34,09 Amperes acredito que não é necessário trocar o chuveiro, o circuito deve estar caindo devido ao calibre do cabo atual ser de 4mm² como informei o cabo de 4mm² é para 28 Amperes e a corrente atual é superior a 25% da capacidade que o cabo suporta, o que tem que ser trocado é o cabo para 6m², tudo bem?
      Claudio

  70. salim queiroz disse:

    Ok. Muito agradecido pela atenção. Excelente trabalho.

  71. daniel disse:

    Por favor tire minha duvida, minha mulher usava um secador de cabelos de 1700 watts de potencia na voltagem 110. Pois é, ela usou durante 3 anos diariamente e após 3 anos os fios derreteram, Abri o secador e pude ver que os fios dele sao bem finos. eu gostaria de saber por qual motivo isso pode ter acontecido ? lembrando que a minha rede é de 4 mm e puxei os fios para tomada de 2,5 mm.
    meu email: daniel_mrod@hotmail.com

    • redeeletrica disse:

      Daniel, é comum ver esses equipamentos dando problemas, acredito que até durou bastante, normalmente o fabricante reduz o Maximo possível o custo de fabricação para dar margem de lucro. O aquecimento é em função do tempo de utilização, os secadores não tem dissipação de calor e transfere para as partes rígidas da peça que são de plásticos que por sua vez acabam derretendo, Essa potencia é de 15,5 Amperes o cabo 2,5mm² que você instalou é suficiente.
      Espero ter ajudado
      Claudio

  72. daniel disse:

    boa tarde,
    Sr. Claudio
    Moro de aluguel e nesta casa a tensao é 110v inclusive o chuveiro e nao existe nela quadro de distribuição. Apenas um disjuntor no poste da rua. Tenho vários equipamentos: maquina de lavar, geladeira, microondas, computador, aparelho de som, etc… O que ocorre é o seguinte: A casa é antiga, Diante das minhas limitações (aluguel) neste caso, eu teria que sair calculando ( P= I.U) a amperagem dos aparelhos ligados ao mesmo tempo para que juntos nao ultrapasssem a amperagem do unico disjuntor da casa. Suponhamos que ultrapassem a amperagem, o disjuntor desarma mesmo ? ou pode queimar algum equipamento ?
    grato,

    • redeeletrica disse:

      Daniel, pelas suas informações, você tem + ou – 2000 watts, você pode considerar 70% de utilização, isso quer dizer que você estará usando ao mesmo tempo 1400 watts, nesses equipamentos você tem que incluir o chuveiro elétrico se é o caso de ter, que vai consumir no mínimo 3800 watts somando essas duas potencia, você terá 5200 watts, pode considerar que a corrente é de 47 Amperes o cabo ideal para essa corrente é de 10mm² e o disjuntor será de 50 Amperes. Daniel o grande problema disso tudo é que se o chuveiro estiver ligado no momento em que o micro ondas estiver também e a rede de cabos ou o disjuntor for inferior ao informado o disjuntor pode desarmar, “imagine você só em casa”. Infelizmente os inquilinos sofrem nesse momento devido a despreocupação do locador.
      Sugiro negociar os valores das melhorias com o locador explicar a ele suas preocupações em conservar um bem que compete a ele fazer.
      Claudio

  73. DERLI disse:

    BOA NOITE EU GOSTARIA DE SABER QUAL É OS CABOS IDEAL PARA COLOCAR 5 AR 7500, 2 CHUVEIROS DE 7500,UM BORNE DE 7500,40 LAMPADA DE 25 ECONOMICA A NETRADA É BIFASICA CABO 16MM

    MIUTO OBRIGADO DESDE JA

    • redeeletrica disse:

      Derli, a potencia geral para sua instalação é de 28000 Watts tensão da rede 220 bifasica (28000 / 220 = 127 Amperes o cabo ideal é de 35 mm², é claro que existe uma demanda de utilização para essa carga vai depender do usuário se quando usar o chuveiro o ar condicionado vai estar desligado ou vice e versa e tem o fator distancia do medidor até o quadro de distribuição.
      Claudio

      • DERLI disse:

        se nao ligar tudo junto sera que daria para deixar este cabo pois 1 chuveiro vai ser com aquecedor solar e sao so 2 possoas idosa na casa e a distancia do medidor ate a caixa e de uns 15mts obrigado deste ja

  74. DERLI disse:

    ola bom dia sei que nao respodeu minha pergunta e ja estou mandando outra olha tenho um chacara para faser e o cara mandou estalar 6 chuveio de 5500 o refletor vapor metalico de 400
    50 lampada de 40 florescente e mais ou menos 10amp de tomadas a entrada e trifasica cabo 16mm sera que é suficiente para tudo isso ou preciso mudar os cabo para 25mm muito obrigado e um bom dia

    • redeeletrica disse:

      Derli a carga total informada é de 35400 Watts para te ajudar preciso de informações do tipo da rede de entrada (110/220) se é monofásica bifásica ou trifásica e a distancia do medidor até o quadro geral da sua chácara só assim tenho subsídios para fazer os cálculos. Aguardo informações.
      Claudio

      • DERLI disse:

        bom dia Claudio a entrada e trifasica com cabo 16mm a distancia do medidor ate na quadro é de 50 mts + ou -

  75. Luiz Generoso disse:

    Olá…

    Tenho que fazer uma troca de padrão, a cemig pediu que informasse a eles quais maquinários eu iria usar, descrevendo CV (cavalos) no caso de máquinas e watts no caso de eletrodomésticos…então…tenho toda essa relação,mas eles me pediram pra dizer qnts watts tem minha tomada em casa!…Não sei esse volor,mas,estudando um pouco na net…vi que temos de olhar na tomada qnts Ah ( amperes ) ela tem…A minha são tomadas mais antigas , elas tem escrito 10 A….então vai o seguinte,para calcular eu tenho de multiplicar ?…Minha inst. atual eh de 110v…

    ex.: 110v x 10A = 1100 watts

    É isso ?…Aguardo resp., grato !

    • redeeletrica disse:

      Luiz Generoso considere que as tomadas de uso gerais (TUGs) é de no Maximo 300 watts e tomadas de uso específicos (TUEs) são consideradas acima desse valor, o valor que esta descrito (10 Amperes) nas tomadas são correntes máxima que o acessório suporta. A informação de potencias é necessário para a concessionária de energia elétrica usar para fins de cálculos e liberação de tensão 110/220 volts.
      Claudio

  76. Rui disse:

    Numa instalação trifásica (3 fases + 1 neutro), se os fases são de 10 mm, por que o neutro deve ser da mesma bitola, se ele será usado para ligar aparelhos com os três fases individualmente e, portanto, circulará no neutro a mesma corrente que a soma das correntes dos fases?
    Exemplo: ligações todas de 127 volts.
    Obs.: Por exigência das companhias de energia, os quatro cabos devem ser da mesma bitola!

    • redeeletrica disse:

      Rui a NBR-5410 nos orienta que, os cabos condutores com fase até 25mm² o cabo neutro tem que ser equivalente, acima de 35mm² e 50mm² o neutro é de 25mm², 70mm² é de 35mm², 95mm² e de 50mm², e por ai vai.
      Claudio

  77. daniel disse:

    olá Claudio,
    Gostaria de entender o seguinte: se eu puxar da rede dos fios fase e neutro e instalar uma tomada. Nao é aconselhavel utilizar varios equipamentos nesta mesma tomada atraves de um benjamim (T). Mas se ao longo deste circuito eu instalar 3 tomadas por exemplo e em cada uma delas ligar um aparelhos diferente, isso não sobrecarregaria o circuito da mesma forma que o (T) ? Na minha leiga visao, entendo que as tomadas tem sua potencia e nao iram sobrecarregar certo !!! mas e os dois fios que citei (fase e neutro ) do circuito NÃO IRAM SOBRECARREGAR devido a soma das amperagens somadas pelos aparelhos ??? espero que vc tenha entendido minha duvida, gostaria que vc me explica-se isso com um exemplo e calculo.
    obrigado e parabens pelo site.

    • redeeletrica disse:

      Daniel o problema não é a potencia instalada e sim a maneira de como distribuir. Veja bem, o acessório conhecido por “T” é uma alternativa que se costuma utilizar em emergências que discordo totalmente na descrição do acessório esta estampado 10 Amperes e pelos testes realizados por empresas certificadoras as partes metálicas não suporta essa corrente e causa mal contato e provoca queima dos plugues e curto circuito na rede. O ideal é você calcular as potencia das tomadas e instalar os cabos ou fios corretos pela norma se usa cabos ou fios de 2,5mm² para tomadas de uso gerais (TUGs).
      Espero ter ajudado
      Claudio

  78. Paulo Rodrigues disse:

    Boa tarde! Gostaria de sua orientação. Minha instalação elétrica foi feita inicialmente com fios 1,5mm para lâmpadas e 2,5mm para tomadas. Meu cunhado que é eletricista me aconselhou a trocar toda a fiação, pois segundo ele esta instalação apresenta riscos. Me orientou a utilizar fios 2,5mm para lâmpadas, 4,00 mm para tomadas e 6,00 mm para chuveiro. O vendedor me disse que isto é um excesso de zelo. O que você acha? Mudo ou deixo como está?

    • redeeletrica disse:

      Paulo Rodrigues, a informação seu cunhado pode ser verdadeira a NBR-5410 nos orienta a utilizar fios os cabos de 1,5mm² para iluminação e 2,5mm² para tomadas de uso gerais (TUGs) e para uso de tomadas de uso específicos (TUEs) são tomadas que tem que ser consideradas de potencias elevadas devendo no ato de sua instalação calcular a potencia para a escolha dos cabos condutores e disjuntores de proteção, aquela tabela conhecida (watts / volts = Amperes). Espero ter ajudado.
      Claudio

      • Paulo Rodrigues disse:

        Claudio, parabéns pelo seu excelente trabalho e obrigado por responder mesmo no fim de semana. Achei o máximo sua prontidão. Pelo que entendi da sua explicação meu cunhado está equivocado então? Minha instalação está de acordo com a NBR-5410? E onde consigo esta norma para mostrar pra ele? Talvez ele esteja desatualizado!

      • redeeletrica disse:

        Paulo Rodrigues
        O seu cunhado não esta enganado, o que pode estar acontecendo são informações que talvez ele não tenha entendido, hoje existe dois tipo de tomadas de uso domestico, 1-tomada de uso gerais (TUGs) que pode ser ligados cargas até 10 Amperes e 2- tomadas de uso específicos (TUEs) que podem ligar cargas até 20 Amperes alem das duas existe tomadas industriais que vão desde 16 Amperes até 63 Amperes acima disso são instalados chaves especificas para cada circuito ou disjuntores quando é o caso.
        Claudio

  79. Eduardo disse:

    Olá, parabéns pelo site. Pretendo adquirir um forno elétrico com potência de 1885 W e 220 V. Queria saber se a fiação deve ser de 4 mm ou se pode ser de 2,5 mm, bem como a especificação do disjuntor. Grato, Eduardo.

    • redeeletrica disse:

      Eduardo suas informações são de 1885 / 22-0 = 8,56 Amperes o cabo ideal é de 2,5mm², não esqueça que o circuito é resistivo seria bom você instalar o fio terra na carcaça do forno.
      Espero ter ajudado
      Claudio

      • Eduardo disse:

        Claudio, reformei a rede elétrica recentemente e ela está toda aterrada. Obrigado pela rápida resposta. Já gravei o site nos meus favoritos. Abraços, Eduardo.

  80. Paulo Rodrigues disse:

    Claudio, Mas afinal, minha rede está errada ou não? minha casa tem cerca de 12 lâmpadas, 02 máquinas de lavar, 1 microondas, 1 computador, 1 TV, 1 geladeira e 02 chuveiros. Neste caso devo usar que bitolas de fio? Ele me deu um orçamento com 200 Metros de fio 10mm, 250 Metros de fio 6 mm e 200 Metros de fio 2,5mm. Achei um exagero. Gostaria de ter uma base pra entender. Não quero economizar e sacrificar a qualidade, mas também não quero jogar dinheiro fora. Abraço.

    • redeeletrica disse:

      Paulo boa noite,
      Agora você forneceu algumas informações que deveria fazer no logo no inicio, quantidades de lâmpadas, eletrodomésticos e etc, e estávamos tratando de tomadas ok, na realidade você precisa de uma instalação adequada para atender suas necessidades e não ocasionar estragos no seu patrimônio, a minha orientação é me envie a tensão da rede, quantidades de tomadas, distancia do quadro de medição até o quadro de distribuição da residência. Assim posso montar uma planilha de potencia e dizer o que realmente vai precisar.
      Claudio

  81. celio disse:

    olá gostaria de saber,na minha empresa tem um quadro de distribuição de energia com o djuntor de entrada de 100A com barramento de 100 cada, eu poderia colocar um djuntor de 150A que aumentaria a proteção de entrada mas e no barramento almentaria?

    • redeeletrica disse:

      Célio,
      A sua duvida terá que ser estudada por algum profissional, existe varias razões para isso. Precisamos saber a corrente total do circuito, números de circuitos, potencia e tensão de entrada e se a rede é trifásica. Não adianta você aumentar a proteção de entrada sem saber se a demanda de utilização ultrapassa a 100 Amperes assim você corre o risco de queima de circuitos e condutores, se preferir envie todas as informações para que eu possa entender e te ajudar, grande abraço.
      Claudio

  82. joseph disse:

    Boa noite,
    sou eletricista más tenho algumas dúvidas teóricas se vc puder me saná-las ficarei agradecido.
    1°= Por que as lâmpadas fluorescentes compactas piscam mesmo com o interruptor desligado.
    2°=Se variar a tensão no primário de um trasnformador da cemig vai variar no secundário tbm?
    3°=como faço pra ligar um chuveiro de 220 em 110 e manter a mesma potência. Grato,
    joseph

    • redeeletrica disse:

      Joseph,
      1º existe muitas reclamações em relação a isso pela minha experiência, na hora da instalação você deve instalar o fio neutro diretamente na lâmpada e o fase passar pelo interruptor.
      2º quando existe uma variação para mais ou para menos na rede primaria a rede secundaria também vai variar.
      3º somente trocando a resistência do chuveiro.
      Espero ter ajudado.
      Claudio

  83. hedinilson disse:

    ola caro amigo me chamo souza fiz a instalação do salão de cabelereiro de minha esposa puxando do pradrar com chave geral de 40 ela so usa um secador e prancha nunca ao mesmo te4mpo mas agora vai precisar usar mais um secador sao todos profissionais,nas tomadas usei 4mm na entrada para a caixa geral usei 6mm estou pensando em mudar o disjuntor para 50amp a rede e de 127v o que acha?

    • redeeletrica disse:

      Olá Souza, para te ajudar é necessário que você envie as seguintes informações dos secadores (watts, ou Amperes, volts e se a distancia do local do quadro é superior a30 metros). Aguardo informações.
      Claudio

  84. andrey disse:

    Referente a lampada compacta, sempre liguei o fase no i nterruptor,e o problema continua .Tambem gostaria de saber porque que quando desligada fica piscando?Desde ja obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Andrey, este caso acontece com algumas marcas e tipo de lâmpadas compacta ou fluorescentes que usam reatores eletrônicos não são todos. Essas “piscadas” é conseqüência da ligação de fase invertida ou componente capacitivo do circuito eletrônico que se mantém carregado quando ligado e descarrega quando desliga o circuito.
      Claudio

  85. daniel disse:

    olá, Claudio, parabéns pelo site
    Um amigo me disse que pára raios quando são atingidos por raios disse que ao serem atingidos, jogam os raios para o lado. Pode me descrever que ralmente acontece… vou imprimir sua resposta e mostrar a ele.
    abraço

    • redeeletrica disse:

      Daniel, existe para raios e “chama” raios. O para raio é um sistema de proteção de descargas atmosférica (SPDA), para isso é necessário instalar de acordo com as normas da NBR-5419. Talvez o que seu amigo quis dizer é que no momento da descarga elétrica tudo que for metálico e estiver próximo aos cabos condutores do para raio receba a indução que é prejudicial aos equipamentos elétricos e vidas.
      Claudio

  86. Luis Armando disse:

    Uma grande pergunta…. Tenho um salao de beleza, os secadores sao de pinos de 20A, e as tomadas sao de 10A, e os fios de 2,5mm, os cabeleireiros estao usando adaptadores para os secadores…….
    Toda Sexta e Sabado cai o djuntor……quando mais estao utilizando…..um sabado desse ate derreteu os cabos e o eletricista nao quer se fazer responsavel pelo ocorrido…. alegando que a instalaçao esta toda bem feita. e que iria funcionar para um secador….

    mais a estrutura do salao tem mais de 20 tomadas de duas tomadas em cada, e usou fio de 2,5mm em todas elas… estas tomadas estao ligadas todas todas todas em um unico disjuntor…. e no mesmo disjuntor esta as lampadas….
    Gostaria de Saber oq posso fazer para solucionar isso para que nao volte a ficar caindo o disjuntor….

    Desde ja agradeço a resposta, e tbm si esse trabalho que o eletricista me fez nao é o ideal para um salao de beleza onde esta sempre ligado 5 secadores com 5 chapinhas…

    • redeeletrica disse:

      Luis Armando, de inicio já esta errado o uso de adaptadores de tomadas principalmente em equipamentos resistivos, se possível envie mais informações para que eu possa te ajudar, informando a potencia de cada um, volts, quantidade de disjuntores, etc.
      Claudio

  87. Cibele disse:

    Boa tarde! NÃO ENTENDO NADA DE ELETRICIDADE!!!!
    Comprei um secador arno (127V; 60Hz; 2000W) que tem o plug de 16A, porém acho que todas as tomadas da minha casa são de 10A (porque os plugs não encaixam). Gostaria de saber como faço para utilizar o secador sem causar nenhum problema. Sei que posso trocar a tomada de 10A por uma de 20A OU comprar um adaptador, porém eu NÃO sei a grossura da bitola do fio das minhas tomadas, por isso gostaria de saber qual o tamanho mínimo de bitola indicado para colocar uma tomada de 20A e usar um secador de 2000W??? Desde já agradeço. Aguardo resposta! =)

    • redeeletrica disse:

      Cibele, a corrente do seu secador é de 15,74 Amperes, por isso o plugue é de 16 A, o cabo ou fio terá que ser no mínimo de 2,5mm², voce tera que substituir a tomada de 1 A para 20 Amperes.
      Claudio

  88. daniel disse:

    olá novamente,
    quanto a questao do pára raios gostaria que vc friza-se a função dele seria jogar o raio (carga eletrica) para a terra. é isso mesmo que acontece ?

    • redeeletrica disse:

      Daniel, a resposta é sim a descarga vai para a terra. a função do para raio é de proteger vidas e materiais das descargas atmosféricas, por isso quando se instala um sistema de aterramento para descarga atmosférica tem que ser executado por profissional capacitado e requer equipamentos para testes de solo onde é medido a resistividade da terra e atenda a resistencia exigida pela norma que é no maximo 10 Ohms.
      claudio

  89. DERLI disse:

    se nao ligar tudo junto sera que daria para deixar este cabo pois 1 chuveiro vai ser com aquecedor solar e sao so 2 possoas idosa na casa e a distancia do medidor ate a caixa e de uns 15mts obrigado deste ja

    • redeeletrica disse:

      Derli, tudo bem desde que instale uma proteção compatível com a carga existente (disjuntor).
      claudio

  90. DERLI disse:

    bom dia Claudio a entrada e trifasica com cabo 16mm a distancia do medidor ate na quadro é de 50 mts + ou -

    • redeeletrica disse:

      Derli o ideal caso não estiver, é ligar o chuveiro em 220 volts e instalar uma proteção única (disjuntor) para o chuveiro.
      claudio

  91. DERLI disse:

    obrigado desde ja Claudio,coloquei uma caixa de destribuiçao desjuntore em todos os chuveiros ,e nos dois caso estao comploteçao.foi de muita ajuda e parabens pela iniciativa ate mais

  92. Oi, gostaria de saber quantos dijuntores vou usar na instalação elétrica de uma casa que estou contruindo com 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, lavaderia e garagem?

    • redeeletrica disse:

      Olá Alesssandra, neste caso voce tera que instalar 1 circuito geral, 2 circuitos para os chuveiros, 1 circuito para as tomadas da área molhada que são (cozinha, banheiro e lavanderia), 1 circuito para tomadas e 1 circuito para iluminação, verificar se a tensão de entrada é monofasica ou bifasica o exemplo que dei acima é para tensão monofasica, se for bifasica acrescer disjuntores bipolar para o circuito geral e os 2 chuveiros manter disjuntores unipolar nos outros circuitos, é isso ai felicidades na construção e grande abraço.
      claudio

  93. remilson disse:

    boa noite Claudio. eu tenho um quadro de distribuição para 32 disjuntores, este mesmo está alimentado com cabo 16mm na distancia de 12mts. do medidor. esta ligação é trifasica na tensão 127V, preciso instalar 22 ar-condicionados de 8000btus todos em 220v, gostaria de uma orientação da sua pessoa, seria melhor eu instalar um quadro de barramento de 200A com disjuntor 100A, e substituir o cabo de entrada para 25mm. aguardo resposta

    • redeeletrica disse:

      Remilson
      A corrente total para as unidades de ar condicionado é de aproximadamente de 80 Amperes. Considerando que o circuito é trifásico a corrente total é de 58 Amperes por fase, o ideal é você calcular todos os circuitos incluindo os do ar condicionado e ampliar os números de disjuntores para atender a todos individualmente, só para os circuitos de ar serão 22 posições de disjuntor bipolar ou 44 unipolar, o ideal é que o barramento seja de 200 A e a proteção fica condicionada a carga total de todas potencias instaladas.
      Claudio

  94. Douglas disse:

    Olá !
    Em um QDC com 5 disjuntores 15A monopolar 1 disjuntor 20A mono 1 disj. 20A bipolar e 5 disj. bipolar 40 A (ambos chuveiro)
    posso usar um disjuntor geral de 70A ou tem q ser 80A ?
    E para um motor mono para portão eletronico qual disj. uso ?
    Por favor me ajude.
    Grato.

  95. Jonas Catropa disse:

    fizuma plantinha com oscircuitos eletricos e em um deles coloquei 4 tomadas de 220v, qual o tamanho do capacitor que preciso para esse circuito?

    Att

    • redeeletrica disse:

      Olá Jonas, acredito que você quer dizer disjuntor. se você vai instalar 4 tomadas de uso gerais (TUGs) considere que vai ter 1200 watts isso corresponde a 5 Amperes o cabo ou fio devera ser de no minimo 2,5mm² o disjuntor devera ser de no minimo de 20 Amperes. tudo bem!
      um grande abraço e continue visitando o site
      Claudio

  96. douglas disse:

    Olá !
    Em um QDC com 5 disjuntores 15A monopolar 1 disjuntor 20A mono 1 disj. 20A bipolar e 5 disj. bipolar 40 A (ambos chuveiro)
    posso usar um disjuntor geral de 70A ou tem q ser 80A ?
    E para um motor mono para portão eletronico qual disj. uso ?
    Por favor me ajude.
    Grato.

    • redeeletrica disse:

      Douglas, antes de tudo é necessário saber demanda de utilização das cargas ex. se é residencial, comercial, ou industrial, é preciso saber se os chuveiros são todos de 40 Amperes, para a decisão do disjuntor geral é preciso calcular todos os circuitos e verificar a demanda. Para a proteção do motor do portão você precisa calcular a potencia Watts / por tensão ai você vai achar à corrente (A).
      Até breve.
      Claudio

      • Douglas disse:

        Oi,em relação a minha pergunta o circuito é bifasico residencial e todos os chuveiros são bipolares 220v/40A.Calculei a potencia de cada circuito,somei para achar a potencia total,e tenho a duvida se para achar o disjuntor geral divido a potencia total por 127v,220v ou se divido Potencia total por 127v+220v. Espero q vc entenda esta pergunta e possa me ajudar.
        Grato.

  97. an disse:

    fiz uma casa de 3 comodos que tem a distancia de 50mts da casa principal. qual o fio ou cabo ideal a usar.

    • redeeletrica disse:

      an
      Primeiramente você tem que calcular a carga instalada e a tensão que será usada para fazer os cálculos.
      (2.I.L.cos /58.S) (2 X A X comprimento do cabo x fator de potencia da carga dividido por 58 x seção do cabo).
      Claudio

  98. Túlio Monteiro da Silva disse:

    Olá,!

    Tenho 2 quartos que tem um disjuntor de 15A para um ar condicionado 7.000Btu’s que informa no plug 16A, e nesse mesmo disjunto ligo um desktop,notebook , 1 TV LCD, 1 TV de tubo,luz, e alguns outros aparelhos. Acredito que já está sobrecarregado. E agora planejo colocar um frigobar. Como você posso melhorar essa minha rede?

    Tava pensando em separar o ar condicionado com fiação correta e disjuntor de 25A já resolveria meu problema?

    • redeeletrica disse:

      Olá Tulio, muito cuidado com essa situação atual, verifique qual a bitola do cabo ou fio que esta esses circuitos, o ideal é você individualizar os circuitos deixando o condicionador de ar só e um circuito para TV e micro e outro para outras tomadas, verifique os cabos e informe para que eu possa ajudá-lo.
      Obrigado pela visita no blog.
      Claudio

  99. Johan disse:

    Olá tudo bem?

    Tenho duas duvidas, se puder me ajudar.

    1. É admitido o uso de fiações com bitolas diferentes em um mesmo circuito?
    Por exemplo, a ligação de uma tomada+interruptor usar fase/neutro com 2,5mm e retorno com 1,5mm.
    Outro exemplo, onde há previsão de tomadas de 20A e 10A no mesmo circuito, como em uma cozinha onde se coloca de 20 para microondas e 10 para aparelhos simples como liquidificador ou batedeira, então a fiação de 2,5 chega ao micro e segue de 1,5 até a tomada de 10A.

    2. A segunda pergunta é até que ponto a distancia entre o medidor e o quadro de luz interfere na bitola da fiação de entrada. Ex. um Q.D. que ficará a 8m do medidor se passar a 20m deve ter diferença na entrada? Compensa mais aproximar o Quadro do medidor ou deixa-lo mais proximo a circuitos internos como cozinha/serviço/aquecedores?

    Obrigado e até mais.

    • redeeletrica disse:

      Olá Johan,
      1ª é possível sim a norma diz que fios ou cabos para tomadas comuns é de 2,5mm² e para iluminação é de 1,5mm².
      Neste caso o ideal é usar os condutores de 4mm² suporta até 28 Amperes, substitua o cabo que segue de 1,5mm² por 2,5mm².
      2ª o ideal é manter o quadro onde foi determinado, a distancia de até 20 metros não significa perdas consideráveis para os cálculos iniciais, exceto quando a carga for muito alta e não estar dentro dos estudos de implantação.
      Claudio

  100. Johan disse:

    Grato pela resposta Claudio.

  101. oseias disse:

    ola boa tarde meu amigo esqueci a forma de calcula tenho uma carga de 51,900w queria caber qual seria o cabo de entrada no quadro de deistribuiçao a entrada seria 220 trif desta ja muito obrigato

    • redeeletrica disse:

      Oseías Boa Tarde,
      Se a instalação esta dentro das normas de distribuição interna, o cabo que você devera utilizar é de 70mm² nas três fases o neutro pode ser de 50mm² e o terra de 25mm², espero ter ajudado.
      Claudio

  102. leandro disse:

    PARA INSTALAR UM FORNO ELÉTRICO DE 220V QUAL O FIO IDEAL

    • redeeletrica disse:

      Leandro obrigado pela visita no site, para calcular é necessário saber a potencia do forno, ou esta em WATTS ou AMPERES fica localizado na placa de identificação do produto, verifique e envie para mim tudo bem?
      Claudio

  103. Décio de Deus disse:

    Gostaria de saber em uma rede de 16 computadores, qual o fio que teria de usar e a amperagem dos disjuntores. Estou pensando em montar uma lanhouse e to calculando o material que terei que gastar.

    • redeeletrica disse:

      Décio Boa Tarde,
      Primeiramente você terá que somar todas às potencias das maquinas e outros pontos que vai instalar na sua empresa, com isso você terá condições de calcular a corrente de cada circuito e disjuntores de proteção, então, com a potencia das maquinas, tensão da rede 127/220 ou outra da sua região tendo isso já da para calcular, providencie e retorne para mim será um prazer poder te ajudar.
      Claudio

  104. Marcelo Paz disse:

    ola! pessoal preciso de ajuda de vcs tenho dois ar condicionado ligado a minha rede eletrica monofasica um e o consul de 10.000 btus e outro e springer de 7.500 btus os dois e 110V. Eles funcionavam perfeitamente bem os dois juntos mas agora de uma semana para não consigo ligar os dois juntos por que eles param e ficam so ventilando param de resfriar ou seja o compressor para mas a ventilação de fica. Porém quando ligo só um deles não tem problema nenhum funciona perfeitamente. me ajude o que será ja troquei a fiação, disjutores. o que será!

    • redeeletrica disse:

      Marcelo, o ideal é você pedir para um profissional eletricista verificar a rede que alimenta os aparelhos, se ele funciona o ventilador é sinal que a tensão esta presente, peça ao eletricista para verificar se o circuito não esta com emendas mal feitas e mau contato.
      Claudio

    • Remilson disse:

      marcelo, mande um profissional da área medir a corrente do circuito com os aparelhos ligados, este circuito deve está com ausencia de neutro.

  105. Daniel disse:

    olá, Claudio
    Gostaria de saber…: tenho duas tomadas na mesma parede com fiação de 2,5 mm. O problema é o seguinte tenho vários aparelhos ligados a elas: televisão, dvd player, microsystem, computador, multifuncional, monitor e ainda um aquário. E para auxiliar no funcionamento de todos utilizo uma extensão de 2m com três fêmeas. Porém toda vez que vou assistir um filme por exemplo tenho que ficar desligando e religando alguns aparelhos e para solucionar o incômodo me sujeriram comprar uma daquelas extensões de computador que tem várias tomadas (acho que cinco). Minha dúvida é se estás tomadas de computador funcionam melhor que a extensao de 2m que tenho, ou seja cada tomada da nova extensão funcionária como uma nova tomada na parede ou não ?
    parabéns pelo site, um abraço
    Daniel

    • redeeletrica disse:

      Daniel, primeiramente você tem saber de todas as potencias dos equipamentos para calcular a corrente (A), segundo a norma diz que as tomadas de uso gerais (TUGs) é para 10 e acima disso as tomadas de uso específicos (TUEs) são calculadas individualmente, que pode ser a partir de 20 Amperes. Os fios ou cabos de 2,5mm² é para no Maximo 21 Amperes, só que você tem ma extensão utilizando talvez tomadas não normatizadas, o que é isso! São materiais encontrados no mercado com um preço bem baixo as partes metálicas quando ligados sofrem aquecimento e acabam desligando alguns aparelhos é o que esta acontecendo no seu caso.
      Quanto a régua de tomadas utilizadas por estações de informáticas são ideais até 10 Amperes passou disso você também vai ter problema, elas foram desenvolvidas para atender monitor, CPU, impressora, modem tudo isso centralizado na estação de trabalho o seu caso é diferente.
      Sugestão substitua os condutores (cabos ou fios) da rede para 4mm² substitua as tomadas por tomadas duplas até 10 Amperes, com certeza acabara os problemas.
      Espero ter ajudado
      Claudio

  106. Paulo Germano disse:

    bom dia gostaria de saber qual disjunto eu uso para uma maquina de 2000w de 127v monofase. obrigado espero resposta.

  107. Bruna disse:

    Olá, estou fazendo uma planta elétrica para a escola, e gostaria de saber se posso dividir a iluminação piso não frio em dois circuitos !
    se ficarem num circuito só estão dando mais de 3000 W ! E quando coloco que tem um boiler elétrico é só colocar no quadro de cargas ?
    Desde já Obrigada

    • redeeletrica disse:

      Olá Bruna,
      Fiquei confuso, quando você diz piso não frio? O que é?
      Boiler é considerado equipamento resistivo coloque no quadro de cargas como tomada de uso especifico (TUEs).
      Retorne para mim com mais informações e obrigado pela visita no blog.
      Até
      Claudio

      • Bruna disse:

        Bom, iluminaçãao dos quartos, sala, corredor! É uma planta residencial de 400m² então a iluminação dessas areas que seriam de um mesmo circuito, ficaram muito altas! eu queria saber se posso fazer dois circuitos para a iluminação ! ja separei a do banheiro, cozinha, lavanderia que devem ficar separadas certo ?

      • redeeletrica disse:

        Bruna Bom Dia,
        Sim pode fazer até mais se for o caso procure distribuir os circuitos de maneira que os ambientes fiquem separados desde o quadro de forma que se uma hora tiver que trabalhar em um circuito o outro vai ficar ativo ex. se você tiver que desligar o circuito do quarto o corredor fica ativo para você ter acesso a uma tomada ou luz e se você tiver rede bifásica na residência use uma para cada circuito com disjuntores separados de forma que você não fique no escuro quando precisar.
        Será que ajudei? Abc
        Claudio

    • Remilson disse:

      sim com certeza, vc pode individualizar todos os circuitos, desde que o seu quadro de distribuição comporte os disjuntores, bem pq seu imovel vai ter um circuito sem sobre carga.

  108. Robson disse:

    Ola como eu faço para ligar um treeway em 220V e quen estou começando agora e ainda tenho duvidas.
    Obrigado

  109. Robson disse:

    Posso considerar faze A e Fase B em 220V como se fosse fase e neutro em 110V?

  110. Daniel disse:

    Nunca vi um blog com pronto atendimento igual a este.
    parabéns Sr.Claudio.

  111. Remilson disse:

    caro colega robson, é bem simples como a ligação em 110v.
    vc só irá substituir o neutro por outra fase.

    Atenciosamente: Cleletricidade@hotmail.com
    Elet: Remilson

  112. Marcelo Oliveira disse:

    Bom Dia,

    Tenho um aparelho de micro-ondas e o pino é de 20a, minha tomada é 10a, estou usando um adaptaro e gostaria de saber se pode trazer algum problema para o aparelho?

    Grato.
    Marcelo

    • redeeletrica disse:

      Marcelo, primeiramente verifique se os fios ou cabos da rede da tomada é de 2,5mm² sendo substitua a tomada para 20 Amperes e elimine o adpatador, o adaptador normalmente é usado para alguma situação de emergencia e não é indicado para este fim.
      Claudio

  113. Saulo disse:

    como eu calculo a amperagem de um forno elétrico de 4.500 watts ligado em 110v e em 220v com seus respectivos condutores e disjuntores.
    desde já agradeço…
    saulo de Tasso

    • redeeletrica disse:

      Saulo de Tasso, o calculo é simples, divida a potencia pela tensão (4500 / 220=20,54 Amperes) (4500/ 110=40,90 Amperes) para a tensão de 220 volts use o cabo de 4mm² para tensão 110 volts use o cabo de 6mm²), não esqueça que a tomada para essa instalação devera ser compativel com a corrente que ira trabalhar.
      Claudio

      • Saulo disse:

        OK…….AGRDEÇO…A ATENÇÃO……E AGORA OUTRA PERGUNTA????MEU PROFESSOR DE ELÉTRICA PEDIU QUE EU ELABORASSE UMA ENTRADA DE TENSÃO PASSANDO FIO PELO TRANSFORMADOR, MEDIDOR E QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO (qdlf), vc pode me mandar este esquema de ligação…
        obrigado…
        saulo de tasso.

      • redeeletrica disse:

        Saulo Boa Tarde,
        O que voce esta me pedindo é contrario as minhas éticas, posso te ajudar em algumas soluções e até sugerir algumas alternativas mas não posso dizer ou fazer o que o seu professor esta pedindo para voce fazer, não leve a mal tudo isso é para o seu bem, não esqueça que voce esta fazendo um curso de elétrica e isso é perigoso, faz o seguinte faça primeiro o trabalho e envie para mim para que eu possa avaliar e instruir se for o caso, tudo bem?
        grande abraço
        Claudio

  114. walter batista disse:

    muito bom gostei demais tirei muito proveito por que apredi muitas coisas muito obrigado por esta oportunidade

  115. flávio.f.o disse:

    ola gostei muito de visitar esta pagina não esperava ter tantas informações tão boas a sim gostei. muito obrigado ate mais

  116. Ricardo Assis disse:

    Bom dia.

    Fiz uma reforma na minha cozinha,
    Gostaria de saber se a chave de 30A e Bitola do fio de 2.5 está correto.

    Equipamentos:
    forno eleltrico 1750W.
    Máquina de lavar –
    Micoro-ondas
    geladeira 0,34 kw mês

    Se não qual a chave e bitola ideal devo utilizar.

    Atenciosamente

    Ricardo.

  117. flávio.f.o disse:

    ola Claudio gostaria de sabe quanto computadores posso ligar em
    um circuito com fio 2,5mm?des de já muito obrigado fico no aguardo tè

    • redeeletrica disse:

      Olá Flavio, depende da potencia dos computadores, o fio ou cabo de 2,5mm² suporta no maximo até 21 Amperes o ideal é que a corrente maxima neste caso não ultrapasse a 15 Amperes e o disjuntor tenha uma tolerancia de 25% da carga instalada. Sugiro somar as potencias dos computadores e calcular a corrente admissivel para essa instalação, total de Watts / por Volts = Amperes.

      Claudio

  118. gilvan disse:

    ola, meu nome é gilvan moro em Natal, RN, estou comecando na area de eletricista agora, gostaria de sabe como calcular cara circuito para cada dijuntor. e valor do dijuntor de entrada e dijuntor DR. como faço esses calculas,preicso da resposta urgente obrig. pela atenção

    • redeeletrica disse:

      Olá Gilvan, primeiramente você deve estar preparado para fazer cálculos, ideal é você fazer um curso ou estar cursando algum na área de eletricidade. Mas nada impede de você desenvolver a profissão sozinho, se você tiver alguma noção comece a fazer exercícios e simulados com circuitos de lâmpadas e tomadas.
      Ex.: você tem uma casa com três cômodos e um banheiro;
      4 lampadas de 60 Watts = 240 watts, divida pela tensão (volts) = Amperes
      1 chuveiro de 4500 Watts = 4500 watts, divida pela tensão (volts) = Amperes
      6 tomadas de uso geral (TUGs) de 300 = 1800 watts, divida pela tensão (volts) = Amperes
      Total de potencia instalada 6540 Watts, divida isso pela tensão local (110/220) volts e você terá a corrente do circuito geral.
      Claudio

  119. Douglas disse:

    Oi tudo bom? Espero q sim.Como faço um aterramento com re-bar? Em um predio de 9 andares e 24 apartamentos ja tenho todo o material mas ñ sei como faço.Vc pode me aconcelhar? Desde já obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Doglas, esse sistema é conhecido por aterramento estruturado, são embutidos nas colunas e fixadas as hastes nas ferragens e existe alguns critérios para sua execução. eu já executei esse tipo de trabalho e fica muito bom, nada aparece somente os captores no topo da edificação. posso te ajudar de alguma forma mas se voce não é engenheiro elétrico sugiro que procure um para dar suporte e ART, tudo bem. qualquer duvida voltamos a se falar.

      Claudio

  120. edvaldo rodrigues disse:

    boa noite sr claudio premeiro qero ti agradecer por tanto q voce ajudando com suas respostas hohe fiquei o dia lendo o seu blog
    e parabens eu acho que e asim mesmo temo que ajudar o nosso irmaos

    sou eletrecista e estou apredendo poi cada dia agente aprende mais eu preciso estala 15 refletor de 200w num jardim eu poso usar cabo pp de dois e meio mm direto sem mangueira nao tem poblema
    brigado ate mais

    • redeeletrica disse:

      Edvaldo rodrigues
      Olá Edvaldo, obrigado pela visita no blog, é um grande prazer poder ajudar o meu próximo, continue com seus ideais e não se preocupe em aprender, todos nós por muito que se saiba, sempre aprendemos alguma coisa nova.
      Bem se você for ligar os 15 refletores na tensão 220 volts o cabo de 2,5mm² suporta tranquilamente mas se a tensão de uso for 110volts o cabo tem que ser no mínimo de 4mm² que suporta até 28 Amperes. O cabo PP é especifico para aplicação externa e manuseio mecânico de preferência use abraçadeiras para fixação de 1 a 1 metros.
      Até a próxima e fique com Deus.
      Claudio

      • edvaldo rodrigues disse:

        brigado sr claudio muinto gato pela sua resposta fiquei muito felis de voce ter compartilhado esta informacao vai mimajudar

        vou ti pedir mais uma ajuda temos um poco artesiano com uma bomba trifasica de 2 cv e meio e eu cedo agua pra um visinho mais eu nao cobro dele mais ele quer mim pagar o cosumo de energia como eu poso calculal o cosumo esta bomba ligada em uma hora quanto de energia ela cosome

        desde ja eu agradeco muito obrigado

  121. paulo cezsr cichon disse:

    boa noite claudio,gostaria de saber sobre o dj dr,geralmente o neutro passa por ele certo,e quando nao tem neutro no caso de uma banheira que temos duas fases,como faço ligar sem o neutro.
    abraços meu email.paulocichon@hotmail.com.

  122. rafael disse:

    pretendo instalar 10 tomadas para computadores quero calcular os fios e os disjuntores para os computadores ,como fazer os calculos levando em considereacao a distancia, ,um fio 6 mm com um disjuntor de 25 dão conta do recado ou pfeciso fazer calulo, pode me passar a formula da distancia para fazer o calculo

    • redeeletrica disse:

      Olá Rafael, primeiramente você tem que somar a potencia dos computadores e decidir qual a tensão que vai usar 110/220 Volts para saber a corrente em Amperes.
      Verifique tudo isso para que eu possa te ajudar tudo bem? Aguardo retorno.
      Claudio

  123. Marcia Nogueira disse:

    Oi Por favor, gostaria que vcs me ajudassem a entender porque a minha lavadora de roupas queimou. A tomada dizia 10A – 250v~.
    Então, liguei normal na tomada de 220 0 e ela queimou.
    Depois vi na parte de trás que tem 127V.
    Isto é padrão?
    Por favor, me respondam.
    marcia@manaproducoes.com.br

    • redeeletrica disse:

      Olá Márcia, a identificação da tomada é padrão, isso quer dizer que ela é para tensão de até 250 Volts e 10 Amperes, neste caso a sua tomada é 220 Volts e sua lavadora é 110 Volts.
      Claudio

  124. marcos filho disse:

    tenho um circuito de cabo de cobre de 70 mm² ,no comprimento de 70 m com a carga final 100 A preciso saber de quanto seria o meu disjuntor de proteçao.
    meu e-mail : marcos-eletro1@hotmail.com

    • redeeletrica disse:

      Olá Marcos, o cabo em referencia de 70mm² é para 151 Amperes com 2 condutores carregados e 136 para 3 condutores carregados, se realmente a sua carga final é de 100 Amperes o disjuntor ideal é de 125 Amperes.

      Claudio

  125. jose carlos disse:

    jose carlos eu qria colocar 6 tomadas para secador de cabelo qual o fio q coloco para o quadro de distribu~ção do medidor para o quadro?

    • redeeletrica disse:

      olá José Carlos, para calcular é necessário a potencia (Watts) de cada secador e tensão 110 ou 220 volts e a distancia do quadro medidor e quadro interno, tudo bem? envie para mim.
      abç.
      Claudio

      • jose carlos disse:

        jose carlos, o secador é de 1500,00w e a distancia ´e de 3,5metros

      • redeeletrica disse:

        José Carlos
        O total é de 9000 Watts a corrente em Amperes para essa potencia é de 81,81 Amperes ligado na tensão 110 Volts, sugiro a você fazer 3 circuitos independentes para duas tomadas com disjuntores de proteção de 30 Amperes e utilizar cabo ou fio de 4m² para os circuitos de 3000 Watts.
        O cabo ideal do medidor até o quadro interno do ambiente é de 16mm²
        O cabo para os circuitos de até duas tomadas é de 4mm²
        As tomadas individuais são de 20 Amperes

        voce não informou a tensão acredito que é 110 volts

        Claudio

  126. jose carlos disse:

    esse é o meu email´e carlosjcn@bol.com.br

  127. Gregory Augusto Maciel disse:

    Boa noite, gostaria de saber se vocês poderiam me indicar algum programa para fazer uma planta baixa, igual aquela que vocês dero de exemplo.

    aguardando resposta

    • redeeletrica disse:

      Olá Gregory, obrigado pela visita no site.
      o programa que uso é o PRÓ ELETRICA DA MULTIPLUS (www.multiplus.com.br).
      Umgrande abraço.
      Claudio

  128. Gregory Augusto Maciel disse:

    Gostei da ajuda, site muito bom e confiavél,
    aprovo e recomendo,

    tenho mais uma duvida sobre:
    como dar um orçamento na hora de fazer uma instalação de uma casa?

    eu tenho uma casa pra fazer com aproximadamente 60m²,
    nela tem 30 ponto de tomada e 12 pontos de lampada.

    • redeeletrica disse:

      Olá Gregory, os valores de mão-de-obra tem muito a haver com a região onde sera executado os trabalhos. o valor médio para instalações hoje é mais o menos 35 a 40 reais o metro da construção isso é somente as instalações de cabeamentos, quadro interno, disjntores tomadas e interruptores, lustres e medidor é cobrado a parte.
      o ideal é voce calcular a quantidade de horas que voce vai gastar para executar esses serviços e cobrar um preço fechado não menos de R$1680,00 isso quer dizer que o estimado para 3 dias sendo 24 horas do eletricista 40,00 = 960,00 e 24 horas do auxliar 30,00 = 720,00 esses valores já esta inclusos impostos e encargos sociais, caso voce não contribua, até 1200,00 esta bom.
      espero ter ajudado.
      Claudio

  129. Junior disse:

    Boa tarde!

    Pode me tirar uma dúvida? Comprei um microondas de 110v com a nova tomada de três pinos de 20a, porém no meu apartamento são as tomadas três pinos de 10a. A minha pergunta é o seguinte: Se eu trocar uma tomada da cozinha de 10a para 20a, resolve o meu problema? Aguardo retorno! Obrigado…

    • redeeletrica disse:

      Boa tarde!

      Pode me tirar uma dúvida? Comprei um microondas de 110v com a nova tomada de três pinos de 20a, porém no meu apartamento são as tomadas três pinos de 10a. A minha pergunta é o seguinte: Se eu trocar uma tomada da cozinha de 10a para 20a, resolve o meu problema? Aguardo retorno! Obrigado…
      Olá Junior, alem da tomada ser de 20A, acredito que a fiação seja de 2,5mm², e podera substituir a tomada para 20A, essa tomada é diferenciada devido o seu orificio ser de 4,8mm. estareia disposição;
      grande abraço
      Claudio

  130. luiztobias disse:

    boa tarde estou um grande problema!!! tenho um supermercado com uma instalaçao muito antiga e acho q devo renovar pq estou pagando um valor alto $=1.020,00 por favor mim oriente! vou lhe passar o q eu tenho
    12 lampadas florecentes 36w 127
    12 florecentes 20w 127
    2 lampadas 25w 220
    4 computadores
    1 telvisao 42poleg
    1 televisao 21
    2 ventilador
    1 fatiadeira
    3 frizer 3,5 amperes 127
    1 frizer 3,5 amperes 220
    1 frizer 6,0 amperes 220
    lembrando q so os frizer ficam ligado sempre! se for a instalaçao antiga por favor mim indique qual o cabo e dijuntor devo usar. obr

    • redeeletrica disse:

      Olá Luiz, bem primeiramente com a atual política e necessidade da terra, temos que pensar em economia e suas alternativas, já que você esta pensando em melhorias, o ideal é você começar a pensar em ter o Maximo de luz natural no ambiente se a estrutura da edificação permitir é claro, colocando telhas transparente na entrada e internas, dispondo o lay-out de prateleiras de acordo com a iluminação, existem vários meios de você economizar com eletricidade, eu não sei a demanda de freqüência de fregueses no seu supermercado, o que tenho feito hoje nos meus clientes é sugerir a instalação de sensores de presença nos locais internos, vale a pena o investimento o retorno pode ser rápido. Hoje o consumo total de aproximadamente de 5100 Watts sendo que 50% é sistema de refrigeração devemos considerar que esses ficam ligados +- 16 horas diárias, e 50% de outros 12 horas diárias x 26 dias, estimado de 2011 Kw/mês que daria +- R$935,29 se a taxa cobrada for a do interior de São Paulo. Quanto a instalação das tomadas dos refrigeradores o cabo ou fio pode ser de 2,5mm² e a tomada de 10 Amperes. Se possível procure um profissional eletricista para poder ajudá-lo principalmente com as investigações da rede elétrica.
      Espero ter ajudado.
      Claudio

      • luiztobias disse:

        obrigado !!! claudio todas as tomadas dos frizer po ser ligadas um cabo de 2,5 e um dijuntos ou para cada frizer tem que ser um cabiamento de 2,5 e um dijuntor na distribuiçao? e a distancia entre a distribuiçao ate a tomada do frizer diferencia a bitola do cabo pq meu frizer tem 30m de distancia da distribuiçao? Há sim,aqui é muito dificil achar um profissional rs

      • redeeletrica disse:

        Luiz, a corrente maxima para os cabos condutores de 2,5mm² é de 21 Amperes, realmente se o refrigerador que voce tem esta a 30 metros pode oscilar a tensão na hora da partida do motor, faz o seguinte coloque um circuito especifico de cabos 4mm² e disjuntores para essa e um outro para as outras duas tudo bem?
        claudio

      • luiztobias disse:

        boa tarde !!! e qual a bitola q devo usar do medidor ate o quadro? obrigado por tudo.

  131. Julio Cezar disse:

    Boa noite!

    Claudio, gostaria de sua contribuição no assunto abaixo.
    Vou fazer a distribuição eletrica da minha casa. A rede é monofásica. São dois banheiros, mais ou menos 50 tomadas, 30 interruptores, sendo 2 triplos e 30 lampadas. Temos muitos aparelhos eletronicos. Qual a bitola do fio que deve sair do relogio até a caixa de distribuição? Quais as bitolas de fio que devo usar para chuveiro, aspirador de pó, ferro eletrico, lavadora de alta pressão? Qual divisão devo fazer no quadro de distribuição e como calcular as amperagens dos disjuntores? Fico muito grato se puder me ajudar.

    Grande abraço e parabens pelo excelente trabalho que tem feito.

    • redeeletrica disse:

      Ola Julio, você não informou a potencia dos chuveiros, mas vamos estimar, se a tensão sua é 110 volts e você tem todos esses números de tomadas e lâmpadas, vamos estimar;
      2 x 4500 w = 9000 / 110 volts = 81,81 Amperes
      50 tomadas x 70% = 35 x 200 watts = 7000 / 110 volts = 63,63 Amperes
      30 lampadas x 70% = 21 x 60 = 1260 / 110 volts = 11,45 Amperes
      Total Watts 17260
      Total Amperes 156,89
      O cabo ideal para essa carga é de 50mm² do medidor até o quadro. Disjuntor de 150 A
      Do quadro para os chuveiros é de 6mm² disjuntor de 50 A
      Do quadro para as tomadas os cabos pode ser de 2,5mm² dividido em circuitos de no Maximo 6 tomadas cada.
      O mesmo de 2,5mm² para os circuitos de lâmpadas.
      Julio eu sugiro a você solicitar a concessionária de energia elétrica da localidade instalar um medidor bifásico 2 fases mais neutro, assim você economiza nos cabos.
      Espero ter ajudado.
      Claudio

      • julio disse:

        Obrigado…Claudio. Me esclarece, os cabos dos interruptores pode ser de 1,5 mm o tem que ser o de 2,5mm. Todas as tomadas poderá utlizar o fio de 2,5mm, até mesmo a tomada do microondas? Se eu passar o fio de internet e telefone no mesmo tubo da energia eletrica pode haver interferencia?

  132. João Luiz disse:

    Bom dia!

    Comprei um chuveiro Lorenzetti, 7500W (potência máxima) 220V, o disjuntor é de 32A.

    E tenho as seguintes dúvidas:

    O mesmo não esquenta a água como deveria, há a possibilidade de o disjuntor estar passando corrente a menor que o necessário ?

    Se eu substituir por um de 40A seria melhor ?

    E, finalmente, há alguma diferença de eu colocar um disjuntor de 40A ou 2 de 20A (um para cada fase) ?

    Grato,

    João Luiz

    • redeeletrica disse:

      Ola João, a potencia do chuveiro é de 7500 Watts e ligado em 220 volts isso quer dizer que a corrente é de 34 Amperes, neste caso o disjuntor tem que ser de 40 Amperes bipolar.
      Quanto ao aquecimento da água, o disjuntor não limita tensão e sim corrente, neste caso pode haver problema na tensão do chuveiro ou redução de água isso pode acontecer quando não existe pressão suficiente para acionar os contatos da temperatura alta, este fato aconteceu com meu pessoal de manutenção em um dos clientes, alem disso teste a tensão que chega até o chuveiro verifique se não esta em 110 volts.
      Espero ter ajudado.
      Claudio

      • João Luiz disse:

        Cláudio,

        A tensão é 220v na chegada ao chuveiro…

        O chuveiro funciona com uma pressão de 0,7mpa e alem disso tem um pressurizador interno…

        Tenho usado o mesmo na potência média 5300w, que creio que um disjuntor de 32A aguentaria…

        Com relação ao disjuntor, 2 dijuntores de 20A são equivalentes a 1 de 40A bipolar (cada disjuntor num fase / polo).

        Grato.

        João Luiz

  133. Gregory Augusto Maciel disse:

    Boa tarde, primeiro, obrigado pela ajuda de, como dar um orçamento na hora de fazer uma instalação de uma casa?

    Mais uma vez venho aqui buscar uma ajuda,

    Preciso instalar 9 lampadas em uma SANCA, a sanca tem esse formato |_| são três em cada lado.

    Queria saber como faço para acender elas de três formas diferentes, de uma forma que acenda só as da laterais, uma de cada vez, e uma forma que acenda os três lados, ou seja, pra acender esse lado || e depois os três |_|.

  134. Julio disse:

    Claudio, fiz uma solicitação e não consta aqui, como devo proceder?

  135. luiztobias disse:

    Muito obrigado mesmo!!!!!

  136. Diego disse:

    Ola boa noite

    Estou fazendo um serviço na casa de um amigo e não lembro como dimencionar os djuntor certo para as tomadas (TUG) 127 v (por exemplo num total de 28 tomadas qual seria o djuntor certo que eu deveria dimencionar no quadro de distribuição)

    • redeeletrica disse:

      Olá Diego, as tomadas de uso geral (TUGs), tem a sua capacidade restrita no maximo a 300 watts e a sua demanda de utilização depende a utilização, o ideal é voce distribuir e dividir em pelo menos 4 circuito com 7 tomadas cada esse circuito vai ter no maximo 16 Amperes o disjuntor sera de 20 Amperes e o cabo ou fio sera de 2,5mm².
      espero ter ajudado.
      Claudio

  137. Tania Neves disse:

    Olá Claudio,

    será que vc consegue me dar uma ideia sobre um problema que nenhum eletricista que veio à minha casa conseguiu resolver? Tenho na sala um rack com TV, home theater e o aparelho de TV a cabo, todos ligados num filtro de linha; ao lado, neste mesmo móvel, uma adega de vinhos que tem tomada exclusiva e divide o disjuntor com três lâmpadas que raramente são usadas. Por muitos anos tudo funcionou perfeitamente, mas há alguns meses comprei um aparelho de Blue-ray, que foi ligado no filtro de linha dos outros aparelhos do rack. Pois bem: quando estou assistindo filme no Blue-ray e a adega arma ou desarma a resistência, o aparelho de Blue-ray sofre uma espécie de “pico” de luz: apaga completamente e, depois de alguns segundos, retorna ou só com imagem (sem som), ou só com som (sem imagem), me obrigando a desligar o aparelho e religar para voltar ao normal. Imaginei que havia uma “ligação oculta” entre as tomadas da adega e do filtro de linha, mas o eletricista que fez a instalação jurou que não há, e não soube explicar o ocorrido. Outro eletricista veio, constatou que o Blu-ray e a adega estão de fato cada um num disjuntor, e tb não conseguiu explicar. Só a proximidade física desses aparelhos (ficam a vinte centímetros de distância um do outro), mesmo não compartilhando tomadas, pode causar isso? Ou é possível que no caminho do quadro de luz para essas tomadas exista algum “compartilhamento” não detectado? O fato de estarem em disjuntores diferentes já não seria garantia de não haver “compartilhamento”? A interferência só acontece com o Blue-ray, nunca aconteceu com o DVD e nem com a TV. Um terceiro eletricista veio, testou a adega em várias tomadas da casa e constatou que somente numa tomada da cozinha, bem distante da sala, o problema desaparece: em várias outras tomadas continuou acontecendo a mesma interferência. Já não sei mais o que fazer…
    Agradeço muito se puder me dar uma ideia do que pode estar acontecendo.
    Obrigada,
    Tania

    • redeeletrica disse:

      Olá Claudio,
      Será que vc consegue me dar uma ideia sobre um problema que nenhum eletricista que veio à minha casa conseguiu resolver? Vamos ver se posso te ajudar!, Tenho na sala um rack com TV, home theater e o aparelho de TV a cabo, todos ligados num filtro de linha; ao lado, neste mesmo móvel, uma adega de vinhos que tem tomada exclusiva e divide o disjuntor com três lâmpadas que raramente são usadas. Primeiramente preciso saber a potencia de cada aparelho, lâmpadas e a capacidade do filtro de linha e tensão de trabalho para poder calcular o circuito. Por muitos anos tudo funcionou perfeitamente, mas há alguns meses comprei um aparelho de Blue-ray, que foi ligado no filtro de linha dos outros aparelhos do rack. Pois bem: quando estou assistindo filme no Blue-ray e a adega arma ou desarma a resistência, o aparelho de Blue-ray sofre uma espécie de “pico” de luz: R:com esse comportamento tudo indica que existe um mal contato ou sobrecarga no circuito)
      Tania: apaga completamente e, depois de alguns segundos, retorna ou só com imagem (sem som), ou só com som (sem imagem), me obrigando a desligar o apare lho e religar para voltar ao normal. Imaginei que havia uma “ligação oculta” entre as tomadas da adega e do filtro de linha, mas o eletricista que fez a instalação jurou que não há, e não soube explicar o ocorrido. É necessário saber também a bitola do fio ou cabo que atende essas tomadas. Outro eletricista veio, constatou que o Blu-ray e a adega estão de fato cada um num disjuntor,
      R:(para saber se o circuito é único desligue ele e ligue os aparelhos em questão e verifique se acontece algo diferente se acontecer o circuito é o mesmo, os equipamentos de som e imagem são muitos sensíveis a variações de tensão quando isso acontece para baixo, a sua especificação sempre é de 100 a 240 volts e quando o refrigerador liga realmente a tensão cai, pode ser esse o problema)
      Tania: e tb não conseguiu explicar. Só a proximidade física desses aparelhos (ficam a vinte centímetros de distância um do outro), (não tem nada a ver a distancia), mesmo não compartilhando tomadas, pode causar isso?
      R: (sim pode, o que ocorre é quando o refrigerador da partida no motor),
      Tania: Ou é possível que no caminho do quadro de luz para essas tomadas exista algum “compartilhamento” não detectado?
      R: (pode ser mas, se o eletricista verificou e constatou que não… fica a duvida, será?)
      Tania: O fato de estarem em disjuntores diferentes já não seria garantia de não haver “compartilhamento”?
      R: (deveria haver uma garantia de proteção dos disjuntores desde que todas as instalações estejam dentro das normas especificadas pela NBR-5410, acredito que exista alguma falha em conexões/emendas e distribuição dos cabos e bitolas não compatíveis).
      Tania: A interferência só acontece com o Blue-ray, nunca aconteceu com o DVD e nem com a TV. Um terceiro eletricista veio, testou a adega em várias tomadas da casa e constatou que somente numa tomada da cozinha, bem distante da sala, o problema desaparece: em várias outras tomadas continuou acontecendo a mesma interferência. Já não sei mais o que fazer…
      Agradeço muito se puder me dar uma ideia do que pode estar acontecendo.
      Obrigada,
      Tania
      Espero ter ajudado se estiver na região de Campinas posso ajudar melhor.
      Claudio

  138. Tania Neves disse:

    Olá Claudio,

    esse teste de desligar os disjuntores eu já fiz. Realmente a adega está em disjuntor separado de onde estão a TV, o DVD e o Blue-ray.
    O que me intriga é o fato de não haver interferência na TV nem no DVD, só havendo no Blue-ray.
    O que é apontado por todos os eletricistas como única solução é trazer uma nova ligação do quadro de luz para a adega, mas o problema dessa solução é que teria que quebrar teto de gesso e duas paredes, pois apenas abrindo “visitas” no teto de gesso eles não conseguiram encontrar o caminho que leva até a tomada da adega.
    Infelizmente não estou perto de Campinas: sou do Rio.
    Obrigada pelas suas observações e parabéns pelo blog.
    Tania

    • redeeletrica disse:

      Tania tem que ter uma solução para este caso, peça ao eletricista testar a tensão com multímetro confiável na tomada onde esta ligado o Blue-Ray e ligar o refrigerador com o Blue-Ray ligado, e verificar se ela a tensão continua fixa. Como disse antes estou convicto que ou a tensão esta caindo abaixo de 100 volts ou a bitola do fio em algum trecho esta abaixo da permitida.
      esses aparelhos eletronicos tem um regulador de tensão de trabalho, menos de 100 e mais de 240 volts eles desligam.
      Claudio

  139. Jose Alves disse:

    Bom dia Claudio. Qual é o metodo mais pratico de se medir a quant de fios numa edificação, qdo esta não existe a planta?

    • redeeletrica disse:

      Olá José Alves, independente do tamanho da edificação o correto é ter um projeto de todas as instalações de elétrica, hidraulica e etc. a quantidade de fios que voce se refere é numeros de circuito que vai ser necesário para atender todos os pontos que existira na edificação; área ² da edificação, numeros de sanitarios, numeros dde quartos, salas, corredores, área externa, distancia do medidor ao quadro de distribuição interna, e tensão que a concessionaria local vai dsponibilizar para a edificação, com tudo isso o projetista vai poder ter subsidios para montar o projeto e calcular todas as necessidades.
      espero ter ajudado.
      Claudio

  140. kiko disse:

    bom dia queria saber qual medida do fio ideal da caixa de entrada para a caixa de disjuntores da residencia com 35 metros de distancia agradeço desde já pela informação

    • redeeletrica disse:

      Olá Kiko, para voce ter a exatidão é necessário ter todas a informações refrente a tensão que vai ser utilizada se é 2 ou 3 condutores carregados, quantidades de Watts instalados (tomadas, chuveiros, lampadas, maquinas, outros). só assim é possivel calcular, estou a disposição.
      Claudio

  141. Vanessa disse:

    Bom Dia…. de inicio tinha umas 200 perguntas mais depois de ler os posts, acho que já psso conversar de igual com meu eletricista….
    Restou apenas uma duvida: meu relógio de leitura é monofásico (isso quer dizer que é apenas para 100v?), o eletricista me diz que dá para puxar tensão 220v sem precisar trocá-lo, isso é correto?
    A explicação que entendi é que do poste vem 2 cabos de fase e um neutro (colocamos cabos de 16mm) para o relogio de leitura (mono) onde deverei colocar um dijuntor de 63A. Deste relogio puxo a “haste” terra com ponteira de cobre e 2,80m e o respectivo cabo de 16mm até um dos barramentos do meu quadro de força, para o outro barramento uma das fases e saindo do dijuntor de 63A (também do quadro de força) outra fase e o neutro.
    No fim de tudo se bem entendi, lembro que tenho que usar 1 fio verde =terra, 2 azuis=fase e 1 preto=neutro, por favor, é isso? ou deleto tudo e peço prá trocar logo o relógio prá bifásico? Obrigada, Vanessa

    • redeeletrica disse:

      Olá Vanessa, gostei das 200 rsrsrs, bem, não sei a região sua exite cidades que o medidor é monofasico e a tensão é 220 volts isso é distribuido em 380 volts pela concessionaria, no seu caso como existe 110 volts pode ser que não seja o caso e tera que ser substituido o medidor de Kwh, (medidor mono é usado dois condutores o bifasico é usado três condutores). o correto é, para quisquer alteração na caixa de medição tem que ser questionada e autorizada pela concessionaria local, é atraves de projeto e informações da edificação que eles aprovam ou não a tensão solicitada e existe um padrão de montagem das caixas é só solicitar na empresa. as cores de cabos para ligação também é padrão o fio terra é verde, o azul é neutro e para as fases são nas cores preto.
      espero ter ajudado.
      Claudio

  142. ronaldo disse:

    31/10/2011
    bom dia claudio.
    meu mone ronaldo . eu queria tira uma duvida como calcula quiloaite hora esepos tenho uma bomba 3cv bivolte no arperiminto manca 24a como mutiplica para saber o quer ela vai consumir ficando ligada 3 hora

  143. ronaldo disse:

    31/10/2011
    bom dia claudio eu tenho mais uma pegunta como calcula 5600w para amperes.

  144. Daniel Fernandes disse:

    Bom dia Claudio, tenho um trailer de lanches e nele vou utilizar 4 chapas elétricas,
    (Potência(220v): 1600 w Amperagem(220v):7,3A Consumo(220v):0,8kw/h) cada,
    na instalação interna coloquei um quadro com dois dijuntores, um de 20A para uso geral (tomadas e iluminação)
    e um dijuntor exclusivo para as tomadas das chapas de 40a, para essas 4 tomadas utilizei cabos flexiveis de 4mm
    e pluque de 10a, esta correto??? Outra duvida, preciso de uma extenção de aproximadamente 35 metros, como devo faze-la???
    Desde já, Grato.

    • redeeletrica disse:

      Bom dia Claudio, tenho um trailer de lanches e nele vou utilizar 4 chapas elétricas,
      (Potência(220v): 1600 w Amperagem(220v):7,3A Consumo(220v):0,8kw/h) cada,
      na instalação interna coloquei um quadro com dois dijuntores, um de 20A para uso geral (tomadas e iluminação)
      e um dijuntor exclusivo para as tomadas das chapas de 40a, para essas 4 tomadas utilizei cabos flexiveis de 4mm
      e pluque de 10a, esta correto??? Outra duvida, preciso de uma extenção de aproximadamente 35 metros, como devo faze-la???
      Desde já, Grato.
      Olá Daniel, voce já tem todas as informações necessárias para os caculos, o total das chapas é de 29,09 Amperes. Daniel só uma sugestão, por ser um local de trabalho e com certeza seu ganha pão, eu colocaria um circuito para cada chapa, veja bem se estiverem todas no mesmo circuito o que pode acontecer se uma das chapas entrar em curo circuito… voce ficara sem as outras certo! acredito que o investimento para isso é muito pequeno vale a pena são dois disjntores unipolar e dois cabos de 2,5mm2 para cada chapa, pense bem antes de finalizar. com relação a extensão se for para essse fim voce deve ter um cabo tipo PP 4 x 6mm² e as conexões ideal para plugar nas duas extremidades não esqueça que as conexões deve ter capacidade para 40 amperes.
      espero ter ajudado
      Claudio

      • Ola Claudio, muito valiosa a sua dica quanto as chapas, irei segui-la com certeza, assim como a dica para a extenção. Muito obrigado, sua atenção foi de grande ajuda. Sucesso.
        Att, Daniel Fernandes

  145. César disse:

    boa noite acabei de fazer um curso de eletrica gostaria de saber qual disjuntor devo usar para um ar condicionado de 18000 btus
    de 1720 wts 220v devo usar um disjuntor unipola ou bipolar

    desde já agradeço

    • redeeletrica disse:

      Olá César, prmeiramente voce cacula W / V = A (1720/220=7,8), acrescente 25% = 9,8 A o disjuntor ideal é de 10 Amperes bipolar, o cabo de 2,5mm² não superior a distancia de 20 metros.
      espero ter ajudado
      Claudio

      • César disse:

        muito obrigado claudio pela ajuda nossa o sac da consul a marca do ar condicionado mandou eu colocar um disjuntor de 25 amperes

  146. Marcelo disse:

    Comprei um chuveiro de 7500w 220v, o técnico instalou fio dedicado de 6mm e dijuntor de 40a, depois de aproximadamente 10 minutos o dijuntor desarma.
    Observei que não foi ligado o terra.
    Alguém tem alguma sugestão.
    Desde já agradeço!

    • redeeletrica disse:

      Olá Marcelo, o fio e disjuntor esta correto, quanto ao desarme do disjuntor é necessário verificar se existe alguma conexão em desacordo (conector do chuveiro e terminal no disjuntor), quando existe alguma falha nos itens a corrente provoca aquecimento no fio e consequentemente o disjuntor termo magnético desarma. O fio terra é necessário para a segurança do equipamento e humano, a falta desse não provoca o desligamento do disjuntor, é claro desde que quando instalado esteja dentro das normas de aterramento. espero ter ajudado.
      Claudio

      • Marcelo disse:

        Obrigado pela resposta.
        O conector do chuveiro eu coloquei aquele de cerâmica, pois num primeiro momento foi colocado uma tomada e derreteu.
        O disjuntor são 2 de 40a e reparei que apenas 1 desarma.

  147. César disse:

    Boa tarde qual fio usar do relogio de luz até o quadro são mais o menos 25 mts

  148. cesar disse:

    Boa tarde qual fio eu uso do relogio de luz para o quadro são mais ou menos 25 mts

    muito obrigado

    • redeeletrica disse:

      Olá Cesar, o calculo para instalar o cabo ou fio depende totalmente da carga instalada no imovel, só assim sabendo da carga total é podemos calcular a bitola dos condutores, envie para que eu possa ajuda-lo.
      Claudio

      • cesar disse:

        bom dia

        chuveiro 6800w
        4lampada 20w
        um microondas600w
        uma tv
        e um aparelhode som

        muito obrigado

      • redeeletrica disse:

        Boa tarde qual fio eu uso do relogio de luz para o quadro são mais ou menos 25 mts
        chuveiro 6800w 30,9 A
        4lampada 20w 0,72
        um microondas600w 5,45 A
        uma tv 1,36 A
        e um aparelhode som 0,50 A
        TOTAL 38,93 A
        O cabo ou fio para essa distancia é de 10mm²

        Claudio

  149. Franciana disse:

    Eu tenho 32 lâmpadas de 20 wats, 7 motores trifásicos de 1 cv e 13 motores mono de 1 cv. A distancia do padrão até o motor é de 150m, qual o fio que devo utilizar?

  150. Filipe disse:

    Ola tudo bom???
    Eu poderia colocar uma chave geral dentro da caixa de distribuição dentro de meu apto??? Se eu puder qual seria o disjuntor de amperagem ideal.
    Obrigado

    • redeeletrica disse:

      Olá Filipe, se já existe uma caixa de disjutores ou fusível dentro do imovel, por norma já esta com proteção geral, verifique se existe um disjuntor unico que ao desligar corta a tensão geral, se não acontecer solicite a um profissional eletricista que instale um disjuntor geral para acapacidade de carga existente.

      Claudio

  151. Alaildo carlos dos santos disse:

    Ola amigo! Pretendo fazer a estalação de minha casa e estou com uma dúvida, ou seja, (15 tomadas, e 10 interruptores ) DÚVIDA: como fasso para calcular a corrente para os itens respectivos para chegar ao disjuntor ideal sendo 2 circuitos em tenção 220v, como fasso o calculo na prática.? Grato

    • redeeletrica disse:

      Olá Alaildo,
      Primeiramente você tem que somar todas as potencias que ira instalar se as tomadas são de uso gerais (TUGs) ou de uso específicos (TUEs) que são de chuveiros, aquecedores, potencia acima de 1000 watts, com esses dados temos como fazer os cálculos. Aguardo.
      Claudio

  152. sandro disse:

    tenho um chuveiro termosystem com 6500 watts de potencia instalado com fiação 4 mm disjuntor 25 amp a 3 metros do chuveiro, com fio terra e conector de ceramica. gostaria se saber se posso colocar um disjuntor de 32 amp pois o disjuntor de esta caindo muito até com o chuveiro desligado.
    aguardo resposta.

    • redeeletrica disse:

      Olá Sandro, o chuveiro que voce tem de 6500 Watts esta ligado em 220 volts é necessário que os cabos de alimentação seja de 6mm² e o disjuntor de 35 a 40 Amperes.

      Claudio

  153. Eduardo Grandi disse:

    Ola, Tenho uma Dúvida, e gotaria de ajuda,

    Preciso instalar 5 Chuveiros e gostaria de saber se podem me enviar uma esquema de ligação p/ rede Trifásica.

    Desde ja Agradeço. e aproveito p/ dizer qua achei muito bom o trabalho de vocês

    Atenciosamente

    Eduardo

  154. Alaildo carlos dos santos disse:

    Ola claudio, pretendo fazer a estalação de uma residencia e, gostaria q vc podesse me informar como fasso para calcular a corrente elétrica na prática sendo 15 tomadas de uso geral, e 10 lampadas de 20wats (2 circuitos) um disjuntor para cada circuito e um geral. Grato.

  155. Mauricio Sedaca disse:

    Meu caro amigo! Parabens pela iniciativa de dividir com os outros esse enorme conhecimento que voce tem. Bem, gostaria de saber, qual a “bitola” e qual tipo (“rigido” ou flexivel) de fio eu poderia usar para fazer uma extensão de uma iluminação que seria o seguinte: uma rede com 220Volts, que deve alimentar: Para o “meu lado esquerdo” uma distancia final de 120 Metros e 04 lampadas de 45 watts (lampadas frias, dessas modernas), com um intervalo de 30 metros uma da outra, e para o “meu lado direito” uma distancia final de 270 Metros e 09 lampadas tambem de 45 watts, com o mesmo intervalo(30 metros) das outras. Tenho tambem a ideia de colocar “as tais fotocelulas” para acenderem sozinhas isso é possivel. Desde ja agradeço a sua colaboração, muito grato.

    Mauricio.

    • redeeletrica disse:

      Olá Mauricio obrigado pela consideração.
      o circuito de 4 lampadas deve ser usado cabo de 4mm² e o de 9 lampadas use o cabo de 6mm² e todos os circuitos podem ser ligados no rele foto celula, espero ter ajudado.
      Claudio

  156. cesar disse:

    boa noite estou com um problema no meu apt tenho um chuveiro 4 estações da corona com resistência blindada 6500 w fio 6 mm disjunto de 30 amperes já faz uns 10 anos que tenho esse chuveiro oque acontence de uns tempo placa ligo o chuveiro da menos de 2 segundos o disjunto dr desarma e todo o apt fica sem luz sera que o chuveiro estar em culto pois o disjunto dr so desarma quando ligo o chuveiro

    desde já agradeço

    • redeeletrica disse:

      Olá Cesar, se você tem esse chuveiro com a potencia de 6500 watts certamente este ligado em 220 volts, se você dividir essa potencia pelo volts é = a 29,54 Amperes e o seu disjuntor é de 30 Amperes isso ai mais alguma coisa que você liga ou já esta ligado provoca a sobre carga no disjuntor e ocorre o desarme. O chuveiro não esta em curto o que pode estar acontecendo após 10 anos de uso a blindagem da resistência o sofreu os desgastes naturais, neste caso o disjuntor Dr também desliga o Dr só é utilizado quando a resistência é blindada. Sugiro procurar um eletricista com conhecimento para auxiliar nas medições de tensão, potencia e corrente e aproveitar dar uma revisada nas conexões e fiações isso é muito importante. Espero ter ajudado.
      Claudio

      • cesar disse:

        boa tarde claudio terminei meu curso agora de eletrica e ainda não tenho muita experiencia na area por isso estou com essa duvida do o chuveiro é 220v olha fiz um teste desliguei todos os disjuntore só deixei os dois de trinta que é do chuveiro e mesmo assim quando ligo o disjuntor dr desamar não da nem tempo da agua chegar direito no chuveiro mais uma duvida se eu for compla outro chuveiro tem que ser com resistencia blindada ou pode ser um chuveiro comu

        muito obrigado pela ajuda seu site é muito importante para nóis

  157. Gilmar disse:

    boa noite meu caro , espero que esteja bem , preciso de uma dica como melhor ligar dois pulsadores para ligar um fecho e sendo ligado de dois pontos, caso tenha algo diferente de ligar o neutro no fecho e ligar as fases nos pulsadores sem ser em série.Deus abençoe.

  158. renato petersen disse:

    bom dia gostaria de saber se tem como calcular a capacidade da potencia da rede sabendo que o disjuntor é de 150A trifasico??

    sds

    • redeeletrica disse:

      Olá Renato, Não tem, exceto se você tiver certeza que foi instalado de acordo com as normas de instalação que é de a O disjuntor é um elemento de proteção que é a corrente existente mais 25% ou seja 150 A – 25% = 112,5 A x Volts/V¬³= 34312 Watts (potencia). Para ter certeza o ideal é você procurar um profissional eletricista e medir a corrente total do disjuntor geral.

      Claudio

  159. Jean disse:

    Boa tarde…
    Estou desenvolvendo um projeto industrial mas estou com duvidas em relação ao dimencionamento das tomadas trifásicas, como devo proceder, qual corrente devo determinar e qual será a carga (kVA) de cada uma?

    • redeeletrica disse:

      Olá Jean, independente de o projeto ser industrial ou não, os procedimentos para instalações deve ser os mesmos, existe etapas que você deve seguir; 1- levantamento de todas as necessidades de tomadas que vão ser instalados, motores, maquinas, iluminação etc, 2- tensão disponível do local 3- números de circuitos elétricos e dimensionamento de quadros de distribuição e proteção.
      Jean o ideal é recorrer primeiramente a um projetista, empresa que vai executar e te dar garantia dos serviços.
      Claudio

  160. Luiz Bonatto disse:

    Olá, gostaria de saber se tem algum problema em fazer tomadas para ligar o chuveiro, sendo a tomada e o plug de 20 A. Meu chuveiro é 220v e tem 6500w, a bitola do fio é de 6. Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Luiz,
      Tem problema sim Luiz, a potencia do seu chuveiro é de 29,54 Amperes e a tomada de uso comum é de 20 Amperes, o ideal é voce fazer a conexão com terminal de porcelana e acomodar dentro da caixa de chegada do circuito do chuveiro.

      Claudio

  161. CASSIANO disse:

    Ola Bom dia,
    Gostaria de saber a bitola ideal do fio para instalação de uma lampada de 1500w
    obrigado

    • redeeletrica disse:

      Olá Cassiano, a bitola ideal é no minimo de 1,5mm², caso a distancia for acima de 25 metros devera fazer os calculos de perda de tensão.

      Claudio

  162. CASSIANO disse:

    Obrigado pela ajuda

  163. Cesar Pereira de Souza disse:

    boa tarde,
    Gostaria de saber qual tipo disjuntor colocar no quadro distribuição, sao 02 cabos (fase) que saem do medidor de 16mm ,01 cabo 16mm para neutro e 01 cabo 06mm proteção, e a distancia 13mts ate o quadro.
    Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Cesar, primeiramente vôce tem que saber as potencias que vai instalar neste quadr de distribuição, após as somas dos equipamentos e acessórios calcula-se a corrente total e se o caso for de divisão de circuitos calcular as potencias individuais ex. chuveiros, aquecedores, tomadas e iluminação, calcular disjuntores individuais para cada circuito, se houver duvida envie os dados contendo tensão e watts e que te ajudo.
      CLAUDIO

      • Cesar Pereira de Souza disse:

        Boa tarde Claudio,
        Sao 03 circuitos pra tomadas com cabos 2,5mm, onde serão instaladas 15 tomadas por circuito, 02 circuitos 220v para chuveiros com cabos 6,mm e 01 circuitos para iluminação para 12 lampadas 110v com cabo 1,5mm., qual disjuntor colocar no QD os cabos que saem do medidor sao 03 cabos 16mm (fase/fase-neutro), e 01 cabo 10mm.(proteção/terra). obrigado

  164. Leandro disse:

    Olá, adquiri um apartamento recentemente, e com freqüência o disjuntor de 30 do chuveiro desarma, basta deixar um pouco mais quente, fui e troque por um de 40 e mesmo assim fica caindo o que pode ser feito para resolver este problema… Grato

    • redeeletrica disse:

      Olá Leandro, não substitua o disjuntor antes de saber a bitola do cabo (mm²), verifique a potencia do chuveiro, tensão que esta ligado, e cabo de alimentação existente. para um disjuntor de 30 A use no minimo cabo de 4mm² = 5000 Watts para o de 40 A use no minimo de 6mm² = 6600 Watts, se ainda ficar em duvida envie os dados de cabo, watts do chuveiro, tensão, distancia do chuveiro até o quadro, até breve.
      Claudio

  165. Felipe Bottona disse:

    Boa tarde e parabéns pelo site, muito útil!
    Estou com um problema. Preciso fazer a ligação de um espelho do sistema novo (3 pinos com o terra), porém o fio dentro é aquele de cobre, não flexível, mais grosso. E o fio “passa”, vem de um cano amarelo, indo para outro, sem interrupção. No antigo está dobrado, com o parafuso por cima, porém, no sistema novo não tem como fazer isso, não entra de jeito nenhum.
    Posso cortar o fio?
    ou fazer uma “extensão” por dentro, com fios normais?
    Desde já agradeço
    Felipe

  166. jose carlos disse:

    um ar de 24000btu qual o disjutor? para 220

  167. tricista disse:

    boa noite grande amigo eu preciso faser uma iluminanao ne uma quadra vou colocar 8 refretor de 400w em cada poste vou colocar 2 refletor vou dividir em 2 cirquito vou usar fio de 2 e meio distancia de 45 metros acho q tudu bem ne amigo acho q nao vai dar queda de tencao nao ne brigado aguardo sua resposta

    • redeeletrica disse:

      Olá Devaldotricista, o ideal é saber o tipo de lâmpada se é lâmpadas mistas, vapor ou alógena, tensão 110 ou 220 volts e a distancia do quadro até os refletores, envie para que eu possa ajudá-lo melhor .
      Claudio

      • tricista disse:

        as lampadas sao vapor metalicos de 400w em 220 voltes distancia do quadro e de 50 metros

      • redeeletrica disse:

        A coorente neste caso é de 14,5 A, o fio ideal seria de 2,5mm² só que temos que levar em consideração a distancia o cabo sera de 10mm² até a base do poste da base até as luminarias pode ser 4mm² os dijuntores de proteção para cada conjunto dos poste podera ser de 20 A, e para a carga total podera ser de 30 A.
        Claudio

  168. Patricia disse:

    Olá Cláudio,

    Primeiramente, parábens e obrigada pelo trabalho de utilidade pública que você realiza. Bem, comprei um secador 1900w e plugue de 16A. Já vi em uma dúvida anterior que posso trocar a tomada por uma de 20A que o plugue entrará. Gostaria de saber se posso trocar a tomada de um ar condicionado, que tem um dijuntor próprio, por essa nova de 20A. Obrigada.

    • redeeletrica disse:

      Olá Patrícia, obrigado pela visita no blog.
      1- O secador de 1900 Watts se ligado em 110 Volts a corrente é de 17,27 Amperes. Se ligado em 127 Volts a corrente é de 14,96 Amperes se ligado em 220 a corrente é de 8,63 Amperes sendo assim, não é necessário a sua substituição caso exista o interesse de substituir a tomada o ideal é voe fazer o mesmo com o plugue do secador. Existe uma diferença nos orifícios das tomadas e plugues de 10 e 20 Amperes, a de 10 tem o orifício e o plugue de 4mm e a de 20 Amperes tem o orificio e o plugue de 4,8 mm.
      2- Com relação ao ar condicionado é necessário saber a sua corrente em Amperes ou Watts para poder fazer o calculo. Envie para que possa te ajudar.
      Grande abraço.

      Claudio

  169. isabela disse:

    eu gostaria de saber como identifico a potencia e a tensão em um eletrodoméstico.
    por favor se puder responder logo agradeço, é para um trabalho na escola, e preciso entregar amanha. bjbj

    • redeeletrica disse:

      Olá Izabela,
      Em todos os equipamentos elétricos deve existir algum selo de identificação constando tensão (Volts), corrente (Amper) e potencia (Watts), caso não tenha essa placa de identificação e for um aparelho que já esta sendo usado em alguma tensão, solicite ajuda de um eletricista que tenha um alicate amperimetro para medir a corrente (Amper) e multiplique essa corrente (Amper) pela tensão o resultado é a potencia (Watts). espero ter ajudado e continue visitando o blog.

      Claudio

  170. cesar disse:

    boa noite tenho um ventilador de teto 127 v mais ele esta ventilando muito pouco mesmo na velocida de maxima me falaram para eu trocar o capacitor que resolveria oque vc acha?

    muito obrigado

    • redeeletrica disse:

      Olá Cesar,pode ser que este seja o motivo mas nada impede de ser outro, ex. bobina interrompida e rolamento sujo o ideal é voce consultar um eletricista de confiança e pedir para verificar se algum desses problemas esta afetando na rotação do ventilador, caso não tenha acesso ao profisional experimente retirar o capacitor do circuito para ver se vai haver alguma alteração na velocidade.
      espero ter ajudado.
      Claudio

    • Lauriano disse:

      se ele estiver rodando rapido e nao estiver ventilando pode ser algum problema nas aletas

      • redeeletrica disse:

        Olá Lauriano.
        Existe alguns tipos de ventilador que vem com as pás identificadas para sua instalação caso não forem feitas desta maneira pode ser que seja isso mesmo, se este não é o caso ou que o ventilador já estava funcionando bem anteriormente com certeza não é as “pás” e sim bloqueio de mecanismo.
        Claudio

  171. Lauriano disse:

    Preciso saber se um disjuntor trifásico de 200A suporta 200A por fase, ou 200A dividido entre as três fases? Desde ja agradeço e aguardo a resposta.

  172. janderson disse:

    gostei muito bem elaborado o projeto as informaçãoes de padrões novos da nbr 14136 .com essa dicas poderão me ajudar bastante …

  173. SIMONI ROSSI disse:

    bom dia, quero fazer a distribuição de energia na minha casa qual fio devo levar do padão ate minha casa é uma casa de 2 andares, com 2 babheiros, microondas enfim uma casa considerada dentro dos patroes normais nem muita frescura ??????????????

    • redeeletrica disse:

      Olá Simoni,
      Primeiramente se você já construiu o correto é você ter um projeto ou pelo menos um pré para dimencionar os circuitos e necessidades de instalações da casa. caso você não tenha procure um profissional eletricista para ajudar nos levantamentos de carga que você vai ter na sua casa após esse levantamento é que se calcula as bitolas de fios ou cabos e disjuntores, não é “frescura” não! o correto foi você nos consultar antes de instalar alguma coisa. Sugiro a você Simoni que faça o melhor agora nas instalações para não ter que refazer no futuro.
      obrigado pela visita no blog.
      Claudio

  174. ola amigo paulo tenho um padrao de 3/70 e esta com cabo de 25mm queria saber se esta correto pois quando esta tudo ligado meu padrao cai se vc poder me ajuda agradeço obrigado

    • redeeletrica disse:

      Olá Claudinei,
      você tem um circuito trifasico com disjuntor tripolar de 70 Amper e cabo de 25mm², o que esta acontecendoé o seguinte ou a carga instalada esta acima de 70 Amper ou tem algum equipamento causando o desarme do disjuntor, o ideal é você recorrer a um profissional eletricista e pedir para medir a corrente (AMPER) na hora que esta usando a carga total.
      Claudio

  175. Moises S. lima disse:

    Estive observando as suas respostas e considerações foram ótimas, parabéns! Sou técnico, e trabalho como autônomo e gostei de conhecer este site. As pessoas precisam de respostas concretas a muita pilantragem, e gatos miando alto em algumas instalações elétricas e pessoas como você só tem a acrescentar neste nosso mundo. Deus o abençoe abraços! Mosetek.com

    • redeeletrica disse:

      Olá Moises, obrigado pelas considerações, acredito que a maioria do ser humano é mesmo ingrata, não consegue repartir o que sabe, mas, vamos deixar para lá o importante é ser como nós somos optar pela divulgação do conhecimento. um grande abraço e obrigado pela visita no blog é isso que me incentiva mais e mais.
      Claudio

  176. Lídia Piza disse:

    Preciso comprar a resistência pro meu chuveiro e gostaria de escolher uma bem potente.
    Não sei como calcular quanto W meu chuveiro aguenta…. certa vez um vendedor calculou pra mim, mas acha-lo será impossível, na ocasião, passei os nºs que apresentavam em cada chave no quadro geral, que são esses:
    30 30 50 50 disjuntores na parte superior
    15 15 15 15 disjuntores parte inferior do quadro.
    Não sei informal se temos energia 220V
    como compro a resistência?
    Me ajudem… to tomando banho de balde… rsrs

    • redeeletrica disse:

      Olá Lidia, “banho de balde é bom” essa valeu hehehehe.
      Bem Lidia, primeiramente é preciso saber a tensão que voce vai instalar o chuveiro 110 ou 220 Volts, pelo numero de disjuntores e capacidade tudo indica que a tensão é 220 volts se for 220 volts você poderá instalar um chuveiro de até 6600 Watts nos dois disjuntores de 30 A, se for 110 volts voce podera instalar um de 3300 watts,pelas informações os seu quadro tem dois disjuntores de 50 A Geral, dois de 30 A chuveeiro e quatro de 15 de tomadas e iluminação. independente disso voce tem que verificar a bitola dos fos ou cabos que sai do quadro até o chuveiro se esses são compativeis com a nova potencia que voce quer instalar, se ainda estiver em duvida retorne para mim com as informações que preparo um discritivo para voce. grande abraço “ttbb” (to tomando banho de balde), é só para descontrair.
      Obrigado pela visita no blog.
      Claudio

  177. Jorge Alberto Filho disse:

    Bom dia .
    Por favor. Existe a possibilidade de instalar 2 ventiladores de teto usando 1 só controle de motor ligação em série .O mesmo fio para ligar os dois ventiladores. Usando os fios do motor e do capacitor . Tenho que ter atenção na posição da ligação do capacitor .O sentido de rotação da hélice ?
    Muito bom ! Agora vou acompanhar sempre as suas dicas . Afinal informação sempre e bem-vinda . Abraços . FelizVidaDoBEM

    • redeeletrica disse:

      Ola Jorge, obrigado pelas considerações.
      Possibilidade existe mas não é seguro, hoje em dia na eletricidade conseguimos fazer quase tudo mas, tem coisa que não convem. essa possibilidade de ligar dois ventiladores em paralelo não em série pode trazer consequencias indesejadas acompanhadas de prejuizos, o ideal é voce fazer as instalações individuais no mesmo ponto de controle quer dizer instalar dois controles na mesma caixa e o controle de exaustão e ventilação na mesma chave, tudo bem?
      abraços.
      Claudio

  178. Silvio Alves Pita disse:

    Gostei das perguntas e respostas que li. tambem gostaria de fazer uma pergunta, qual cabo devo usar para alimentar 10 chales com carga de aproximadamente 27A para cada 1, todas as instalações seram feitas em 220w.

    • redeeletrica disse:

      Olá Silvio, obrigado pelas considerações.
      para calcular os cabos é necessário saber outras informações,
      1- distancia do quadro de distribuição até os chales
      2- tensão que sera usada 110/220 monofasica, bifasica ou trifasica
      3- e os principais equipamentos dos chales tip chuveiro, forno, geladeira, micro ondas, tomadas me geral e iluminação
      com isso em mãos tenho como te ajudar, aguardo retorno.
      grande abraço.

      Claudio

  179. Luciano Leite. disse:

    Olá!! Não sei se estou postando no lugar correto. Acabei de conhecê-los e já os salvei em favoritos para começar a adquirir conhecimentos. Aproveito para fazer uma pergunta: O disjuntor que fica no PC deve ser definido através da soma dos que estão no quadro intero de distribuição? Agradeço desde já.

    • redeeletrica disse:

      Olá Luciano obrigado pela visita no blog.
      Se entendi, você quer saber se o calculo para disjuntor tem a ver com a soma dos totais? se é isso, você tem que dividir a potencia do PC pela tensão (volts) com isso você tera a corrente do seu equipamento Ex.: se o seu PC é de 300 Watts e a tensão é 110 Volts a corrente é de 2,55 Amperes como não tem no mercado um entre 2 a 6 Amperes utilize o de 6 Amperes que garantira a proteção do circuito do PC
      Claudio

  180. alexandre disse:

    olá! quero ligar meu ar condicionado de 7500 BTUs em uma tomada que o fio é de 2,5
    posso?

    • redeeletrica disse:

      Olá Alexandre, obrigado pela visita no blog.
      O aparelho de ar consome aproximadamente 950 Watts ligado em 110 Volts a corrente é de 8,6 Amperes, se a tensão é de 220 Volts a corrente é de 4,3 Amperes. 2,5mm² o fio é para corrente até 21 Amperes,respondendo a sua pergunta, pode sim, por ser um equipamento especifico preferencialmente o circuito devera ser unico quer dizer, estar no circuito unico “disjuntor” de proteção, independente de ter uma corrente baixa. espero ter ajudado.

      Claudio

  181. norminha disse:

    olá claudio estou construindo minha casa e como não entendo de elétrica, me responda uma dúvida por favor! qual tipo de tomadas
    eu devo por 20a ou 10a? quantas de cada?
    a casa terá 5 ambientes obrigada abraço.

    • redeeletrica disse:

      Olá Norminha,
      As tomadas são distribuidas da seguinte maneira, TUG (tomadas de uso gerais) que são até 10 Amperes,para uso nas dependencias da edificação e a TUE (tomada de uso especifico) que vai até 20 Amperes, são usadas para fornos micro ondas torneira elétrica e ar condicionado até 15000 BTUs, a quantidade de distribuição é uma(1) a cada 5m² de construção ex. se voce tem um dormitório de 3 x 3 = 9 voce coloca no minimo duas tomadas tipo TUG 10 Amperes na sala voce pode colocar mais de duas devido ao numero de aparelhos eletronicos, na cozinha o ideal é colocar duas tomadas TUE de 20 Amperes e uma TUG de 10 Amperes e nas áreas externa garagem e varanda uma TUG de 10 Amperes. para iluminação voce pode considerar a cada 10m² instalar uma lampada incandescente de 100 Watts ou uma lampada compacta que substitua a potencia +- 25 Watts.
      Espero ter ajudado
      Claudio

  182. norminha disse:

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o site

  183. norminha disse:

    obrigada Claudio, depois volto com mais dúvidas abraço.

  184. pedro teixeira da costa disse:

    ola sou eletrecista recem formado gostaria de saber quanto cobro por cada ponto colocado,ou se tem diferencia em valor:po ex tomada,iluminação,interruptor,quadro de distribuição,quadeo geral e outros.só mas uma pergunta :como eu calculo o dijunto com amperage certo para a minha residencia e os calculos em kwh por favor mande para o meu e-mail.Obrigado seu site e d+ valeu apena conhece esse site.

    • redeeletrica disse:

      Olá Pedro, obrigado pelas considerações.
      primeiramente é preciso saber qua la região que você trabalha, existe uma diferença de valores para cada região ex. na região sudeste o valor médio é de R$35,00 o m², o calculo de corrente (AMPERES) é feito (WATTS / VOLTS) 1000 W / 110 V = 9,09 Amperes, sabendo a corrente você acrescenta mais 25% para saber que disjuntor você vai usar. o calculo em Kwh é você multiplicar o Watts pelo numeros de horas por dia X 30 dividido por 1000 = Kwh ex.(1000 x 8 h = 8000 x 30 dias = 240.000 /1000 = 240 Kwh mês).
      Boa sorte na profissão que Deus te abençoe.
      Espero ter ajudado.

      Claudio

  185. tricista disse:

    boa tarde amigo claudio parabens por esta ajudando tanta gente esto e muito importante

  186. tricista disse:

    claudio aproveitando eu vou faser uma iluminacao de uma quadra vou colocar 8 refletor de 400w vou acender de de 4 em 4 poso usar um fio de dois e meio distancia do quadro ate cada refletor e de 50 metros lampada vapor metalico

    brigado

    • redeeletrica disse:

      Olá Devaldo, a potencia total que você vai instalar é de 3600 Watts, ligado em 220 volts a corrente é de 14,54 Amperes, dividido em dois circuitos acorrente é de 7,27 Amperes instalado a uma distancia de 50 Metros que é o seu caso o cabo ideal é de 4mm².
      Observe se realmente a distancia do quadro de distribuição é exatamente 50 metros se for acima de 50,40 o cabo já tem que ser de 6mm², se não obedecer essas bitolas os refletores começarão a apagar com qualquer variação de tensão.
      Grande abraço.
      Claudio

      • tricista disse:

        brigado claudio grade abraco valeu mesmo que o seu caminho seja cada ves mais iluminado por saber compartilha com o seu proximo
        ate mais

  187. Thiago Fernandes disse:

    Olá Cláudio,
    Adquiri uma cafeteira de 127v,porém o plugue é de 12a.
    Tenho tomadas de 10a e 20a…Posso ligar a cafeteira em qualquer uma das tomadas?

    Obrigado!

    • redeeletrica disse:

      Olá Thiago, primeiramente é preciso saber a potencia em Watts da cafeteira verifique quantos watts é e divida pela tensão 127 volts se for até 10 A ligue na tomada 110 volts se for acima ligue na tomada de 20 A, tudo bem?
      Claudio

  188. jean carlos correia disse:

    Como saber a quantidades de lâmpadas em um ambiente 6×8 m² qual a regra da abnt?

    Um abraço.

    • redeeletrica disse:

      Olá Jean, para uma área de 6 x 8 = 48 m² é necessário ter 640 watts de luz, sendo assim 8 luminárias de 2×40 watts fluorescente, a largura lateral divida o meio de 3 metros instale a primeira a partir de 1,5m após 3 m e 1,5m completando 2 luminárias no comprimento instale a partir de 1m após 2m a 2m completando 4 luminárias total 8 lumináris fluorescente 2 x 40 watts.

      Claudio

  189. diogo disse:

    ola Claudio, boa tarde,
    estou fazendo o aterramento da casa porem gostaria de saber quais aparelhos precisam mais de fio terra? ou tenho q arrumar em todas as tomadas? e outra coisa qtas astes de terra preciso ter para uma residencia de 220v bifasica. valew e obrigado aprendi muito com o blog.t+

    • redeeletrica disse:

      Olá Diogo, obrigado pelas considerações.
      Basicamente todas as instalações elétricas Todas as tomadas, chuveiro, torneiras elétrica, maquinas de lavar e secar, micro ondas precisam de aterramentos é um elemento importante para se evitar acidentes e proteção nas descargas atmosférias (raio). a quantidade de hastes depende muito do local do terreno existe local que apenas uma haste é suficiente tem casos que é preciso varias o ideal é voce conseguir uma resistencia no maximo até 10 ohms.
      Claudio

  190. Thiago disse:

    Bom Dia,Cláudio!
    Verifiquei,que a cafeteira citada no post anterior tem 127v e 1.350 watts de potência.
    Como havia comentado,o plugue da cafeteira é maior que uma tomada de 10a comum.Acha que se eu ligá-la na minha tomada de 20a corre o risco de queimar o aparelho?

    Abraço!

    • redeeletrica disse:

      Olá Thiago
      O plugue da cafeteira tem o cilindro maior (4,8mm) exatamente para evitar que aparelhos com correntes maiores de 10 Amperes utilizem as tomadas de 10 A que tem sua abertura para (4mm). se você tem essa tomada de 20 Amperes pode ligar sem receio, a corrente (Amper), não tem nada a ver com a tensão (Volts).
      Claudio

  191. Thiago Fernandes disse:

    Muito obrigado!

  192. Lucas disse:

    Paras tomadas do quarto e da cozinha qual a medidas do dejuntor devo usar sendo um comodo separado no cicuito

    • redeeletrica disse:

      Olá Lucas, para a escolha do disjuntor, é necessário saber a potencia que o circuito tem, ex. watts / volts = Amperes (1000 / 110 = 9,9 mais 25% de segurança o disjuntor ideal é de 15 A. não esqueça que o cabo ou fio deve ser no minimo de 2,5mm².

  193. Lucas disse:

    Numa cozinha tem um conduite com quatro caixinha 8×4 sendo as mesma tomadas se eu puxar dois fios ,neutro e fase para cada duas caixinha para uso domestico. Corre o risco de sobrecarregar a rede,os fios sao de 2,5mm

    • redeeletrica disse:

      Lucas, as caixas de uso padrão são de 2 x 4 ou 4 x 4, se você for utilizar para tomadas de uso gerais (TUGs), pode ser feito a derivação, só não esqueça de fazer os cálculos de potência instalada e escolher o disjuntor ideal para o circuito. O fio é para o Maximo de 21 Amperes sendo assim o disjuntor poderá ser de 25 Amperes.
      Claudio

  194. Suzana Paula disse:

    Vou controlar um ar condicionado para manter a temperatura ambiente em uma sala de TI e o controlador que irei usar é o INV 46, INOVA, juntamente com o fio de extensão…qual a bitola do condutor devo usar?
    Agradeço desde já.

    • redeeletrica disse:

      Olá Suzana, obrigado pela visita no blog.
      Temos duas situações, 1º para saber a bitola do fio ou cabo, temos que ter a potencia do ar e a tensão que sera ligado,2º o INV 46 é somente um controlador de temperatura (termometro)e sua potencia é muito pequena, sua tensão de alimentação é entre 80 a 250 volts e para ligar em local de monitoramento o cabo de alimentação pode ser (cabo PP 2 X 1,5mm²). Se puder mande as informações de quantos BTUs e Volts do ar para que eu possa te ajudar.
      Claudio

  195. Suzana Paula disse:

    Olá !
    Consegui as informações !
    São 60.000 BTUs e 220V !

  196. Comprei um microondas com cabo de pinos grossos. Não consigo encontrar um adaptador para os respetivos pinos grossos. Existe outra maneira de resolver o caso ? Posso trocar o plugue do cabo por outro antigo e convencional ? Obrigado

  197. Suzana Paula disse:

    Olá !
    Consegui as informações !
    São 60.000 BTUs e 220V !!

    • redeeletrica disse:

      Olá Suzana, esqueci de perguntar se o aparelho é bifasico ou trifasico mas, envio os dois calculos;
      se for bifasico a corrente é de 79,9 A a uma distancia de até 20 m da instalação usar cabo de 16mm², se for até 32 m usar cabo de 25mm², se for até 57 m usar cabo de 50mm² para este caso o disjuntor geral deverá ser de bifasico de 100 A, se for trifasico a corrente é de 58 A se a distancia for até 28 m usar cabo de 16mm² se for até 44 m usar cabo de 25mm² o disjuntor geral deverá ser trifasico de 75 A, se faltou algo mais escreva, grande abraço e boas festas.
      Claudio

  198. Flavio Sousa disse:

    Por acaso existe tomada de 20A para 127 Volts? Fui comprar, e o vendedor informou que 20 A só exite para 220 V.
    Ainda não mandei instalar, pois estou receoso. Os eletrodomésticos, aqui, no Rio, são todos 127 V.

    • redeeletrica disse:

      Olá Flavio, o vendedor esta enganado existe sim e a tomada não tem nada a ver com a tensão pode ser 110 ou 220 volts, as tomadas de 10 Amperes tem o orificio de 4mm e de 20 Ampres tem o orificio de 4,8mm.
      Claudio

  199. Flavio Sousa disse:

    Por acaso existe tomada de 20 Amper para 127 Volts!? Fui comprar uma, e o vendedor informou que 20 A só existe para 220 Volts. Ainda não mandei instalar, pois estou muito receoso…. Os eletrodomésticos aqui, do Rio, são todos 127 V.

  200. Edith siqueira Paredes disse:

    A ampla me pediu quanto wates de cada motores como vou ver se nos aparelhos não consigui

    • redeeletrica disse:

      Olá Edith, vamos ver se posso te ajudar, nos motores sejam quaisquer um, sempre existe uma placa de identificação, constando as seguintes informações;
      Volts (110 ou 220 ou 380) o motor pode ter até as tres tensões.
      CV ou HP
      A= Amperes
      Hz = frequência
      W = Watts
      essas informações é o minimo que um motor pode ter.
      espero ter ajudado
      Feliz Natal a todos e sempre presente com JESUS
      Claudio

  201. olá amigo comprei uma lavadora de alta pressão e o pino dela não entrou na tomada .o moço da loja disse que adaptador para 20 ampers pode derreter em tomada de 10 ampersentão comprei a tomada completa de 20 ampers.em uma tomada consegui fazer o teste da lavadora funcionou mas tive medo e desliguei .vou poder ligar a máquina de lavar nessa tomada de 20 ampers ? o que de 10 pode ser ligado na tomada de 20 mas o que é de 20 não pode ser ligado na de 10 ?qual a diferença em consumo de energia 10 amp e 20 amp ?obrigada e desculpe minha ignorancia no assunto . fernanda

    • redeeletrica disse:

      Olá Fernanda, a NBR-5410 especifica que, tomadas de uso gerais (TUGs) são até 10 Amperes e tomadas de uso especificos (TUEs) são até 20 Amperes e considerando que os condutores para tomadas de uso especificos e gerais são obrigatórios com bitola no minimo de 2,5mm² que são para até 21 Amperes, o pluge de 10 Amperes tem o cilindro de 4mm e o plugue de 20 Amperes tem o cilindro de 4,8mm por isso o plugue de 10 entra na tomada de 20 e o contrario não. desde que as instalações atenda a NBR-5410, pode ligar a maquina na tomada de 20 Amperes com toda a segurança.
      Espero ter ajudado, Feliz Natal a todos e Jesus no coração.
      Claudio

      • olá amigo obrigada por toda explicação .gostaria de saber se com adaptador posso usar em tomada de 10 ampers( lavadora de alta pressão )me disseram que pode dar um curto na casa .onde eu usar a lavadora tem que ter tomada de 20 ampers ? obrigada FELIZ NATAL & ANO NOVO

      • redeeletrica disse:

        Olá Fernanda, se o plugue da maquina for para 20 Amperes você não podera usar, os contatos da tomada de 10 Amperes vai aquecer e trazer mais problemas, o ideal é substituir a tomada para 20 A, normalmente essas maquinas vemcom o cabo pequeno sugiro fazer uma extenção para o uso na mesma tomada.
        Claudio

  202. o teste foi feito em tomada de 10 ampers ok ? ainda não instalei a de 20 ampers.

  203. Ronaldo disse:

    Eu comprei um ar condicionado 7.500 Btu,s a tomada e 20A posso colocar um adaptador e ligar numa 10A.

    • redeeletrica disse:

      Ola Ronaldo, não pode não isso podera trazer maiores transtorno para você, o idela é substituir a tomada.
      Claudio

  204. jose eustaquio sampaio disse:

    amigo estou instalando na fazende duas chapas eletricas de um fogao kent antigo, cada uma tem 2.100 wats, qual e o fio ideal que vou usar e tambem o djuntor a energia na fazenda bifasica 220 volt
    desde ja agradeco sua atencao

  205. jose eustaquio sampaio disse:

    em tempo a energia e monofasica 110, mas tem uma
    fase de rede 220volt tirada eu acho do transformador

  206. tricista disse:

    felis natal pra voce amigo claudio e muito obrigago por esta compartilando o q voce sabe com nos todos tenha um felis 2012 tudu de bom muita lus no seu caminho dividir o q voce sabem com o proximo voce so tem que a gnhar muito obrigado de coracao agradeco em meu nome e de todos os meus amigos e amigas

    muito obrigado mesmo felis 2012

    • redeeletrica disse:

      Olá Devaldo, sinto na obrigação compartilhar aquilo que o nosso DEUS nos da, desejo a você e a todos os seus um Grande e Feliz Natal que todos possam se abraçar não só neste dia mas em todos e Feliz Ano Novo que a Paz de Jesus Cristo estejam com todos.
      Claudio

  207. eger disse:

    Olá, tenho um forno de 16.000 watts, qual a bitola do cabo e a amperagem do disjuntor que devo usar?
    Desde já agradeço.

  208. ALYSSON disse:

    QUAL É A DIMENÇÃO DE CABOS E FIOS USADOS NUMA INSTALAÇÃO MONOFÁSICO

    • redeeletrica disse:

      Olá Alysson, tudo vai depender da potência (carga) instalada na edificação, o ideal é voce ter um projeto para os calculos caso a edificação não for muito grande voce podera fazer uma relação de quantitativos envie para mim que posso te ajudar.
      Claudio

  209. jean carlos correia disse:

    Como calcular quantidade de lâmpadas por m² ?

  210. l disse:

    ola – a pouco tempo troquei a fiação que sai do padrão por um fio flexível de 10 e nesta residencia nao tem caixa de distribuiçao , qual é o disjuntor que devo usar para tensaõ 127 v – obs Chuveiro 5,500 ws, duas degaleiras, 2 tvs, bomba de poço e demais eletros – tudo isso ligado so na rede que sai do padrao , obs : isso foi feito por eletricista

    • redeeletrica disse:

      Olá Leo, eu acredito que a a corrente (AMPERES) na sua residencia, pois só o chuveiro de 5500 watts consome 43 Amperes o cabo que você instalou de 10mm² é para 50 Amperes, sendo assim o ideal é voce somar todos os elétrodomesticos e motores contendo a potencia em Watts ou Amperes e verificar a possibilidade de instalar um quadro de distribuição interna para que faça uma distribuição individual para cada equipamento, providencie isso assim posso te ajudar melhor.
      Grande abraço e Feliz Ano Novo.
      Claudio

  211. mauricio loureiro dos santos disse:

    Olá boa tarde! tenho que mandar um cabo PP trifásico + Terra numa distância de aproximadamente 100m, com uma corrente de aproximandamente 95A.
    Qual a bitola dos cabos desse PP que deverei utilizar?

    São para ligar 04 bombas de rebaixamento 24hs com 7cv cada uma. O Gerador será de 80kva.

    Abraço!

    • redeeletrica disse:

      Olá Mauricio, primeiramente vamos saber do Gerador pela carga indicada a carga sera de + – 36 Kva, é preciso saber qual o fator de potencia de carga se é 0,80 ou até 1,0, verifique na plaqueta de identificação do gerador. se for de 0,80 a cabo sera de 70mm² se for 1,0 o cabo sera de 35mm².(O CABO PP com essa bitola acredito que só por encomenda)
      Feliz Ano Novo.
      Claudio

  212. Antonio disse:

    Olá, Cladio gostei muito, obrigado pela oportunidade.

  213. Raul Giuccuci disse:

    Estava lendo os posts e pelo que entendi numa rede 110v, com uma tomada dessas antigas comuns de 2 pinos e 10A, aguenta no máximo um equipamento de 1.100Watts ligado nela? Mas uso um aspirador de (teoricamente) 1.600Watts, e acho ele fraco, estava até pensando em comprar um de 3.750Watts com 5HP… então nem pensar?? Abraço! Feliz ano novo!!!

    • redeeletrica disse:

      Olá Raul, existem tomadas de uso gerais (TUG) que é para até 10 Amperes que tem o cilindro do plugue de 4mm e uso especificos (TUE) que pode ir até 20 Amperes que tem o cilindro do plugue de 4,8mm, acima dessa corrente o ideal é ter uma conexão que atenda a potencia de consumo ex. do aspirador se for de 3750 Watts a corrente é de 34 Amperes neste caso a tomada tem que ser de corrente acima de 34 Amperes. obrigado pela visita no blog.
      Feliz Ano Novo
      Claudio

  214. Roberto Barbosa Santos disse:

    Parabens pelo trabalho de vçs e a primeira vez q visito e gostei muito
    Obrigado

  215. veronica disse:

    ola ,boa noite ,comprei um maquta 220v ,so q todas minhas tomadas sao 127v ,como faço para por somente uma tomada no 220v,

    • redeeletrica disse:

      Olá Veronica, se você tiver a tensão 220 volts na edificação providencie uma tomada especifica (TUE) para o equipamento, se não tiver a tensão 220 o ideal é providenciar um transformador de 110 para 220 volts e não esqueça de verificar a corrente (Amperes) ou a potencia (Watts) do equipamento que comprou e informar ao vendedor na hora da compra.
      Feliz Ano Novo
      Claudio

  216. Vicente Figna disse:

    Prezados, bom dia.
    Me mudei para uma casa nova, com as instalações nos novos padrões (três pinos e aterramento). Está acontecendo algo estranho.
    Os chuveiros elétricos estão queimando a resistência das temperaturas intermediárias, a mais quente não queima.
    Já troquei por volta de 4 resistências em duas marcas diferentes de fabricante e o problema persiste.
    Vocês saberiam me dizer o que pode ser?
    Minha tensão é 127V bifásico.
    Atenciosamente.

    • redeeletrica disse:

      Olá Vicente, vou pedir para voce certificar a tensão real da edificação, você diz que a tensão é 127 bifasico não seria 220 bifasico? a tensão 127 não existe bifasico e sim monofasico, o que deve estar acontecendo é que sua tensão do chuveiro é 220 volts e o chuveiro esta com a resistencia de 110 volts e quando queima é porque esta na temperatura de verão (morna), ou esta na tensão exata e quando é trocado a resistencia por outra o chuveiro esta sem agua e no momento que é ligado a resitencia queima se for isso é normal, quando trocar aq resistencia deixe que o chuveiro se complete de agua antes de ligar a rede elétrica, verifique e envie essas informações para que eu possa te ajudar mais
      Feliz Ano Novo
      Claudio

  217. Ailan Andre Lopes disse:

    Ola redeeletrica eu tenho uma duvida e gostaria muito q a mesma fosse esclarecida, aquando vou dimensionar um quadro de distribuição, com um disjuntor geral a corrente do mesmo tem que ser o igual ou superior a soma dos outros disjuntores?
    É feita a soma de todos? existe alguma formula?

    • redeeletrica disse:

      Olá Ailan, obrigado pela visita no blog.
      Para essa informação é necessário algumas informações basicas para o calculo de corrente de distribuição.
      Quantidades de tomadas de uso especificos (TUEs) chuveiros, torneiras elétricas, maquinas de lavar, micro ondas.
      Quantidades de tomadas de uso gerais (TUGs) são aquelas tomadas comuns e quantidades de lampadas
      Tensão da edificação se 110 ou 220 ou as duas.
      Envie para que eu possa te ajudar.
      Feliz Ano Novo
      Claudio

  218. Ailan Andre Lopes disse:

    Oi Claudio muito obrigado pela boa vontade, para simplificar o que tenho duvida queria lembrar quais são os criterios utilizados para o fator de demanda? por exemplo se eu tiver.no quadro de distribuição: (isso considerando 110v por isso as correntes altas)
    10A iluiminação;
    15A tug
    20 A tue
    40 A chuv
    Quanto seria o geral do quadro de distribuição? como faz esse calculo é só somar?
    por favor responda eu colocaria o geral de 40A, mais estaria certo?

    • redeeletrica disse:

      Olá Ailan, a potencia informada por você é de 10 A de iluminação e 15 de TUGs que resulta em 2750 Watts e a demanda é de 1815 Watts, as tomadas TUEs é de 6600 Watts a demanada é igual, então temos 8415 Watts / 0,95 = 8857 Watts / 110 volts = 80,52 Amperes.
      se considerarmos a corrente dos calculos temos que ter um disjuntor de 80 A instalado, se você estivesse a tensão de 220 Volts colocaria o disjuntor de 40 A.
      Claudio

  219. Ailan Andre Lopes disse:

    Cláudio muito obrigado! me conta ai ate os 2750 watts eu entendi, mais como faz pra calcular a demanda? eu nao sei deve ter alguma formula neh? e o dimensionamento do circuito deve ser feito: 1815W/110=16,5A ta certo?
    deve ter alguma formula tem como você passar? Muito obrigado Claudio.

  220. Milton josé disse:

    Olá tudo bem,tem instalações elétricas de residencia que é usado o fio terra que está na caixa de entrada de energia que a propria cpfl deixa principalmente no chuveiro e no terceiro pino de todas as tomada da casa inteira ,será que pode ser usado este fio terra na casa toda ,que é usar o terceiro pino da tomada ..sem mais

    • redeeletrica disse:

      Olá Milton, esse fio terra que você menciona é padrão das concessionárias de energia elétrica, para ter uma garantia dos equipamentos no interior da edificação você deve fazer um sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA) na edificação e interligar na haste do poste padrão que ficará melhor ainda.

      Claudio – HPTEL

      • Milton josé disse:

        Muito obrigado por esta resposta;assim sendo é só aterrar uma outra haste de cobre e puxar um fio de qual bítola para este aterramento,ai eu passo pela casa inteira ,como tomadas e chuveiro e interligo com o do poste? é isso mesmo né valeu pela dicas …muito obrigado..

  221. Sérgio disse:

    Boa Noite tenho uma roçadeira de 1500 W 220 volts, qual extensão devo utilizar para 5 metros e qual extensão devo utilizar para 50 metros ??
    existe uma tabela para calcular a bitola do fio x distância x potência ??

    • redeeletrica disse:

      Olá Sérgio, o cabo para até 5 metros é de 1,5mm² e para até 50 metros é de 4mm².
      obrigado pela visita no blog
      Claudio

  222. cleide disse:

    100 metros de um cabo flexivo de 70 mm. Qual a capacidade em amperes?

    • redeeletrica disse:

      Olá Cleide o cabo de 70mm² é para no maximo 171 Amperes se for para 3 condutores carregados e 192 Amperes se for para 2 condutores carregados.
      Claudio

  223. Patty disse:

    Claudio, Boa tarde.
    Minha lavadora de roupas Brastemp chegou hoje e pra minha surpresa a tomada é modelo de 2 pinos. A que usava antes tb era de um modelo antigo com três pinos verticais.
    Perguntas:
    Que tipo de tomada de dois pinos devo comprar?? Tem algum tipo de amperagem específica?? Na minha residência, não existe djuntor separado pra lavadora, que fica super longe da caixa de força. Posso utilizar a lavadora, evitando ligar outros aparelhos como microondas, ferro de passar, etc

    • redeeletrica disse:

      Olá Patty, acredito que a maquina já veio com o pino do novo padrão, o que você tem que verificar é se a corrente (Amperes) da maquina é de 10 ou 20 Amperes para que voce possa substituir a tomada existente. se os condutores (cabos ou fio) da tomada existente for de 2,5mm² voce podera usar sem problemas, mas antes de instalar certifique-se das informações da plaqueta da maquina onde esta as informações de Volts, Watts, Amperes, etc.
      Claudio

  224. Patty disse:

    DISJUNTOR é o correto!!! Errei.

  225. jean santos disse:

    olá gostaria de saber se vc tem alguma tabela de resistencia de contutores, qual a corrente maxima que eles suporta

  226. flavio henrique disse:

    ola, Claudio,comprei um microondas 127 v,só q aqui em casa ele não funciona,levamos até a loja e funcionou normalmente,troquei a tomada e nada,sera q tem a ver com condutores ,q aqui em casa parecem ser finos

    • redeeletrica disse:

      Olá Flavio, pode ser que sim, verifique os condutores se é 2,5mm² “essa bitola de condutor é a minima para uso de tomadas” e a tomada se é a especifica do micro ondas NBR-5410.
      Claudio

  227. jeferson disse:

    Claudio.

    estive lendo as informações que você tem esclarecido aos vizitantes do site e elas são de um conteudo bastante indispessaves para aqueles que trabalhão no ramo como a queles que não trabalhão.

    estarei enviando augumas perguntas en breve,valeu meu camarada………

    • redeeletrica disse:

      Olá Jeferson, obrigado pelas considerações. acredito que o minimo que o ser humano pode fazer para seus… é dividir aquilo que qprendeu e fico feliz em saber que existe alguns que reconhecem. um grande abraço.
      Claudio

  228. euclides filho disse:

    ola boa trade,

    eu estou querendo refazer toda fiação de minha casa ela é muito antiga,eu gostaria obter algumas informações seria possivel por email.

    • euclides filho disse:

      recebi um email mas eu não entendi a resposta ?

    • redeeletrica disse:

      Olá Euclides, sim é possivel preciso que envie para mim todas as potencias (WATTS) instaladas, distancias (METROS DO PADRÃO), tensão (VOLTS), e metros da edificação.

      Claudio

  229. Daniel disse:

    Olá, Cláudio! Gostaria de tirar a seguinte dúvida: as tomadas de minha casa são 110v e eu queria comprar um ar condicionado para a sala de mais de 18.000 btus. Só que é difícil achar um ar condicionado com essa capacidade que seja 110. Se eu colocar um ar 220v na minha tomada 110, eu vou colocar fogo aqui em casa???? O que eu devo fazer? Trocar a fiação?

    • redeeletrica disse:

      Olá Daniel, os aparelhos de ar condicionados normalmente são com tensão 220 volts, ex se voce precisa deum ar condicionado de 18000 BTU em 110 volts, a corrente deste seria de 47,95 Amperes, para isso voce teria que utilizar uma rede especifica com cabos de 10mm² e iria pagar o mesmo se tivesse uma rede de 220 volts. o ideal é voce substituir o padrão de para 220 volts.

  230. Erik Gustavo de Miranda disse:

    Olá, preciso puxar fio de uma rede monofásica 220 w a uma distância de 250 metros onde será ligado 1 chuveiro, 1 geladeira, 1 bomba dágua anauger pequena e lâmpadas. Minha pergunta é em relação a perda de carga pela distância qual fio utilizar em relação equipamentos x distância

    • redeeletrica disse:

      Olá Erik, se entendi a tensão que voce tem é de 220 Volts Monofasica (NEUTRO E FASE)? se for voce deve ter uma potencia total de mais o menos de 9000 Watts 40,90 Amperes isso a uma distancia de 250 metros, para que tudo funcione corretamente com as perdas de 2,2% de tensão os cabos condutores devera ser de 90mm². sugestão: devido a distancia utilize cabos isolados de aluminio que são mais baratos “em contas”.
      Claudio

  231. Saulo de Tasso disse:

    Olá gostaria de saber se vc tem alguma tabela de resistencia de contutores, qual a corrente maxima que eles suporta. desde já agradeço.
    Saulo de Tasso

  232. joaquim lima disse:

    achei muito interessante este seu trabalho de esclarecer dúvidas das pessoas relativas à eletricidade que para muitos ainda é um bicho de sete cabeças, trabalho com iluminação de ambientes e residências, recentemente fiz a iluminação na casa de um cliente instalei spots com lâmpadas halógenas mini-dicróica 20,35 e 50W /12v com transformador 127v. após alguns dias antes da entrega da obra verifiquei o superaquecimento das lampadas causando inclusive queima de várias delas. inspecionei os spots e vi que alguns rabichos do receptáculo estavam com sinais de superaquecimento. a distribuição está ok com dijuntores DIN com cabos 2,5mm; na sua opinião que pode estar acontecendo já esclarecendo que a casa é bastante grande (alto padrão) com uma carga bem considerável. agradeço desde já pela ajuda!

    • redeeletrica disse:

      Olá Joaquim, o que aconteceu com você deve ser o mesmo de muitas reclamações que recebo, são os materiais de péssima qualidade que encontramos no mercado brasileiro e que narealidade são “shing ling” chines. são os famosos materiais encontrados no mercado e muito competitivos, procure observar a qualidade dos materias e vera que são materiais com camadas de laqueado e cabos que na realidade não são 100% cobre. onde uma resistencia encontra um condutor que não seja do mesmo material vai haver diferença de resistencia e o aquecimento. Não sei se vai conseguir entender as explicaçãoes mas resumindo “tudo que é barato e duvidoso”.
      Claudio

      • joaquim lima disse:

        concordo que “tudo que é barato e de origem duvidosa” não vale a pena”, gostei da sua explicação e concordo plenamente; mas infelizmente nosso mercado foi invadido por esses produtos chig-ling e que as vezes compramos sem nem mesmo saber se são produtos normatizados pelo inmetro ou não. o que posso fazer na hora de adquirir se o mercado só me dá opções de produtos “imPORCAdos”?, com isso, fazendo que nosso trabalho às vezes caia em descrédito por nossos clientes.

  233. Erik Gustavo de Miranda disse:

    Cláudio obrigado pela dica.

  234. samanda disse:

    Claudio,

    Boa tarde

    Qual é o cabo para uma instalação de uma maquina de lavar louça de 18000 watts. existe alguma tabela que fala o fio que posso usar para amperagem. aguardo seu retorno

    grata,

    Samanda

    • redeeletrica disse:

      Olá Samanda, estou achando que a potencia informada de 18000 Watts é muita coisa (alta) para uma maquina de lavar louça! não seria de 1800 Watts? se for 1800 para ambas as tnsões 110/220 Volts o cabo tem que ser no minimo de 2,5mm2 se for de 220 volts o cabo também tem que ser de 2,5mm² o dosjuntor de 20 Amperes.
      Claudio

  235. euclides filho disse:

    claudio,
    eu não sei se é correto posta aqui,mas se puder eu passa o desenho e as medidas.
    desde já obrigado
    eriego@ig.com.br

  236. euclides filho disse:

    bom dia Claudio.

    eu enviei para seu email,qualquer coisa é só perguntar.

    obrigado

  237. Edvaldo Souza disse:

    Olá bom dia!
    gostaria de saber se posso acrescentar 4 ar condicionado sprinter de 9000btus cada e 2 chuveiro, todos 220v, sendo que na minha casa a alimentação do quadro é bifásica e os cabos que alimenta o mesmo é de 10mm. Pelo pouco que conheço no meu somatório deu uma carga geral já com os Ar e chuveiros deu 89Amp?
    Tenho que mudar para trifásico ou posso continuar com o bifasico?
    grato pela atenção

    Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Edvaldo, pela sua informação os equipamentos de ar e chuveiros são no total de + ou – 21550 Watts a demanda para esses números de aparelhos é 0,65 onde vai ter uma potencia de 14007 Watts, acredito que não é só isso que você vai ter instalado na edificação por isso não tenho como te passar o real, mas se for só isso o cabo que você vai ter que usar é de 16mm² = 68 Amperes.
      Claudio

  238. luis disse:

    boa tarde,

    em um comodo de 4×3 com 5 tomas de uso comum,mas que as vezes é usado para passar roupas com um ferro de 1200w,de quanto seria o disjuntor correto e que fiação deve ser 2,5mm é suficente.

    outra duvida para um microondas comum teria que ter um circuito só para ele ou pode estar junto com outras tomadas e o fio pode ser de 2,5mm.

    • redeeletrica disse:

      Olá Luis, podemos considerar que são 1 tomada TUE de 1200 Watts = 900 e 4 tomadas TUGs = 1200 total 2100 Watts, se a tensão utilizada for de 110 volts a corrente sera de 19,09 Amperes isso fica muito proximo da corrente que suporta o fio de 2,5mm². O ideal é você passar um circito especifico para a tomada que vai utilizar o ferro elétrico. os dois circuitos poderão ficar no mesmo disjuntor que podera ser de 25 Amperes. quanto ao micro ondas, dependendo da potencia este também devera ter um circuito independente e pode ser de 2,5mm².
      Claudio

  239. luis disse:

    Claudio, então eu posso de um disjuntor de 25A puxar os fios para esta tomada do ferro e o mesmo disjuntor saindo outro fios para as 4 tomadas é isso mesmo.

    o micro onda tem se não me engano 1400VA

    valeu pela força.

    • redeeletrica disse:

      Pode sim, essas tomadas pode ser ligados equipamentos até 300 Watts o que você não pode é ligar equipamentos amais do elas suportam, tudo bem.

      Claudio

  240. Vinicius Antonio disse:

    Olá amigo, eu gostaria de instalar 3 pares de lâmpadas de 40w tanto faz a voltagem, ou 127v ou 220v. Os 3 pares de lampadas terão que acender juntas no mesmo interruptor. A distância do interruptor para o ultimo par de Lampada será 14 metros.
    A minha pergunta é a seguinte eu tenho que somar a potencia de cada par de lampadas para saber a amperagem? exemplo: cada par de lampadas possui 80w, portanto 80w x 3 pares = 240watts. 240w / 127v= 1,88 amperes. Estou certo?
    Como faço para saber qual amperagem do disjuntor que devo usar?
    Estou querendo usar fio de bitola de 2,5 nessa ligação.

    Desde já agradeço!

    Att. Vinicius Antonio

    • redeeletrica disse:

      Olá Vinicius, o somatório esta correto, a corrente também, o fio que você quer usar esta ótimo mas pode ser o de 1,5mm², o disjuntor tem que ter uma margem de 25% de segurança seria de 2,5 A, deve ser dificil achar no mercado você pode instalar o de 10 A.
      Claudio

  241. luis disse:

    Bom dia Claudio,
    supondo que em um local tenha destas lâmpadas economicas 2 x15w um disjuntor e 10A é muito para esta quantidade de lâmpadas,ou qual seria o ideal .

    em um disjuntor de 20A é possivel colocar quantas tomadas de uso geral tipo tv/video etc.

    um ventilador de teto com uma lâmpada de 130w é preciso um disjuntor de quanto seria o 130w do ventilador mais a lâmpada.

    abraços

    • redeeletrica disse:

      Olá Luis, quando se calcula cargas elétricas de uma edificação, consideramos toda edificação para fazer de uma só vez os cálculos, neste caso é difícil eu dizer se você vai ter somente esse ponto de luz de 2×15, será que é só isso… a preocupação do profissional é executar o serviço e ficar com a consciência tranqüila. Quando a edificação é pequena normalmente usa-se três circuitos 1 geral 1 para tomadas TUGs e iluminação (neste caso a edificação sendo com números pequenos de pontos uni-se os dois circuitos) e 1 para chuveiro. Para circuitos de TUGs existe cálculos específicos para saber o quanto podemos instalar de tomadas no disjuntor de 20 A. Serve para o caso do ventilador se é somente este ponto liga-se com o circuito de tomadas. Espero ter ajudado Claudio

  242. sidival donizete martins disse:

    Achei muito interessante esse fórum aonde todos interagem objetivando a qualidade no que tange uma instalação elétrica Excelente.

  243. Ismael disse:

    Bom dia Claudio, minha casa esta sendo separada por no mínimo dois cômodo por disjuntor.a rede geral e d 220v.nesses dois cômodo vou colocar algumas tomadas 110v, e duas 220v. e duas lampadas simples d 110v. os fios sao d 2,5mm subindo ate a lage.e das lâmpadas 1,5mm. descendo ate os interruptores.a minha dúvida e: eu posso pegar os fases das tomadas encima da lage e ligar em um unico fio fase e levar ate o disjuntor especifico p tomadas na cx distr.e as lampada110v. Posso dpois so mudar o fase d lampada do disjuntor mono p o bifasico.

    • redeeletrica disse:

      Olá Ismael, os números das tomadas tem que ter algum “quantas”, para se fazer quaisquer cálculos temos que ter números, verifique o quantitativo de tomadas potencia (watts) ou (Amperes) de cada uma e envie para mim.
      Claudio

    • Ismael disse:

      Bom dia CLÁUDIO, em um cômodo vou colocar 5tomadas e no outro cômodo 4 tomadas,todos 110v.os fios sao;fase,neutro,terra d 2,5mm, todos subindo e ficando com as pontas encima da lage.serao tomadas d uso geral,(televisao,radio, um aspirador as vezes)quero ligar essas tomadas em um disjuntor so, no quadro d distr.posso ligar esses fios das tomadas (fase,neutro,terra)em um unico fio d cada(fase,neutro,terra) e levar ate cx distr. no disjuntor so p essas tomadas,deixandoo neutro na barra do neutro e o terra na barra do terra?minha rede geral ate a cx distr. e 220v. dentro da cx vai ter disjuntores p 110e220v.

  244. luis disse:

    Boa tarde claudio, para uma residência com 2 maquinas de lavar roupa uma com 820w(6,5A) e outra de 530(4.2A)sendo que as duas seram alimentadas pelo mesmo circuito com tomadas separadas uma para cada maquina,qual seria o disjuntor ideal para as duas e que bitola de fio sera o ideal.

    lembrando que será um circuito só para as maquinas 127v.

    abraços

    • redeeletrica disse:

      Olá Luis, deve ter ocorrido alguma falha no envio da consulta.
      Você tem duas maquinas de lavar uma de um total de 1350 Watts tensão de 127 volts, o disjuntor ideal é de 15 Amperes o cabo é no minimo de 2,5mm².
      Abraços.
      Claudio

      • luis disse:

        muito obrigado pela resposta a atenção com todos,desculpa qualquer coisa,você esta de parabens mesmo.

        se eu colocar um disjuntor de 20A fica muito acima do ideal ?

      • redeeletrica disse:

        Luis, pode sim o ideal é de curva tipo “C”.
        Claudio

  245. Everton Oliveira disse:

    Olá Claudio , parabéns pela iniciativa e prontidão !! Bom , estou fazendo a instalação em uma casa grande de 240m² e vou fazer um aterramento na lateral para 2 salas e banheiro (com 2 hastes) e quero saber se para a parte de trás há necessidade de fazer outro aterramento (para cozinha, lavanderia e varanda ) ?? e outra dúvida : em cima da cosinha(na parte de trás) há 3 quartos e 2 chuveiros , posso usar o mesmo aterramento ?? fica eficaz ??
    Valeu !!

    • redeeletrica disse:

      Olá Everton, toda instalação requer um projeto para execução para a garantia da edificação e vidas que sempre estão expostas. para isso o local tem que ser avaliado por um profissional do ramo. e com a norma NBR-5410 todas as tomadas TUGs e TUEs tem que ter o aterramento. caso voce instalar o aterramento ele tem que ser unico voce não pode ligar ou instalar hastes sem interligar umas as outras devido a diferença de potencial que pode causar na hora da descarga elétrica (raio). Sugiro procurar um profissional da área para o auxilio isso envolve testes com terrometro e não tão simles.
      Claudio

  246. tenho um Filtro para Piscina Bestway 1.250L/H – Branco/Azul – 110V que ten um gasto de 60hz e tenho um transfomador de 100watts

  247. no meu estado e 220v e tenho um Filtro para Piscina Bestway 1.250L/H – Branco/Azul – 110V de gasto de 60hz e tenho um transfomador de 100watts

    • redeeletrica disse:

      Olá Arlindo, para os calculos que voce precisa, é necessário as seguintes informações, tensão 220 volts e watts ou Amperes, neste caso tera que usar um transformador que voce já tem só falta saber se é o ideal com potencia suficiente para a bomba, aguardo as informações para que eu possa te ajudar.

      Claudio

  248. Carlos disse:

    Bom dia Cláudio!
    Gostaria de saber, qual a relação que vc usa para calcular a bitola de um cabo ou fio de acordo com a distância entre os pontos( no caso em questão, do disjuntor até o final do circuito), considerando um mesmo equipamento, só que em pontos distintos. Por ex.: um chuveiro de 4400watts/220v a 8mts da distribuição e um outro a 60mts. como faço??
    Aproveito para te parabenizar pelas ótimas postagens feitas e pela sua ética, pois hora nehuma vc deu informação que incentivasse o famoso “gato”, valeu d ++!!!!!
    Abraços.

    • redeeletrica disse:

      Olá Carlos, no meu caso eu uso um software para projetos já qu3 eu trabalho especificamente com isso mas para o seu caso chuveiro é o seguinte para o de 8 metros o cabo ideal é de 4mm² para o de 60 metros é de para uma queda de tensão de 1,5% o cabo ideal é de 16mm² para uma queda de tensão de 2,5% o cabo é de 10mm².
      Claudio

  249. luis disse:

    boa noite. algum problema em minha pergunta ?

    abraços

    • redeeletrica disse:

      Olá Luis, peço enviar o histórico do seu questionamento para que eu possa esclarecer, não costumo deixar o visitante sem respostas, para voce ter uma ideia o blog tem uma média de 650 visitas diarias e desse respondo até 10%, gostaria de esclarecer, aguardo o histórico.
      Grande abraço
      Claudio

      • luis disse:

        Boa noite,fica tranquilo a resposta ja foi dada acima da maquinas de lavar,eu só achei que tinha feito alguma pergunta fora do assunto,muito obrigado pela sua atenção com todos.

  250. Rafael Fernandes disse:

    Amigo, boa noite !

    Aqui em casa coloquei todas as tomadas de 20A, aproximadamente umas 10 tomadas no total. O disjuntor utilizado para a rede de tomadas é de 25. Sendo que o do chuveiro é de 32.

    Estou com um problema quando utilizo o microondas e minha esposa o secador. Seria aconselhável aumentar o disjuntor de 25 ? Se sim, para quanto ?

    Desde já agradeço.

    • redeeletrica disse:

      Olá Rafael, para uma informação exata é necesário saber a potencia dos equipamentos que você tem instalado, seria possivel enviar?
      Claudio

      • Rafael Fernandes disse:

        Obrigado pela atenção !

        Então são 2 TVs, DVD, geladeira e o microondas que estão sempre ligados. Ocasionalmente são ligados o Secador, Chapinha, notebook.

        De cabeça agora só lembro a do microondas (1300W) e o secador (2000W).

        À noite, quando chegar em casa, posso pegar certinho o de cada aparelho.

        []‘s

  251. luis disse:

    Bom dia Claudio,

    daria para vc me ajudar em mais este calculo:

    Sala: 4 tomadas ( TUG)
    1 tomada TUE ( carga de 1500w )
    Quarto: 2 tomadas (TUG)
    COZINHA: 1 tomada para uso ( sanduicheira de 900w e batedeira / liquidificador )
    ( Não é usado sempre ou um ou outro será usado nesta tomada )

    Obs: para calculo para um tomada de uso geral o correto é usar como padrão 100 ou 300 ?
    e para uso especifico é de 600 ?
    neste circuito acima qual disjuntor ficaria dentro do padrão correto a usar, fio de 2,5mm² ?

    abraços.

    • redeeletrica disse:

      Olá Luis, para a carga informada de 6 tomadas TUGs e 2 tomadas TUEs. o resultado de 3947 Watts, se ligado em 110 Volts a corrente (Amperes) é de 35,8 o cabo ideal é de 6mm² se for 220 Volts a corrente (Amperes) é de 17,9 o cabo ideal é de 2,5mm².
      Claudio

    • luis disse:

      Claudio boa noite,
      Eu não fui muito preciso em minha duvida e gerol uma confusão, o que eu gostaria de saber é :

      Sala: 4 tomadas ( TUG)
      1 tomada TUE ( carga de 1500w )
      aqui seria um circuito.

      COZINHA: 1 tomada para uso ( sanduicheira de 900w e batedeira / liquidificador )
      aqui seria outro.

      eu dei a entender que seria tudo junto mas não será,a ligação srá em 127volts.

      muito obrigado e desculpa a flha na pergunta.

      • redeeletrica disse:

        Luis, o circuito 1 tera uma corrente de 18,89 Amperes o cabo podera ser no minimo de 2,5mm² e disjntor de 25 A, o segundo circuito tera uma corrente de 11,81 Amperes o cabo sera n o minimo de 2,5mm² o disjuntor de 15 A.
        Claudio

  252. thayano disse:

    boa tarde ! preciso fazer uma instalação elétrica de uma casa ,de que forma devo calcular para colocar os disjuntores corretos no quadro de distribuição ? gostaria de saber a resolução do calculo..
    obrigado ….

  253. Mauricio disse:

    Boa Noite:

    gostaria de saber que tipo de (tug,bitola de fio, disjuntor) para instalação de um raio x de 3,000volt.

    • redeeletrica disse:

      Olá Mauricio, isso tudo depende da potencia do equipamento, voce me passou a tensão interna, por se tratar de um equipamento que provavelmente vai ser inspecionado pelos orgãos de saude sugiro o acompanhamento de um profissional eletricista para auxilia-lo nas instalações e não esqueça que sera necessário a instalação de sistema de aterramento para proteção e isso tera que ter um atestado de responsabilidade técnica (ART) fornecido pelo responsável da instalação.
      Claudio

  254. luis disse:

    boa tarde claudio, se puder me responder a pergunda anterior eu agradeço muito.
    dia: 24 as 08:37
    obrigado

  255. Sidnei disse:

    Boa tarde, parabéns pelo artigo, ficou muito bom, em dterminado momento voce diz que só se deve usar DR se a resistencia for blindada, poderi aexplicar melhor ??

    Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Sidnei, o DR é um dispositivo de proteção que tem a função de atuar (desligar) em situações que ocorre algum contato acidental isso quer dizer que tudo que tiver em contato diretamente com a terra (aterramento), o DR desarma. por isso para ligar resistencias para aquecimento de agua no circuito com DR a resistencia tem que ser blindada.
      Claudio

      • Sidival Martins disse:

        Blindada ou encapsulada, nunca nua.
        Existe uns chuveiros principalmente da Lorenzetti que está escrito: Compatível com DR.

      • redeeletrica disse:

        É isso ai Sidival existe outros fabricantes que fabricam resistencias blindadas.
        Claudio

  256. César disse:

    Bom dia comprei um forno eletrico de 3,300 w 220 v qual djuntor devo usar e qual tipo de fio

    muito obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Cesar, a corrente do circuito sera de 15 Amperes o cabo ideal sera no minimo de 2,5mm² o disjuntor bipolar de 20 Amperes, o circuito devera ser independente para o forno.
      Claudio

      • César disse:

        Boa noite muito obrigado pela resposta qual foi o calculo para vc pode chegar nesse resultado

  257. Maurício S disse:

    Olá redeeletrica!
    O fio que vai do relógio ao disjuntor geral é de 6mm. Pretendia levar para a caixa de distribuição (dentro de casa), um cabo flexível de 10mm; depois, ao chuveiro, 6mm; às tomadas 4mm e as lâmpadas 2,5mm. É possível? Esse fio de 6mm saindo do relógio está correto? Á partir dele é possível aumentar para 10mm? Minha ligação é de 110 e 220v.

    • redeeletrica disse:

      Olá Mauricio, o circuito podera ser de 10mm² o chuveiro de 6mm² quanto o circuito das tomadas é necessário verificar o numeros de tomadas para os calculos exatos e o circuito de iluminação tambem é caso de quantitativos para os calculos, é preciso saber o numeros de circuitos que vai existir no quadro geral interno.
      Claudio

      • Maurício S disse:

        Olá Cláudio! Eu estava enganado! O fio que chega da rua é de 10mm. Entendi sua resposta, se puder complementá-la dizendo de quanto serão os disjuntores, desde a entrada, agradeço!
        Veja se pode ser e corrija os erros, por favor!
        Entrada: Disjuntor bipolar de 80A (pode ?) e cabo 10mm até caixa de distribuição, com recepção de disjuntor bipolar 80A que distribuirá para disjuntores: 40A para Chuveiro 7500w; 30A para torneira de 5500w. Iluminação e tomadas à calcular!
        Será que posso substituir os disjuntores 80A por 60A, e com isso, também substituir o cabo de 10mm por 6mm? Me preocupa a amperagem da torneira elétrica e do chuveiro, e mais, ainda, a amperagem do disjuntor de entrada (que recebe os cabos 10mm que vem da rua)! Minha ligação é FFN.
        Aguardo retorno e agradeço!

  258. Maurício S disse:

    Olá Cláudio!
    Pretendo introduzir uma haste de cobre de 2m na terra, embaixo da pia, para fazer o aterramento da torneira elétrica e do chuveiro, totalmente independente da caixa de distribuição. É possível? Grato e desculpe por não agradecer na mensagem anterior. Descuido!

    • redeeletrica disse:

      Mauricio, o sistema de aterramento tem que ser unico voce pode instalar hastes para a torneira e chuveiro mas de preferencia interligar no sistema existente da concessionária de energia e usar o mesmo aterramento para as tomadas da edificação.
      Claudio

  259. luis disse:

    Boa tarde Cláudio, mais uma vez perfeito em suas resposta parabens, se permite mais uma duvida, o fio terra que parte do quadro de disjuntores ele tera que ser um para ca circuito ou para cada tomada?

    ex: um quarto com 4 tomadas será um unico fio terra para as quatros ou tera que ser saindo do quadro um para cada tomada ?

    abraços

  260. luis disse:

    quando você fala unico, seria um só partindo do quadro para todas as tomadas da casa ?

    • redeeletrica disse:

      sim

      • luis disse:

        eu perguntei pois esta era a duvida para que então no barramento do terra do quadro tem 24 lugares,ai eu imaginei que seria um para cada circuito.

        esta minha duvida pode ser a de outros,isso tambem serve para circuitos independentes tipo: chuveiro,torneira elétrica,maquina de lavar.?

      • redeeletrica disse:

        Luis, o barramento do terra é composto de varias posições para você não ter que fazer emendas, quando eu disse que o fio terra tem que ser único não quer dizer que você tem que passar somente um fio, isso só acontece se no caminho do circuito ai você deriva para outros pontos, sim serve para todas as instalações, alias tem que ser sempre o mesmo terra para todos. Claudio

  261. Maurício S disse:

    Li algumas postagens em vários sites sobre o emprego de disjuntores de curvas “B ou C”. Notei algumas contradições, o que me deixou com muitas dúvidas! Será que você tem alguma tabela relacionando aparelhos e seus respectivos disjuntores (Curva B ou C”) ? Grato!

  262. pedro disse:

    01- Quarto –Copa -WC – Total tomadas uso geral: 07
    Tomada de uso especifico: 01 (secador de cabelo de 2000 w e chapinha de 40 w )

    02-Cozinha – Quarto – Tomadas de uso geral – 02
    Tomadas de uso especifico – 01 (na pia para uso de eletro domestico em geral)

    03-Iluminação: copa – Sala – Cozinha – Área de serviço e A. Externa.
    Total de: sala: 120 w
    Copa: 60 w
    Cozinha: 120 w
    Área de serviço: 60 w
    Área externa: 120 w

    Total 08 lâmpadas 480w (obs.: tomadas e lâmpadas 127 v)

    boa noite,é possivel me ajudar para saber qual disjuntor devo usar em cada circuito destes.

    • redeeletrica disse:

      Olá Pedro,
      Neste caso voce tera tres circuitos 1 para toamada TUE 2000 Watts disjuntor de 20 Amperes fio de 2,5mm2, circuito 2 tomadas TUGs 3000 watts disjuntor 20 Amperes fio 2,5mm² circuito 3 iluminação 480 watts disjuntor até 15 A mperes fio de 2,5mm² até o ponto o interruptor pode ser de 1,5mm² disjuntor de 10 A mperes, carga total de 38 Ampere fio ou cabo de 10mm² disjuntor de 50 Amperes.
      Na duvida consulte um profissional eletricista.
      Claudio

  263. euclides filho disse:

    Boa noite Cláudio você recebeu o meu email ?

    abraços boa semana.

  264. ruth disse:

    01- Quarto –Copa -WC – Total tomadas uso geral: 07
    Tomada de uso especifico: 01 (secador de cabelo de 2000 w)

    02-Cozinha – Quarto – Tomadas de uso geral – 02
    Tomadas de uso especifico – 01 (na pia para uso de eletro doméstico em geral)

    03-Iluminação: copa – Sala – Cozinha – Área de serviço e A. Externa.
    Total de: sala: 120 w
    Copa: 60 w
    Cozinha: 120 w
    Área de serviço: 60 w
    Área externa: 120 w

    Total 08 lâmpadas (obs.: tomadas e lâmpadas 127 v)

    parabens pela iniciativa de ajudar a todos,se puder me orientar qual disjuntor eu devo usar nestes circuitos eu agradeço muito.

    obrigada pela ajuda.

  265. ruth disse:

    Olá. eu não havia visto que meu marido ja tinha postado a nossa duvida,mas mesmo assim obrigado.

  266. ruth disse:

    estive lendo sua resposta é eu pergunto se puder me responder:

    ficaria assim: circuito 1 – a tomada TUE 2000watts disjuntor 20A

    2 – as tomadas dos dois quartos,copa,cozinha que seria total de 7+2 e mais a da pia = 09
    3000watts e disjuntor de 20A

    3 – a iluminação de 480watts e sisjuntor de 15A.

    seria isso mesmo que ficaria estes circuitos ?

    e mais uma vez muito obrigado.

  267. Maurício S disse:

    Meu disjuntor de entrada é de 60A, fio de 10mm. Quero prosseguir até uma caixa de distribuição com 10mm e colocar um disjuntor de recepção de 60A. A partir daí terei 5 circuítos, sendo 2 Tugs de 20A ( tomadas), 1de 15A (iluminação), mais 2 Tues, sendo 1 de 25A(Torneira) e outro de 35A.(chuveiro) Perfazendo um total de 115A.
    Perguntas: O que devo fazer se a entrada é 60A e os circuítos 115A? Pensei em colocar um disjuntor de 80A, o que ainda seria menor que 115A. Olhando o relógio observei esta inscrição: max. 100A, então esse circuíto queimaria o relógio? No caso da inscrição citada quer dizer que eu posso mudar o disjuntor de 60A para até 100A.? Observando as ligações de alguns vizinhos notei que o disjuntor de entrada tem menos amperagem que o total de amperagem dos circuítos ( Ex: 40A na entrada e 80A na soma dos disjuntores dos circuítos).
    Outra pergunta: Não é possível eliminar o disjuntor de recepção, indo direto do disjuntor de entrada aos disjuntores dos circuítos internos? Nesse caso poderia colocar um DR e um DPS na caixa de entrada?
    Desculpe tantas perguntas e alguns possíveis absurdos! Peço a fineza de sua atenção e o favor de suas respostas! Grato!

  268. Guilherme Kavgias disse:

    Boa Tarde,

    Gostaria de fazer uma extensao eletrica de 40 metros para utilizar em um aparelho de 1600 W (cortador de grama), gostaria de saber qual fio eu devo usar nesse caso para evitar do fio esquentar e de ter queda de tensao.
    Grato

    • redeeletrica disse:

      Olá Guilherme, o cabo ideal para a carga indicada de 1600 Watts se for tensão de 127 Volts e de 10mm² disjuntor de 20 Amperes se for 220 Volts é de 4mm² disjuntor de 15 Ampres.
      Claudio

  269. andré disse:

    Boa tarde Sr. Cláudio,estive lendo suas resposta são bem precisas e confiavéis,eu moro em uma casa pequena e a instalação é muito antiga,eu precisaria de uma ajuda teria alguma possibilidade de eu te passar os dados que você necessite para me ajudar a dividir a instalação por circuito ou mesmo a carga de cada com o disjuntor necessario,teria que ser por email se possivel é claro é só me dizer o que você precisa que eu te passo.

    muito obrigado

    • redeeletrica disse:

      Olá André, a sua pergunta não foi apagada, é que tenho as horas para respoder. se voce tiver o projeto ou lay out da edificação com todos os pontos de TUEs, TUGs, e iluminação com posso te ajudar.
      Claudio

      • andré disse:

        Sr. Claudio me desculpe é que eu não vi minha pergunta aqui eu achei que tinha feito algo errado me desculpe. eu posso té fazer um desenho com as medidas e os pontos de tomadas e de iluminação,ai como eu faria colocaria aqui mesmo,ai eu te pergunto com se coloca um desenho aqui ? neste desenho teria que constar qual carga é usada em cada tomada é isso.

        muito obrigado,agora eu ja sei tudo ao seu tempo.

      • redeeletrica disse:

        André ve se consegue enviar o projeto contendo quantidades e potencias e tensão da edificação.
        Claudio

  270. leila pintor disse:

    oi eu gostaria de saber se eu posso colocar todas as tomadas da minha casa com fio flexivel de 4mm, o fio principal é de 10 mm vindo do relogio.

    • redeeletrica disse:

      Olá Leila, Existe projeto da casa? é necessáro saber a quantidade de tomadas, existe quadro de proteção interna? quantidades de áreas da edificação, envie para que possa te orientar melhor.
      Claudio

      • leila pintor disse:

        são 30 tomadas e terá um quadro com barramento com oito dijuntores, eu ja comprei o fio de 4 mm por isso perguntei, pq senão puder ainda posso trocar, desde ja agradeço

      • redeeletrica disse:

        Leila, para te responder teria que conhecer o projeto da edificação, quando você fala em 30 tomadas tenho que saber se é TUGs (tomadas de uso gerais) ou TUEs (tomadas de uso especifico), para fazer os calculos é necessário ter todas as potencias e tensão da edificação.
        Claudio

  271. rossini disse:

    olá! eu estou com duvidas.. eu estou trocando a fiação da minha casa, eu quero saber seu eu posso colocar o fio saindo do relogio de 10mm até a caixa, e colocar 10mm para o ar e o chuveiro, e as tomadas de 4mm e a 2,5 para iluminação, ficaria seguro?

    • redeeletrica disse:

      Olá Rossini, o ideal para te responder é ter os quantitativos de tomadas TUGs (tomadss de uso gerais) e TUEs (tomadas de uso especificos), potencia do ar condicionado e chuveiro, assim posso te passar as quantidades exatas.
      Claudio

      • rossini disse:

        eu queria colocar todas as tomadas fortes isso teria algum problema, no total são 25 tomadas na casa, isso aumentaria o consumo de enrgia? essa é minha duvida.

      • redeeletrica disse:

        Rossini, quando você diz tomadas fortes é preciso saber o que você vai usar nos pontos, neste caso existe tomadas TUGs e TUEs exatamente para se fazer os calculos precisos.
        Claudio

  272. leila pintor disse:

    olá… desde ja agradeço a ajuda! a minha duvida é, eu comprei fio de 4mm para colocar em todas as tomadas, mas disseram que isso consumira mais energia, isso é verdade? a explicação que me deram foi que se os aparelhos não consomem tanto não precisariam de muita potencia, que esse excesso de potencia aumentaria o consumo, eu preciso urgente dessa resposta, por favor me ajudem

  273. ireudo disse:

    como calcular a amperage de um dj termomag

  274. Maurício S disse:

    Maurício S disse:
    30/01/2012 às 18:30
    Meu disjuntor de entrada é de 60A, fio de 10mm. Quero prosseguir até uma caixa de distribuição com 10mm e colocar um disjuntor de recepção de 60A. A partir daí terei 5 circuítos, sendo 2 Tugs de 20A ( tomadas), 1de 15A (iluminação), mais 2 Tues, sendo 1 de 25A(Torneira) e outro de 35A.(chuveiro) Perfazendo um total de 115A.
    Perguntas: O que devo fazer se a entrada é 60A e os circuítos 115A? Pensei em colocar um disjuntor de 80A, o que ainda seria menor que 115A. Olhando o relógio observei esta inscrição: max. 100A, então esse circuíto queimaria o relógio? No caso da inscrição citada quer dizer que eu posso mudar o disjuntor de 60A para até 100A.? Observando as ligações de alguns vizinhos notei que o disjuntor de entrada tem menos amperagem que o total de amperagem dos circuítos ( Ex: 40A na entrada e 80A na soma dos disjuntores dos circuítos).
    Outra pergunta: Não é possível eliminar o disjuntor de recepção, indo direto do disjuntor de entrada aos disjuntores dos circuítos internos? Nesse caso poderia colocar um DR e um DPS na caixa de entrada?
    Desculpe tantas perguntas e alguns possíveis absurdos! Peço a fineza de sua atenção e o favor de suas respostas! Grato!

    Responder

    • redeeletrica disse:

      Mauricio, não é desta forma os calculos, existe demandas para quantidades e tipos de Tomadas, para se fazer os calculos é necessário ter todos os pontos com suas potencias.
      Claudio

  275. andré disse:

    boa tarde, eu coloco aqui mesmo ou mando por email ?

    abraços

  276. andré disse:

    por email ?

  277. Maurício S disse:

    Olá Cláudio! Parece que fiz tudo errado, então resolvi relacionar os eletrodomésticos e seus respectivos wats para ver se pode me ajudar.
    TV250w, Aspirador500w, M.Ondas1200w, Lavadora1500w, Geladeira200w, Secador1400w, PC200w, Tanquinho400w, Som350w, Liquidificador600w; todos ligados em 110v. Chuveiro6800w em 220v. (11 tomadas).
    Além das 11 tomadas referentes aos aparelhos acima citados, mais 25pontos (pouco uso) por toda casa, que considerei 100w/cada, perfazendo 2500w, Os pontos de luz serão: 20 de 100w e 10 de60w, perfazendo 2600w. Fiz a soma e deu 18500w.
    A minha preocupação maior é que minha ligação (Eletropaulo) é de 127/220v. com disjuntor de entrada de 60A e fio de 10mm.
    Será que posso substituir o disjuntor de 60 por 100 e continuar com fio de 10mm. até a caixa de distribuição, já que no relógio observei a seguinte inscrição: 100A?
    Aguardo suas sugestão, orientação, ajuda…
    Grato!

    • redeeletrica disse:

      Olá Mauricio, neste caso você tem uma carga de TUGs de 2590 Watts e uma de TUEs de 7770 Watts já calculado as demandas individuais dividido pel fator de poetncia isso seria de 10905 Watts, se voce instalar corretamente os circuito em um quadro de pelo menos 02 disjuntor geral de 60 A, 12 disjuntores sendo dois de 40 para o chuveiro e um para cada circuito do micro ondas, maquina de lavar, tanquinho, secador, geladeira e quatro para tomadas em geral e dois para iluminação. O cabo se o circuto for até 20 metros podera se de 10mm² até 50 metro o idela é de 16mm².
      Claudio

      • Maurício S disse:

        Boa tarde Cláudio!
        Grato pela resposta! O circuíto tem 25m, portanto usarei cabo de 16mm². Nesse caso, o disjuntor continua de 60A e não haverá problemas pelo fato do fio de entrada ser 10mm²?
        Me desculpe se eu estiver enganado, mas não faltou incluir no cálculo os pontos de iluminação? Fiquei na dúvida, pois, na resposta você só fez referência aos valores para TUEs= 7770w e TUGs=2590w. Caso tenha esquecido dos pontos de luz, creio que haverá mudanças na instalação do circuíto! Se houver, por favor diga quais!
        Por fim, considerando que o fio de entrada é de 10mm² e disjuntor de 60A, pergunto: Até quanto posso elevar o valor desse disjuntor, considerando a necessidade futura de maior consumo?
        Abs.

      • redeeletrica disse:

        Mauricio o calculo de iluminação já esta incluso no total das tugs (2590)

  278. andré disse:

    Bom dia, eu te enviei por email a carga total.
    Grato.!!

  279. Thiago disse:

    Olá preciso da sua ajuda

    Acabei uma obra e fiz toda a parte elétrica com um profissional, mas estou tendo os seguintes problemas e gostária de uma ajuda dos Srs para entender oque esta acontecendo

    Possuo algumas sancas de gesso com várias lampadas frias tubulares e as fontes quando eu ascendo as lampadas ,elas ascendem normalmente mas quando desligo da um estouro no interruptor na parede e o disjuntor desarma e o interruptor fica inutilizado (fica fixo em uma posição), armando novamente o disjuntor e acendendo em um outro interruptor que esta em paralelo funciona normalmente (todas as lampadas ascendem)

    Desligamos o DR e colocamos um disjuntor normal mas mesmo assim continua a acontecer. O mesmo acontece com um lustre que tem 4 lampadas PAR 20. Nenhum equipamento elétrico esta ligado durante esses problemas apenas as lampadas.

    Alguma idéia ?

    Outra pergunta qual o plug ideal para ligar apartir da fonte eletronica com a lampada dicroica de 12 volts ja que os meus estao ficando pretos

    Muito obrigado pela ajuda

    • redeeletrica disse:

      Olá Thiago, o que deve estar acontecendo é o paralelo ligado de maneira errada, isso acontece com eletricistas que tem o habito de economizar fios nas interligações eles usam o fase e o neutro nos dois interruptores e quando a uma inversão que é o seu caso o circuito fecha o curto circuito e acaba queimando o interuptor, sugestão, substitua as ligações do paralelo pelo sistema convencional. quanto ao plug que voce cita deve ser o soquete de porcelna conhecido tambem por tomadinha onde voce conecta a lampada! se é isso procure comprar com os contatos de metal (bronze) não o latonado (cromado).
      Claudio

      • Thiago disse:

        Olá Claudio muito Obrigado pela resposta como sempre muito boa e esclarecedora.
        Apenas mais uma pergunta como devo corrigir isso qual seria a maneira correta (Convencional) de fazer isso para corrigir o meu problema , terei de passar mais fios novamente ?

        Muito Obrigado

      • redeeletrica disse:

        Olá Thiago, peço para quando reenviar a questão, que venha acompanhada do histórico anterior, infelizmente não tenho como saber do assunto devido as outras consultas, até.
        Claudio

  280. Jose Valter Rodrigues de andrade disse:

    boa noite Claudio! queria saber,qual a amperagem maxima oferecida pela cemig,sendo ela de 110 volts? e também poderia me passar a relação entre a bitola dos fios e cabos e suas amperagens. Desde já, muito obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Jose, a Amperagem ou corrente como é conhecida depende muito das potencias que voce vai instalar para melhor informação consulte a CEMIG e forneça a eles os dados de equipamentos contendo Watts e Volts.

      CAPACIDADE DE FIOS E CABOS
      mm² Corrente max. Admissivel
      1,5 15,5
      2,5 21
      4 28
      6 36
      10 50
      16 68
      25 89
      50 134
      70 171
      95 207
      120 239
      150 272
      185 310
      240 364

      Claudio

  281. Geraldo Rodrigues Martins disse:

    Boa tarde,
    Antes de mais nada parabenizo pelo Blog e oro a Deus que o abençõe por essa atitude tão benéfica auxiliando tantos irmãos.
    Claudio, é normal no padrão de entrada possuir 63 A e na rede interna ter 10mm conforme a necessidade da residencia. Pergunto Eu; não tem problema?
    Desde já agradeço pela atenção dada.

    • redeeletrica disse:

      Olá Geraldo, obrigado pelas considerações e orações, acredito que se não fossem elas ficaria dificil de atender os mais de 100 solicitações diarias.
      Quanto a proteção de entrada é padrão da empresa de energia devido as novas edificações terem quadros internos de distribuição normalmente distribuidos por circuitos independentes.
      Claudio

  282. Geraldo Rodrigues Martins disse:

    Desculpe Claudio, em vez de 10mm é 40A na rede interna.

  283. euclides disse:

    bom dia amigo, tudo certo com você,muito obrigado pela força no desenho do circuito da casa.

  284. Jorge Luis de Aguiar disse:

    Qual a diferença de um disjuntor 40amperes 127volts mono comum para o disjuntor 40amperes 127volts mono norma din?

    • redeeletrica disse:

      Olá Jorge, a sua duvida deve ser devido os modelos e padrões, os primeiros disjuntores que surgiram aqui no Brasil foram o tipo NEMA (americano) a partir dai começou surgir o tipo DIN, os dois tem a mesma função uns acreditam que o NEMA é melhor outros não a vantagem do DIN é o seu tamanho e suas conexões são melhores.
      Claudio

  285. luis vidal disse:

    karo amigo instalei 4 ar comdicionados em uma rede de 220 e cada ar e de 24 mil btus…. o dijuntor cai direto o que devo fazer pra nao cair mais …botar um dijuntor mais forte eu to uzando um de 2×40
    devo por um mais forte???

    • redeeletrica disse:

      Olá Luis, a potencia dos condicionadores é de 7000 Watts e 32 Amperes cada, para isso voce tera que usar disjuntor bipolar de 40 Amperes para cada condicionador de ar, o cabo devera ser de 6mm².
      Claudio

  286. André Grossi disse:

    Olá ! Tenho ar condicionado Springer Carrier, de 12.300 btu, classe A, com corrente de operação máxima de 10,3 A.
    Só que como a instalação da rede é antiga e mais fina, estou fazendo uma fiação exclusiva para atender direto o aparelho. A distância do dijuntor do ar no quadro de distribuição de energia para o aparelho vai me gastar 22m de fio. O fio duplo de 4mm vai atender o ar condicionado ? Tenho algum risco de aquecer o fio ? Tendo em vista que a corrente de operação máxima do ar condicionado é de 10.3 A. ?

    • redeeletrica disse:

      Olá André, neste caso você devera instalar um circuito especifico com cabos de 4mm² e dijuntor de 20 Amperes, se o fio duplo for o tipo paralelo evite usar neste caso.
      Claudio

  287. Sidival disse:

    Bom dia Claudio.
    Claudio sobre esta pergunta eu tenho certa urgência da resposta, se poder me ajudar.

    Estou instalando 07 máquinas de sorvete cujo o motor é trifásico e cada um tem 4kva. estou arredondando.
    4kva = 4.000 watts isso dividido por 380V = 10,52A vamos arrendondar para 16A e curvatura C pelo fato de já está com a amperagem acima do solicitado. Dentro desse cálculo eu estaria bem com um cabo de 2,500mm2 haja vista a sua amperagem, a minha dúvida é: Por causa do pico de potencia eu poderia usar um cabo de 6mm2 que corresponde a 36A e não ter problemas com aquecimento ou queda de tensão. A distância a ser feito esses circuitos,é de aproximadamente 40 metros.
    Obs. Não estarão ligadas todas as máquinas, mas sim no máximo 03, trata-se de circuitos para apresentação de máquinas, Show Room.
    Complementando a minha pergunta, me foi passado a potencia total na casa de 35kva sem levar em consideração o fator de demanda, estou entrado com um padrão com cabo de 70mm2, creio que da entrega da concessionária até o quadro de distribuição, um cabo de 50mm2 atende a minha necessidade, pois como eu ja havia dito, somente serão ligada as máquinas a serem mostradas, e somente no momentos da mostragem. São máqionas para vendas.

    • redeeletrica disse:

      Olá Sidival, suas consirações estão feitas, o cabo ideal é de 6mm² para o trabalho de até 2% de queda de tensão até 40 metros, o cabo do padrão até o QDI podera ser de 50mm2 que suporta até 86 Amperes.
      Claudio

  288. Carol disse:

    Olá. Me chamo Carol e tenho um secador de cabelo com o plug de espessura própria para tomada de 20 A.
    Preciso colocar uma dessas tomadas em meu apto, mas como saber se o djuntor e a fiação vão suportar, sendo que é um prédio mais antigo?
    Em uma ocasião em que o chuveiro ficou mais tempo ligado em temperatura inverno a chave do djuntor caiu.
    Não entendo mto mas penso que nao aguenta mta força. E não quero correr o risco de pagar por serviço que não precisava ser feito!!rs Enfim, alguem pode me ajudar?

    • redeeletrica disse:

      Olá Carol,para este caso a tomada tem que ser padrão 2P+T com fios ou cabos de 2,5mm², para conhecer a corrente do secador você tera que dividir a potencia (watts) pela tensão (volts) do secador conhecendo a corrente (Amperes) voce instala o disjuntor Amperes mais 25% esses desarmes de disjuntor é corrente acima dos condutores ou acima do próprio disjuntor. sugiro pedir auxilio de um profissional eletricista.
      Claudio

  289. andré disse:

    Boa noite,que bom que esta tudo certo com você,eu te mandei o email novamente,quando puder responder eu agradeço muito fica tranquilo quando tiver um tempinho ta valendo,

    abraços

  290. euclides disse:

    Olá meu amigo,eu só achei que você estaria com algum problema de saúde,mas que bom que esta tudo certo com você,a quantidade de perguntas e devido a sua alta capacidade e conhecimento do que esta falando, é o preço do sucesso.
    abraços

  291. jean santos disse:

    BOA TARDE Cláudio. estou com um problema na casa de um cliente, ela mora na área rual da cidade. e fiz toda instalação até ai tudo bem. mas aqui a chuva á é frequente e toda vez que chove sai umas faísca na tomada do telefone, vc saberia uma forma de amenizar isso. desde já obrigado

    • redeeletrica disse:

      Olá Jean, quando se trata de área rural é complicado por quê? É preciso saber se essas faíscas são provenientes da rede elétrica que esta em paralelo ou não, sabemos que na maioria dos casos tanto de transportes de energia elétrica como de Telecom quando instaladas no mesmo posteamento tem que existir uma distancia uma da outra que a concessionária de energia local poderá informar a você qual é quando as duas infra-estruturas caminham juntas. Neste caminho normalmente sempre tem as redes de baixa e alta tensão que quando existem outros condutores que estão fora da faixa de segurança (distancia) é comum ter a indução elétrica do maior para o menor, neste caso o ideal é instalar um protetor especifico para rede telefônica e aterrá-lo muito bem se não… caso o aterramento não for bom o problema continua.
      Claudio

  292. andré disse:

    Boa noite amigo, eu enviei novamente o email,você recebeu ele é só para saber se desta vez o email chegou.

    obrigado André

  293. Flavio da Silva Nunes disse:

    Acabei de comprar um fogão elétrico Bosch de 7.200 wats, gostaria de saber qual o fio recomendado para ele, e também o disjuntor.
    Desde já agradeço
    Obrigado
    Flavio

    • redeeletrica disse:

      Olá Flavio, o disjuntor para essa potencia em 220 volts é de 32 Amperes cabo 6mm² e para 110 volts é de 64 Amperes cabo de 16mm².
      Claudio

  294. Diego Marchezi disse:

    olá, não conhecia esse site, mas estou impressionado com sua utilidade para nós, parabés para seu idealizador.

    Aproveitando a brecha gostaria de saber se posso usar um dijuntor de 20A para um chuveiro de 5500w ligado a uma rede 220v fio 6mm.

    • redeeletrica disse:

      Olá Diego, obrigado pelas considerações.
      Respondendo sua pergunta, não pode usar esse disjuntor, o ideal para essa potencia de 5500 Watts é de 30 Amperes e cabos 4 ou 6mm².
      Claudio

      • Diego Marchezi disse:

        Obrigado Cláudio pela informação, até uma proxima dúvida…

    • Sidival disse:

      Diego Marchezi, tomando a liberdade creio que possa te ajudar.
      Para um chuveiro de 5.500W divide-se por 220V= a um disjuntor bipolar de 25A curva C.
      O cabo a ser usado é de 4mm2 que corresponde a 28A para uma distância de até 30 metros.
      Muito bom poder ter te ajudado.

      • Diego Marchezi disse:

        Obrigado Sindival por ter esclarecido minha dúvida, agradeço sua atenção.

  295. Filipe Amaral disse:

    Olá caro Cláudio, muito boa esta sua iniciativa, vc é 5estrelas e explica mt bem cada questão. Meu assunto é o seguinte, eu ñ sou barra como vc, faço minha eletricidade mas com limitações, ainda sou ajudante, de qq forma sempre querendo aprender mais e mais com a ajuda de pessoas como vc q se dispõem a apoiar os menos entendidos.

    Então eu gostaria q vc me explicasse o como se escolhe o disjuntor de entrada. Como sei q é de 40A ou de 60A ou de 80A
    Como exemplo vamos imaginar q minha instalação tem um consumo somado de todos os aparelhos perfazendo um total de 16640w numa rede de 220v.

    Como ficaria então o quadro de distribuição?
    disjuntor de entrada=??A
    e depois os outros disjuntores?
    o fio para cada circuito aparelho como é a formula para calcular?

    Vou tomar estes aparelhos como exemplo para a casa:
    TV250w, Aspirador100w, M.Ondas2400w, Lavadora3500w, Geladeira200w, Secador1200w, PC200w, Tanquinho800w, Som350w, Liquidificador600w; Chuveiro6800w todos ligados em 220v.
    Iluminação separada em dois circuitos cada um com 6 lampadas de 20w

    Ainda outra duvida, me desculpe, nunca sei q disjuntor comprar, se 1,5ka se 3ka ou 5ka e ñ sei o porquê se poder me explique tb sff.

    Desculpe tantas perguntas!
    Grato desde já!

    • Filipe Amaral disse:

      Tome a minha questão para rede mono de 220V

      Grato!

    • redeeletrica disse:

      Olá Felipe, a totalidade da sua consulta requer um profissional no local, é dificil para mim dizer para você fazer ou não fazer alguma coisa, consulte um eletricista de sua confiança para não ter problemas futuros, desculpe devido as muitas questões no site e meu trabalho, não tenho com atende-lo neste montante.
      Claudio

  296. Maurício S disse:

    Boa tarde Cláudio!
    Muito obrigado pelos esclarecimentos! Já sei o que fazer!
    Se puder, com os dados elencados abaixo, por favor responda mais esta!
    Instalação: 127/220v.
    Relógio: 100A.
    Fio de entrada: 10mm².
    Disjuntor de entrada: 60A.
    Circuíto de Distribuição: cabo10mm².
    Quero aumentar o valor do disjuntor para 80A., elevando para 25mm² os cabos do circuíto de distribuição. Pelos dados acima o relógio (100A.) suportaria, mas e quanto ao fio de entrada (10mm²), suportaria?
    Brevemente estarei instalando alguns aparelhos que justificam essa elevação, por isso a pergunta!
    Abs. e mais uma vez obrigado!

    • redeeletrica disse:

      Mauricio em quaisquer alteração no padrão o correto é consultar a distribuidora de energia local.
      Claudio

      • Maurício S disse:

        Boa noite Cláudio!
        Lendo artigos e manuais a respeito de Dispositivos de Proteção Residual, verifiquei a seguinte relação:
        DTM 50A e 60A, usar IDR63A
        DTM 70A usar IDR 80A
        DTM 90A e 100A usar IDR100A, Ocorre que o meu disjuntor de entrada será de 80A. Considerando que os IDRs desta relação têm amperagem maior que os DTMs, então devo usar um IDR100A? Não pode ser DTM80 e IDR80? Qual seria a vantagem/consequência em usar IDR de mesma ou maior amperagem que o DTM?
        Aguardo resposta e desde já agradeço!
        Obs.:Tenho formação superior e já não sou tão jovem! Pena!!! Tarde para uma nova formação, porém, em tempo de aprender mais um pouco! Mais uma vez obrigado!

      • redeeletrica disse:

        Olá Mauricio, eu desconheço o quadro de cargas a que se refere, números de circuitos e potencias, se todos os circuitos estarão protegidos pelo IDR ou não. O que você tem que prever é se os circuitos de aquecimento vão ser resistivo tipo chuveiros, torneiras ou aquecedores centrais (solar) que quando no período de inverno o aquecedor passa a funcionar com resistências elétricas. Caso os aquecedores forem resistivos e as resistências não forem blindadas, use IDR individuais para circuitos de TUGs (circuitos de tomadas de uso gerais e iluminação) ou para os circuitos específicos para as TUEs (tomadas de usos específicos). Quando a ser jovem, o importante é que sempre pensamos em estar voltado em aprender e fazer exatamente isso que acabou de fazer perguntar, é sinal de humildade, parabéns conte com a redes elétricas.

  297. andré disse:

    Bo noite sr,Claudio, você recebeu meu email ? você podera me ajudar ou prefere que eu coloque as potencias geral da casa aqui.

    abraços

  298. Diego Marchezi disse:

    Bom Dia a todos….

    Lendo todos os últimos comentários aprendi que na escolha de um dijuntor devemos sempre colocar 25% de segurança em cima do valor total da amperagem.
    Supondo que temos uma amperagem total de 19A poderemos usar um fio bitola 2.5mm, sendo assim, pela regra dos 25% teriamos que colocar um dijuntor de 25A.
    Minha dúvida é: já que o fio 2,5mm aguenta uma amperagem de 21A, usando um dijuntor de 25A não danificaria o fio?

  299. Silvio disse:

    Bom dia, eu estou com uma pequena duvida se puder me orientar eu agradeço,

    num circuito de 6 lâmpadas de 60w um disjuntor de 10A seria suficiente para esta quantidade de lâmpadas ?

    • redeeletrica disse:

      Olá Silvio, 10 Amperes é o suficiente para a carga total de 3,27.
      Claudio

      • Silvio disse:

        Olá Claudio,seguindo nesta pergunta então o de 10A é suficiente até com uma grande sobra, só para ter uma idéia em um de 10A qual seria a quantidade de lâmpada que aguent com uma margem de segurança é possivel saber ?

      • redeeletrica disse:

        Você multiplica Amperes por volts (10 x 110 = 1100 watts) se for 220 (10 x 220 = 2200 watts).

        Tudo bem?

      • Silvio disse:

        Claudio então daria + ou – umas 18 lâmpadas de 60w na rede de 110 é isso mesmo a minha conta esta correta ?

        outra duvida em um circuito de 6 tomadas de uso comum teria que ter um disjuntor de quanto ?

        abraços e obrigado pela aula.

  300. Geraldo disse:

    Bom dia Claudio.
    Atualmente. pela norma da NR-10, O aterramento de uma residencia, é interligar na haste do padrão de entrada. Coisa esta, que antigamente, nem se pensava.
    Agora pergunto a voce meu caro amigo: tem eletricista que jampeia diretamente na carcaça do relógio. O correto não é jampear no grampo na ponta da haste responsável pelo aterramento do padrão? Seria um cabo para o relógio e outro para a casa.correto ou nao?!
    Obrigado e tenha um bom dia.

    • redeeletrica disse:

      Geraldo o sistema de aterramento é tão sério que muitos ainda não estão levando em conta a sua importância. quanto a ligação, a própria distribuidora de energia aprovou este padrão, a ligação é haste com conector, condutor até o padrão e interligação através de conector interligando todos os condutores neutro e terra de entrada e saida e esse conector e fixado na parede da caixa metalica.

  301. Eu posso usar um fio terra para cada circuito de tomada, ou cada tomada tem que ter seu próprio fio terra :

  302. euclides disse:

    Boa tarde Cláudio,

    a respeito do fio terra partindo do QD1,será um fio para cada circuito de tomadas ? o mesmo seria um fio terra partindo do quadro para as tomadas dos circuitos independentes ?

    • redeeletrica disse:

      o condutor de terra poderá ser unico desde que atenda todos os pontos, exceto se as tubulações forem independentes!

  303. Sidival disse:

    Boa tarde Claudio. para sabermos como calcular a bitola de um cabo para um motor trifásico e de 4 kva, qual a regra. Haja vista que 4 kva = 4.000W / 380V = 10,52A como calcular o pico de potência de um resultado final?

    Quantas vezes mais atinge o pico de potência para que eu use o cabo correto? Se poder me passar a regra do cálculo me ajudaria muito, por ventura não é 10 vezes mais o valor não né?

    • redeeletrica disse:

      Olá Sidival,
      Cada caso é um caso, no seu caso a partida é direta e pode variar de 4 a 12 vezes a corrente nominal do motor. O ideal é você ter as informações do fornecedor do motor ou fabricante devido a essa variação de 4 a 12 vezes.
      Claudio

      • Sidival disse:

        Olá novamente Claudio. Tentando entender as colocações pergunto: Mais isso não implica o uso de um cabo de 6mm2 para 50 metros haja vista sua queda de tensão ser 2.77%

        Ex: 4.000/380 = 10,52A x 5,25 = 55,23 x 0.05 = 2.7615 sendo que o NBR 5410:2004 item 6.2.7.2 permite que a queda seja igual a 4% ou menor, dentro das considerações feitas, será que pode haver problema sendo também o uso do DTM curvatura D? ou seja na sua classificação.

        Desde já te agradeço muito pelas informações até aqui me passadas, confesso que estão me ajudando muito, pois quando se trata de teoria, no primeiro momento menosprezamos, mas quando precisamos, dai entendemos que a prática sem teoria e vice e versa não funcionam.

      • redeeletrica disse:

        Sidival, você não tinha citado em 17/02 conforme o texto abaixo que o circuito era de 50 metros foi só agora concorda? Para os cálculos precisos sugiro que você consulte o fabricante do motor.

        Claudio

        Boa tarde Claudio. para sabermos como calcular a bitola de um cabo para um motor trifásico e de 4 kva, qual a regra. Haja vista que 4 kva = 4.000W / 380V = 10,52A como calcular o pico de potência de um resultado final? Quantas vezes mais atinge o pico de potência para que eu use o cabo correto? Se poder me passar a regra do cálculo me ajudaria muito, por ventura não é 10 vezes mais o valor não né?

  304. Thiago disse:

    Olá Claudio desculpe

    Estou anexando o histórico, a pergunta esta na ultima parte

    Bom carnaval!!!

    redeeletrica disse:
    15/02/2012 às 18:12
    Olá Thiago, peço para quando reenviar a questão, que venha acompanhada do histórico anterior, infelizmente não tenho como saber do assunto devido as outras consultas, até.
    Claudio

    Thiago disse:
    06/02/2012 às 15:42
    Olá preciso da sua ajuda

    Acabei uma obra e fiz toda a parte elétrica com um profissional, mas estou tendo os seguintes problemas e gostária de uma ajuda dos Srs para entender oque esta acontecendo

    Possuo algumas sancas de gesso com várias lampadas frias tubulares e as fontes quando eu ascendo as lampadas ,elas ascendem normalmente mas quando desligo da um estouro no interruptor na parede e o disjuntor desarma e o interruptor fica inutilizado (fica fixo em uma posição), armando novamente o disjuntor e acendendo em um outro interruptor que esta em paralelo funciona normalmente (todas as lampadas ascendem)

    Desligamos o DR e colocamos um disjuntor normal mas mesmo assim continua a acontecer. O mesmo acontece com um lustre que tem 4 lampadas PAR 20. Nenhum equipamento elétrico esta ligado durante esses problemas apenas as lampadas.

    Alguma idéia ?

    Outra pergunta qual o plug ideal para ligar apartir da fonte eletronica com a lampada dicroica de 12 volts ja que os meus estao ficando pretos

    Muito obrigado pela ajuda

    Responder
    redeeletrica disse:
    13/02/2012 às 17:01
    Olá Thiago, o que deve estar acontecendo é o paralelo ligado de maneira errada, isso acontece com eletricistas que tem o habito de economizar fios nas interligações eles usam o fase e o neutro nos dois interruptores e quando a uma inversão que é o seu caso o circuito fecha o curto circuito e acaba queimando o interuptor, sugestão, substitua as ligações do paralelo pelo sistema convencional. quanto ao plug que voce cita deve ser o soquete de porcelna conhecido tambem por tomadinha onde voce conecta a lampada! se é isso procure comprar com os contatos de metal (bronze) não o latonado (cromado).
    Claudio

    Responder
    Thiago disse:
    15/02/2012 às 10:37
    Olá Claudio muito Obrigado pela resposta como sempre muito boa e esclarecedora.
    Apenas mais uma pergunta como devo corrigir isso qual seria a maneira correta (Convencional) de fazer isso para corrigir o meu problema , terei de passar mais fios novamente ?

    Muito Obrigado

  305. Andre Araujo disse:

    ola! boa tarde!
    estou contruindo minha casa e gostaria de umas dicas na parte eletrica.se eu te enviar o desenha dela por email vc poderia me ajudar ?como poderia mandar um email pra vc.abraços

    • redeeletrica disse:

      Olá André, infelizmente não tenho atender neste caso devido as minhas atividades, sugiro contratar um profissional eletricista para auxiliar, caso voce tiver alguma duvida ou desconfiança nos serviços no periodo das instalações posso te ajudar.
      Claudio

  306. nilson disse:

    boa tarde ,quero estalar um ar de 7.000btu 110v mihha casa a rede é mono é divido por comodo, fio 4mm em toda a casa menos o chuveiro que é de 6mm posso estalar o ar direto no quadro com fio 4mm mesmo no mesmo cirquito so mudo o dijuntor ou coloco 6mmm saparado meu quarto so tem 3 lampadas e um ventilador, meu chuveiro e de 5500wt 110v estalei dois dijuntores de 30a um procimo ao chuveiro e outro no quadro geral fiz errado ? um abraço no aguarde….

    • redeeletrica disse:

      Olá Nilson,
      O ideal é você instalar um circuito especifico para o ar condicionado com disjuntor unipolar de 20 Amperes apesar da carga ser de 18,64 Amperes o cabo poderá ser de 2,5mm² até 10 metros de distancia do quadro de distribuição. Quanto ao chuveiro também de ter um disjuntor individual para ele, você diz que ele é de 5500 watts a corrente para potencia é de 50 Amperes e o cabo de 6mm² até 6 metros e 10mm² até 10 metros com disjuntor unipolar de 50 Amperes.
      Claudio

      • nilson disse:

        obrigado pela resposta , mais recapitulando eu falei em relação ao chuveiro que eu estalei um dijuntor de 30am perto dele e outro de 30am na mesma fase no quadro então tenho 2 dijuntores na mesmo circuito ok ???perguntei se estar correto !!! em relação ao ar meu circuito e por comodo perguntei se tem poblema se eu ligar no mesmo circuito que so tem ligado 3 lampada 1 tv 1 ventilador se tiver eu separa como vc sugeriu!!! a fiação da minha casa e toda 4mm² menos o chuveiro que é de 6mm² deide ja muito obrigado fico no aguarde …..

  307. Ismael disse:

    Boa tarde Carlos,eu estoufazendo minha instalacao em casa.minha rede chega no poste com duas fase. A principio vou deixar as tomadas110v mesmo no disjuntor da cx distr.mas, caso queira mudar uma tomada p 220v,eu tenho q ter um disjuntor na cx so p essa tomada e levar as duas fase do disjuntor ate a tomada?se eu comprar um disjuntor bipolar e levar so uma fase dele ate a tomada,continuo com 110v.se no futuro eu quizer mudar essa tomada p 220v posso ligar mais uma fase desse disjuntor ate a mesma tomada?

    • redeeletrica disse:

      Olá Ismael, o que você pode fazer é deixar um circuito individual duas fase e um neutro até esta tomada e ligar somente uma fase e futuramente instalar um disjuntor bipolar e ligar outra fase assim você terá um circuito bifásico 220 volts. Claudio

  308. andré disse:

    Boa noite Claudio,a dias eu pedi uma ajuda a você,e eu enviei um email mas parece que o email não chegou ai vc me pediu para enviar novamente,mas me parece que vc esta sem tempo par responder,se puder me responder mesmo que seja um não eu agradeço ai conforme for eu vou procurar outro meios par a orientação.

    abraços André.

  309. kiesse disse:

    sou leigo na matéria , a minha questão é a seguinte

    Estou em Angola tenho um grupo gerador de 16kva, que alimenta a minha casa, não tenho fornecimento de eletricidade da rede
    , quero montar um sistema alternativo com painéis solares..
    Sei que posso calcular o consumo real a partir da leitura no display do gerador… Sei que a corrente aqui é 220V, segundo a leitura que fiz os valores saõ L1-228,L2-244,L3-233,
    gostaria que me pudessem ajudar no sentido de saber qual o consumo com base nestes dados em: Kva;Kw;Kwh e Amperes

    Obrigado

  310. Gustavo Henrique disse:

    Bom dia,
    Sobre a qualidade de fio fiquei com duvida pois achei algumas promoções no mercado o eletricista disse que o fio não era de boa qualidade. Como identificar o fio de boa qualidade ? ate onde ele interfere na segurança ou consumo ?

    • redeeletrica disse:

      Olá Gustavo, você sabe que existe Mercedes e 147, todos andam desde que… não podemos exigir que um faça o que o outro faça. Quanto a fios e cabos os fabricantes confirmam que todos os materiais são certificados e nesta hora não temos como discutir, se você fizer uma instalação dentro dos padrões respeitando todas as normas acredito que não vai ter problemas.

  311. andré disse:

    Boa tarde meu amigo,
    Claudio eu acabei de enviar novamente se puder me informar se vc recebeu eu agradeço muito.

    • Ismael disse:

      Carlos,tenho uma tomada com duas fases,ou seja,220v.se eu instalar uma tomada110v ao lado dessa220v eu posso pegar um fase dessa da 220v e puxar ate essa tomada junto com um fio neutro.assim eu vou ter uma 110v?boa tarde

  312. Gisele disse:

    Olá!
    Eu tenho uma dúvida: Queria instalar um aquecedor elétrico de água na pia do meu banheiro. A instalação é toda 220v, os fios são de 2,5mm e a potência máxima do aparelho é de 6000Watts. Gostaria de saber se os fios precisariam ser mais grossos, levando em conta que este aquecedor ficaria a menos de 6m da caixa de distribuição.
    Gisele.

    • redeeletrica disse:

      Olá Gisele, a corrente (A) do aquecedor é de 27,27 Amperes o cabo sera de 4mm² que suporta até 28 Amperes até 14 metros de distancia do quadro de distribuição, o disjuntor sera bipolar de 30 Amperes.
      Claudio

  313. Ismael disse:

    Carlos,a repeito das tomadas.eu posso comprar um disjuntor BIPOLAR e ligar somente um fase da tomada nele ficando com 110v dpois eu colocaria so mais um fase e transformaria em 220v sem precisar mexer, trocar o disjuntor?

    • redeeletrica disse:

      Ismael, sou Claudio, tudo bem? Não pode apesar de a corrente ser igual, mas nada garante o desarme o ideal é fazer a modificação na época da mudança.
      Claudio

  314. Sidinei Olimar Filipin disse:

    Olá Cláudio. Em minha construção abastecida com 220 volts devo por fios de 6 mm até a Caixa Disjuntora, cabos de 4 mm nas tomadas de alimentação dos apelhos eletrodomásticos, chuveiros, motobomba da banheira, chuveiros e máquina de lavar, e cabos de 2, 5 mm nas lâmpadas?

    • redeeletrica disse:

      Olá Sidinei, para as informações será necessário a carga total da edificação contendo informações das tomadas TUGs (tomadas de uso gerais), TUEs (tomadas de uso específicos), moto bomba, chuveiro e outros equipamentos que ultrapassam 10 Amperes.
      Claudio

  315. Carlos Renato Reame disse:

    Olá! Estou montando uma Lan House com 20 computadores 110V, 4 ar condicionados de 12.000 BTUs e 2 geladeiras 220V.

    Estou montando um quadro com 4 circuítos para os computadores (5 computadores por circuíto) e gostaria de saber qual a fiação mais indicada para esses circuítos. Comprei fiação 2,5 mm e 4 disjuntores de 20A. Está correto?

    Agradeço pela atenção e aguardo.

    • redeeletrica disse:

      Olá Carlos, de acordo com suas informações distribuídos em 220 volts, a corrente total será de 75 Amperes, o cabo para essa corrente é de 25mm² até o quadro de distribuição interna (QDI).
      Para os condicionadores de ar o disjuntor será de 20 Amperes cabo de 2,5mm² até 10 metros até 15 metros cabo de 4mm² e até 22 metros cabo de 6mm².
      Para as tomadas de uso gerais (TUGs) cada circuito será de 15 Amperes cabo de 2,5mm2 até 10 metros até 15 metros cabo de 4mm² e até 22 metros cabo de 6mm².
      Claudio

      • Carlos disse:

        Olá Claudio! Obrigado pelas informações mas acho que não expliquei direito o problema.

        Terei 4 circuítos para 20 computadores, sendo 1 circuíto para da 5 computadores. As tomadas dos computadores serão de 10A e a fiação usada em cada um dos circuitos será de 2,5 mm e 1 disjuntos de 25 A da Siemens para cada circuíto. A voltagem para as tomadas dos computadores será de 127V.

        Terei 4 aparelhos de ar condicionado 220V de 12.000 BTUs cada um, com um circuíto único com tomada de 20A, fiação de 4,0 mm e 1 disjuntos bipolar de 25 A para cada ar, ou seja, serão 4 circuitos, 1 para cada ar.

        Terei 2 refrigeradores e 1 aparelho de microondas, todos 220V, com 1 disjuntor de 25A bivolt e fiação de 2,5 mm.

        A fiação de entrada com um disjuntor bivolt de 80A, fiação de 25 mm (2 fases e 1 neutro) até o quadro de distribuição onde entra em um disjuntos bivolt de 50A.

        No quadro terá 5 disjuntores bivolt de 25A, 1 para cada ar e 1 para a cozinha onde terei 1 microondas e 2 geladeiras, 4 disjuntores simples de 25A, sendo 1 disjuntor para cada 5, ou seja, 4 circuitos com 5 computadores cada.

        2 disjuntores simples de 20A para iluminação interna e externa com fiação de 2,5 mm (127V)

        Gostaria de saber se está tudo correto

        Obrigado e aguardo.

      • redeeletrica disse:

        Carlos, o seu caso é especifico vamos considerar local publico onde durante o período de funcionamento tudo que você tem vai estar ligado, 20 micros não tem como você ficar desligando e ligando. A partir do momento que você vai instalar essa quantidade é porque você pesquisou a frequência e demanda, 4 ar condicionado, pode ser que todos vão estar ligados ao mesmo tempo, iluminação e geladeira é o mesmo caso. Foi usado uma demanda de 25% para esse caso. Os cálculos reais para toda as cargas é de 93,94 Amperes com uma demanda de 25% o disjuntor será de 75 Amperes, os condutores são os indicados anteriormente e fique atento a quaisquer alteração de inclusão ou exclusão de equipamentos para não ter problemas de sobre carga.

  316. andré disse:

    Boa noite, você recebeu meu email, eu reenviei para seu email.

    abraços e boa semana

    • redeeletrica disse:

      Olá André, só esta chegando a mensagem, de uma confirmadano anexo se esta correto antes de mandar.

  317. alcino jose de freitas disse:

    construir uma casa e fiz varios circuitos eletricos para chuveiros,cozinha,lampadas e tomadas. Minha energia e 127 volts tenho que usar disjuntores de qtos amperes para cada circuito.

    • redeeletrica disse:

      Olá Alcino, os cálculos de corrente (Amperes) são feitos em Cima dos quantitativos de TUGs (tomadas de uso gerais), TUEs (tomadas de uso específicos) e iluminação, não tem como sem esas informações.
      Claudio

  318. ana senna disse:

    bom dia!! necessito de um esclarecimento sobre a fiação adequada para a instalação de um ar condicionado 7500 btus 110v, considerando q a distancia ate o medidor é de cerca de 15 m. se possivel tb o esquema da ligação dos fios no disjuntor (comprei um de 25a), pois pretendo eu mesma realizar a ligação .

  319. andré disse:

    Cláudio o meu muito obrigado é pouco pela sua atenção comigo e a todos aqui.

    eu só gostaria de mais uma orientação a ligação entre os disjuntores é usado fio de 6mm ou de 10mm ?

  320. nilson disse:

    obrigado pela resposta , mais recapitulando eu falei em relação ao chuveiro que eu estalei um dijuntor de 30am perto dele e outro de 30am na mesma fase no quadro então tenho 2 dijuntores na mesmo circuito ok ???perguntei se estar correto !!! em relação ao ar meu circuito e por comodo perguntei se tem poblema se eu ligar no mesmo circuito que so tem ligado 3 lampada 1 tv 1 ventilador se tiver eu separa como vc sugeriu!!! a fiação da minha casa e toda 4mm² menos o chuveiro que é de 6mm² deide ja muito obrigado fico no aguarde …..

    • redeeletrica disse:

      Nilson, pelo que entendi você instalou dois chuveiros no mesmo circuito, sendo um diretamente no quadro e outro após o quadro, mas no mesmo circuito é isso? Se for não esta correto. Os circuitos de TUEs (chuveiro, aquecedores, ar condicionado devem estar separados em disjuntores exclusivos). Quanto as lâmpadas,TV, ventilador pode ser um único circuito.
      Claudio

  321. marcelo cardoso almeida disse:

    o meu amigo que deus te ilumini cada vez mais vc por essas orientaçoes que vc presta a todos,mais eu tambem gostaria de obter uma ajuda de vc sobre tabela de calculos watts,volts,amperes para tensao em 220volts,ja que me encontro no nordeste e essa e a tensao,e se tem como me ajudar com algum email para montagem de um quadro de medidor,tanto monofassico como trifassico.

  322. andré disse:

    Olá Claudio, você poderia me informar se no meu caso no quarto tem 4 TUG e 1 TUE de 1500w do ferro, no caso vc me passou que esta tomada terá um disjuntor de 20A só para ele e as outras 4 um outro disjuntor, eu pergunto teria de alguma forma usar um só disjuntor para todas as tomadas ou é arriscado ligar as 5 tomadas em um unico dsjuntor ?

    • redeeletrica disse:

      André, arriscado… pode ser que sim pode ser que não. por isso as tomadas são especificas TUG e TUE as TUGs é até 10 Amperes e as TUEs é acima de 10 Amperes a corrente do ferro de passar é de 13,63 Amperes, como você esta fazendo uma instalação nova o ideal é padronizar as instalações.
      Claudio

  323. PAULO VIEIRA DE MELO disse:

    quero saber tudo sobre rede eletrica residencial. por-exemplo, potencia de tomada, disjuntores, e fios, volts e wats

    • redeeletrica disse:

      Paulo Bom Dia olha só a “intimidação” da pergunta,
      QUERO SABER TUDO SOBRE REDE ELETRICA RESIDENCIAL. POR-EXEMPLO, POTENCIA DE TOMADA, DISJUNTORES, E FIOS, VOLTS E WATS.
      Paulo, acredito que conhecimentos não se adquirem desta forma, existem escolas cursos para tudo, é preciso saber se este é a sua opção profissional se é isso sugiro procurar um curso especifico para tais conhecimento. O objetivo do blog é compartilhar experiências e duvidas com pessoas com conhecimentos e até leigos que de certo modo não tem acesso a profissional do ramo.
      Obrigado pela visita no blog.
      Claudio

  324. andré disse:

    Claudio boa tarde, tira esta duvida é possivel fazer um circuito com 7 tomadas TUG, todas ligadas e um mesmo disjuntor se sim qual seria esta disjuntor.?

  325. Carlos disse:

    Olá. gostaria também de receber o material sobre que foi enviado por e-mail a alguns deste blog.

    Estou fazendo reforma na minha casa e será muito útil.

    • redeeletrica disse:

      Olá Carlos, depende muito do que você quer de informações, o que posso adiantar, é que existem casos que as consultas são extremamente técnicas e o participante não tem noções e conhecimento para realiza-las, dependendo do nível de conhecimento fica difícil orienta-lo a distancia, isso é, minhas responsabilidade é grande. Para todos os casos e profissões existem éticas a serem cumpridas, e eu não posso e não devo passar por cima de outros profissionais que depende do trabalho que foram resultados de empenho e estudos de qualificação.
      Você deve ter acompanhado que existem consultas que o participante tem conhecimento da área elétrica e tem duvidas em alguma coisa relacionada a cálculos, mas sabe executar instalações, estou à disposição se este for o seu caso.
      Claudio

  326. Mariela Rodrigues disse:

    Olá…Cláudio me salva…EU comprei um aparelho de raio-x novo, de 1540 va e 220 volts,sendo que na tomada atras ta escrito 16 A….modelo novo….minha tomada antiga, foi simplesmete trocada por uma nova….do que nao ta chegando energia suficiente no aparelho..entao coloquei no estabilizador de 3000va ( so que ele é antigo, e sua parte de tras, é daquele tipo 03 pinos quadrado e inclinados)….ai tive q colocar um adaptador atras dele pra ligar a tomada de 16a do raio-x…e ainda assim nao deu certo…..entao verifiquei q o adaptador era de 15 A….será q isso q ´´eo problema,,,,o adaptador será q ! come! um pouco da energia…..ou será q minha instalaçao antiga q deve ter fios inferiores a 2,5…..
    cara..ja tentei de tudo…..Meu raio-x antigo, funcionava de boa, ligado no estabilizador…e os dois raio-x sao do mesmo modelo….porque o antigo funcionava e esse nao funciona..sera q tem alguma coisa a ver com a troca da tomada numa rede antiga…ou sera o adaptador atras do estabilizador q ta dando problema. Me ajuda , pelo amor de DEUS ( to num mato sem cachorro)…serei eternamente grata.

    • redeeletrica disse:

      Olá Mariela, a corrente neste caso é de 7 Amperes, por questões de segurança do aparelho o plugue é de 16 Amperes para não sofrer aquecimento ou o seu equipamento deve ter fechamento para ligação em 110 Volts que se fizer a inversão a corrente passa a ser de 14 Amperes. Agora vamos a “analise” a distancia, se comprovado que a tensão esta baixa na tomada em questão, o problema é a fiação ou conexão com outros circuitos, o ideal é um profissional eletricista verificar com multímetro com o aparelho ligado e verificar qual a tensão existente no momento e se permanece estável e rastrear o circuito até o centro de distribuição verificando emendas bitola de fios e tensão até no Centro de distribuição (QDI). Neste caso de equipamento especifico o ideal é ter um circuito único para esta tomada inclusive com disjuntor calculado para isso. O estabilizador é um recurso usado para correção de variação de tensão esporádica, se a tensão baixa é constante será difícil a sua correção, acredito que não é o caso de usar, exceto por recomendação do fabricante do equipamento.
      Uma dica, evite usar adaptadores… não são confiáveis.
      Claudio

      • mariela disse:

        OK….vamos trocar toda a fiação pra ver se vai dar certo…testei o aparelho no meu outro consultorio e deu certo…o que nos intriga..eu e mais dois tecnicos…é q antes funcionava…e foi so trocar a tomada do estabilizador por essa moderna que o problema todo começou.. Um abraço…BRIGADUUUUU!!!

  327. carlos disse:

    Quais sao os testes a fazer antes de ligar a corrente elétrica a rede

    • redeeletrica disse:

      Olá Carlos, quando os trabalhos são realizados por profissionais, acredito que não é necessário fazer testes.
      Claudio

  328. carlos disse:

    O que é terra de serviço e de proteção

    • redeeletrica disse:

      Carlos, “terra é terra”, não sei qual a sua duvida se puder esclarecer melhor eu agradeço.
      Exemplo existe aterramento de para varios tipos de equipamentos,SPDA, eletronicos, eletrodomésticos e etc.
      Claudio

  329. fabio disse:

    Boa tarde rede elétrica,tenho dois ar condicionados um com 780watt com 8 metros de distancia do quadro e outro de 693 watt com 10 metros de distancia do quadro sendo que o calculo é feito com 1200watt x 127watt.
    um com fio de 2,5mm e outro com 4mm posso colocar os dois com o fio de 4mm. com disjuntor de 10A cada um.

    • redeeletrica disse:

      Olá Fabio, se entendi, você vai ligar os dois aparelhos cada um com circuito individual com cabo de 4mm² e disjuntor de 10 A, se é isso tudo bem, pode sim.
      Claudio

      • fabio disse:

        Boa noite Claudio,muito obrigado pela ajuda.
        qualquer duvida tirarei com você…..

  330. Geraldo disse:

    Boa tarte Claudio
    .
    Tudo na Paz com nosso Pai do céu?
    Claudio, Um colega Eletricista fez um aterramento para seu cliente e interligou todos os equipamentos e tomadas passando o cabo pela viga com sentido à uma haste de cobre de 2,40 m, com sentido próximo ao relógio padrão, sem passar pela caixa de distribuição e não interligou na haste pertencente ao relógio de medição. Entre a haste do aterramento e a do relógio dá uma distância de 1,5m a 2,0m até o padrão de entrada..
    Como agora tem que interligar “tudo”, padrão e casa, será que seu aterramento ficou em vão?

    • redeeletrica disse:

      Olá Geraldo, Graças ao Nosso Bom Deus tudo bem.
      Geraldo o assunto de SPDA é tão polemico que chega a custar noites de sono é como criança em condomínio, mas, de acordo com suas informações, todo aterramento deve estar interligado uns aos outros devido a diferença de potencial que pode ocorrer em uma descarga (raio), o estranho é não deixar uma conexão na caixa de distribuição (QDI). Quando você diz viga isso quer dizer no concreto? Se for esse tipo de aterramento chama-se (estruturado), e dependendo da área da edificação é necessário um projeto com responsabilidade Técnica e recolhimento de (ART) Atestado de Responsabilidade Técnica.
      Devemos tomar cuidado nas instalações para não instalar um chama raio ao invés de para raio.
      Obrigado pela visita no blog e fique com Deus.
      Claudio

  331. Geraldo disse:

    Olá Claudio, sou eu outra vez.

    Boa noite,
    Me desculpe por não ser tão feliz na pergunta e não esclarecer perfeitamente.
    A viga que me refiro, é aquela madeira que sustenta o telhado; portanto, o fio terra percorre entre roldanas e ”morre” perto do relógio padrão de energia e não é interligado à haste do padrão.
    É isso ai Claudio; agora sim fui claro não é?

    • redeeletrica disse:

      Olá Geraldo, entendi, continua valendo a resposta anterior, quando existe mais de um ponto de aterramento o ideal é interliga-los.
      claudio

  332. Emerson disse:

    Boa noite! Preciso ligar um chuveiro elétrico, de 5400 W, em 220 V, a 50 metros da caixa de distribuição. Qual a bitola necessária, do fio, para instalar a essa distância? Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Emerson, para essa distancia e potencia, o cabo é de 10mm².
      Claudio

      • Emerson disse:

        Grato, Claudio. Só que agora surgiu outra dúvida… para “poupar”, querem colocar o fio 10 mm só no final da rede, chegando no chuveiro! Ficaria assim, da chave de distribuição, sairia um fio 6 mm por uns 10 metros, até a emenda (soldada) com o fio 10 mm, que iria, por mais 40 metros, até o chuveiro! Isso pode? Que consequências pode ter?

      • redeeletrica disse:

        Emerson, acredito que seria o contrario,sair com cabo de 10mm² e no final com 6mm². Claudio

  333. Lauro Lemos disse:

    Boa Noite,
    Tenho um trailer lanchonete e próximo dele (3 metros) tem um padrão de energia 110v. Preciso mudar de lugar para uns 70 metros. Posso estar usando uma extensão com 80 metros cabo pp 2X2,5. No trailer tem freezer, maquina de milk shake 3/4 cv, maquina sorvete 3 cv, espremedor de laranjas 1/2 cv e estufa salgado. Qual a medida de fio para esta extensão.
    Ats,
    Lauro Lemos

    • redeeletrica disse:

      Olá Lauro, para essa potencia de 4000 Watts a corrente é de 36,36 Amperes, para a distancia de 70 metros com perda de 2% o cabo ideal é de 50mm²e para uma perda de 4% que não é aconselhavel devido ao numero de motores o cabo podera ser de 25mm².
      Claudio

  334. André disse:

    Bom dia Claudio, Você Recebeu o meu email ?

    Abraços

  335. IVANOR disse:

    Bom dia..

    Também preciso montar uma extensão para alguns equipamentos, e terá 40 metros e no máximo 10.000 w se todos estiverem ligados ao mesmo tempo, qual seria o cabo PP mais indicado, conversei com eletricista (das antigas – que usa mais experiência ) ele falou em algo como cabo PP 2 x 4,00 mm daria conta e fiquei na dúvida, a energia aqui e de 220V.

    Aguardo retorno

    Ivanor

    • redeeletrica disse:

      Ivanor, para essa distancia de 40 metros com perda de 2% que é aceitável, o cabo ideal é de 25mm², se os equipamentos que você ira ligar não exigir a tensão exata você pode usar o cabo de 16mm² sendo que a perda é de 3% você terá uma tensão de 213,4 volts.
      Claudio

      • IVANOR disse:

        Claudio obrigado por responder, 10.000w foi arredondamento chega a 9.620w no maximo, mas para não correr risco vou usar o 25 mm².

        qual seria o dijuntor mais apropriado nesse caso.

      • redeeletrica disse:

        Ivanor o disjuntor deve ser de 45 a 50 Amperes.

  336. Mauricio disse:

    Boa tarde,

    Tenho uma rede trifasica e estou colocando uma tomada de 220v para receber um SPLIT de 12.000 btu’s que ficará cerca de 15metro da caixa. O manual diz em 1086w de potência e corrente de 5.2A.
    Qual o fio indicado? 2,5mm ou 4mm?

    Obrigado

  337. Karina Dotto disse:

    Bom Dia!!!
    Gostaria, estou fazendo uma extensão para meu ar-condicionado ele é 127v, vou fazer a extensão com um fio 4mm posso usar o macho e a femea de 10A ou tem que ser de 20A?

    Me venderam na loja a femea 20A e o macho 10A posso mesclar na extensão ja que a tomada do meu ap é modelo antigo.

    • redeeletrica disse:

      Olá Karina, preciso da potência do equipamento e a distancia da extenção para calcular.
      Claudio

  338. César disse:

    Boa tarde gostaria de saber qual disjuntor e fio devo usar para um ar condicionado de 9000 btus 220v,e para outro ar 7500 btus 110 v 754 w a distancia do quandro é menos de 20 metros agora tenho um problema o quadro não tem mais espaso par colocar fio e nem disjuntor como fazer nesse caso

    muito obrigado

    César.

  339. Ismael disse:

    Boa tarde carlos,minha casa e 220v.na rede.vou dividir algumas tomadas entre 110v e 220v.na cx de distr.vou ter disjuntores 110 e 220v.eu posso deixar esses disjuntores todos no barramento bifasico q esta no disjuntor geral q e 220v.depois fazer a ligacao,tomada 110no disjuntor 110,tomada 220 no 220 ?o barramento q comprei e aquela igual uma canaleta com os dentes d cobre q saem p fora.so q comprei so o bifasico.

    • redeeletrica disse:

      Olá Ismael, gostaria de saber o tipo de barramento para melhor informação, envie para mim o tipo e marca para que possa orienta-lo. Claudio

  340. mauro disse:

    boa tarde gostaria de saber num salao de 25 de c e de 15 l e de 6 a quantas lampadas colocar

    • redeeletrica disse:

      Olá Mauro, a quantidade lampadas para essa área é de 4800 watts com lampadas fluorescentes luz do dia de 40 watts, sendo 30 luminarias 4 x 40 watts. se a edificação for de uso especifico de produção ou escritório sera outros calculos.
      Claudio

  341. Jaime disse:

    Olá, num circuito de tomadas (220V/20A/2,5mm) para rede de computadores, quantos Pcs (monitor e CPU) posso dispor? Qual o calculo devo fazer? Posso utilizar circuito (220V/25A/4,0mm)?

    • redeeletrica disse:

      Olá Jaime, para a tensão de 220 volts e corrente de 20 Amperes a potencia máxima é de 4400 watts, para tensão de 220 volts e corrente de 25 Amperes a potencia máxima é de 5500 watts, para saber o que deve instalar é somar as quantidades de equipamentos.
      Claudio

      • Jaime disse:

        Obrigado Claudio!
        posso considerar um valor médio de 400W por equipamento? neste caso 8 aparelhos seria uma quantidade boa para o circuito 20A ( 3.200W = 70% do valor limite).

  342. César disse:

    Boa tarde gostaria de saber qual disjuntor e fio devo usar para um ar condicionado de 9000 btus 220v,e para outro ar 7500 btus 110 v 754 w a distancia do quandro é menos de 20 metros agora tenho um problema o quadro não tem mais espaso par colocar fio e nem disjuntor como fazer nesse caso

    muito obrigado

    César.

    • redeeletrica disse:

      Olá César, para ambos o cabo é de 2,5mm² e disjuntor de 20 Amperes. Para os equipamentos será necessário a instalação de disjuntores individuais, mesmo que tiver que ampliar o quadro e eletrodutos.
      Claudio

  343. euclides filho disse:

    Olá Claudio,tudo certo seguinte para 2 maquinas de lavar uma de 530w e outra de 820w ligada no mesmo cicuito mas uma tomada para cada,o ideal seria um disjuntor de quanto ?

    abraços.

  344. Júlio César disse:

    Olá, descobri seu site por acaso e já aproveito para fazer uma pergunta: Tenho tomada no padrão novo de 10A, nesta tomada pretendo colocar 2 réguas de tomadas para utilizar equipamentos ainda no padrão antigo. Pretendo utilizar nas réguas: régua 1: impressora, monitor, cpu, modem, roteador wireless, sendo que a cpu estará ligada indiretamente pois usarei via estabilizador de voltagem – régua 2: tv, dvd e aparelho de som. Minha dúvida: as réguas são com entrada de 20A, não cabe na tomada, posso trocar a tomada para uma de 20A e utilizar “T” (benjamin) para conectar as réguas na mesma tomada? Hoje já utlizo um “T” (benjamin) e estes aparelhos descritos acima, estão conectados por filtros de linha nesta mesma tomada.

    • redeeletrica disse:

      Julio, primeiramente você tem que somar as potencias dos equipamentos que você vai ligar na régua de tomadas, sabendo a corrente em Amperes você poderá ligar as réguas independente na tomada da parede, para isso, (sugestão) você terá que verificar qual o bitola do cabo que alimenta a tomada da parede (mínimo de 2,5mm²), substituir a tomada da parede por um conjunto de duas tomadas de 20 Amperes padrão novo para 3 pinos, com isso você liga uma régua em cada tomada e o estabilizador da CPU você liga na régua que estão outros ativos do computador. Pela sua informação os “Ts” beijamin não possui elemento de aterramento ai esta o perigo, não use nunca. Não esqueça para sua segurança e dos equipamentos utilize o fio terra em todas as suas instalações.
      Claudio

  345. Geraldo disse:

    Bom dia Claudio.

    Gostaria de saber a respeito daqueles eletrodomésticos e motores sem placas de identificação. Como medir a resistência do motor para saber em qual voltagem usar? Pois sabendo a sua resistência, o resto é “batata”.

    Desde já obrigadão.

  346. Geraldo disse:

    Olá Claudio.

    Claudio, se fui infeliz na giria, me perdoe. Mas gostaria de saber de mais um detalhe a respeito do chuveiro.
    Quando compramos um chuveiro, vem lá descriminando a sua potência, disjuntor, bitola do cabo,etc…
    Mas na verdade, a potência é nós que podemos altera-los ou abaixa-la, utilizando resistência, cabos, disjuntores e dimensionamento dos condutores para evitar quedas de energia.
    Estou correto ou completamente enganado?

    Mais uma vez

    Muito obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Geraldo, os chuveiros como qualquer outro equipamento elétrico sai de fabrica com suas caracteristicas , agora, em alguns casos podemos alterar ou modificar desde que não tenhamos nenhum problema com segurança. Sei que existe chuveiros com vários tipos de temperatura e podemos substituir a resistencia por utra mais baixa ou vice versa, mas para isso, temos que ter todo cuidado para utilizar os cabos e disjuntores corretos.

      Claudio

  347. fabio disse:

    Boa noite Claudio,poderia me informa se posso colocar no QDF os disjuntores em serie colocando no primeiro o cabo fase e fazendo um jumper para os outros. para maior segurança e melhor instalar com cabo separados um cabo fase em cada entrada do disjuntor.
    tenho mais uma duvida o disjuntor pial legrand unipolar tem um chave atrás branca é de segurança ou só de enfeite pois para colocar o encaixe do quadro no disjuntor terei que tirar ela não deixe encaixar.
    Obrigado..

    • redeeletrica disse:

      Olá Fabio, abaixo esta um modelo que poderá ajuda-lo, quanto a chave do disjuntor deve ser a trava do disjuntor que segura no trilho sistema Din. Claudio

  348. euclides filho disse:

    Olá Claudio,tudo certo seguinte para 2 maquinas de lavar uma de 530w e outra de 820w ligada no mesmo cicuito mas uma tomada para cada,o ideal seria um disjuntor de quanto ?

    abraços.

    • redeeletrica disse:

      Olá Euclides, para a potencia de 1350 Watts o disjunto ideal é de 15 Amperes e cabo de 2,5mm².
      Claudio

  349. euclides filho disse:

    Claudio muito obrigado., você não teria algum artigo ou de alguma forma me orientar a respeito de aterramento residencial,é que aqui é da eletropaulo e pela cartilha que me foi passada o neutro deles é ligado do fio do aterramento e pelo desenho só vai 2 fases e o neutro para a caxa de disjuntores,eu não entendi o neutro é usado como terra ?

  350. fabio disse:

    Boa noite Claudio, medidor monofásico com fio de 6mm entrando no QDF,posso colocar na entrada dos disjuntores com saída dos disjuntores fio de 4mm. ou terei que colocar 4mm na entrada e 4mm na saída.
    obrigado..

  351. Antonio disse:

    Boa noite Claudio te pesso uma ideia moro nun predio
    no quarto andar o predio foi construido a 60 anos quero trocar todas as tomadas e colocar condutor terra.
    no quadro dos Relogio não ten a astra que enfia no solo o meu medidor
    é monofasico.
    o solo é concreto armado. te agradeço desde já Antonio.pesso responder no meu Email OBRIGADO.

    • redeeletrica disse:

      Olá Antonio, parabenizo pela decisão, devido a edificação não oferecer condições para o aterramento, sugiro procurar algum local de jardim ou calçada para instalar e interligar as hastes de 2,40 metros e interligar no neutro do padrão da concessionária de energia elétrica e lançar pelo eletroduto do apartamento chegando até o quadro de distribuição interna, a partir daí ligue em todas as tomadas do padrão novo, com certeza os equipamentos vão estar protegidos.
      Claudio

  352. robson disse:

    amigo me tira uma duvida por gentileza ?
    estou fasendo a eletreica de minha casa eu mesmo vou faser.trabalho com construção entao entende um pouco,mais mesmo assim preciso que vc me tire essa duvida.
    para ar condicionado e para o chuverio qual fios deve usar de 4 mm² ficaria bom?
    para a rede principal irei usar de 10 mm² para as tomadas de 2,5 mm² e para as lanpadas de 1,5 mm².
    seria o correto isso?

    • redeeletrica disse:

      Olá Robson, tudo isso depende da potencia (watts e volts) e a distancia que va estar ligado cada equipamento.
      Claudio

  353. fernando disse:

    ola meu nome e Fernando minha duvida e curiosidade e distancia 75 metros do relógio da eletropaulo ate o quadro de distribuição de casa qual e a formula para calcular a bitola do cabo

    • redeeletrica disse:

      Olá Fernando, primeiramente você tem saber o que vai ser instalado potencia em (watts) tensão (volts) na edificação.
      Claudio

  354. geovanni disse:

    olá quero saber como eu o faz o calculo de 150 mts, vai 26 lâmpadas de 100watts uma fase de 220v, qual fio e disjuntor quer eu usa é formar:

    • redeeletrica disse:

      Olá Geovanni, não entendi a tensão que vai utilizar 110 ou 220 volts, se for 110 volts a corrente é de 23,63 Amperes o cabo é de 35mm² e disjuntor de 25 Amperes, se for 220 volts a corrente é de 11,81 Amperes o cabbo é de 16mm² o disjuntor é de 15 Amperes.
      Claudio

  355. euclides filho disse:

    Claudio, vc teria alguma materia de como fazer um aterramento residencial perfeito ou o melhor possivel ?

    • redeeletrica disse:

      Olá Euclides, para te ajudar eu precisaria de outras informações tipo, local da edificação, tipo de terreno, e metragem quadrada se puder enviar uma foto e as informações acredito que posso te ajudar.
      Claudio

  356. waldeir botelho disse:

    Olá Claudio.
    Acabei de conhecer este site. Maravilhoso.
    Uma duvida: Preciso fazer um circuito em 220V para alimentar dois ar condicionado, um em cada quarto. O fabricante já especifica disjuntor 15A e cabo 2,5mm2. A residencia já é em 220V trifasico.
    A partir do quadro de distribuição, levo dois circuitos independentes para cada quarto ou posso juntar os dois circuitos até os comodos e só separar próximo aos quartos colocando o disjuntor próximo ao aparelho? Obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Waldeir, obrigado pela visita.
      Os circuitos terão que ser instalados individualmente sendo necessário a instalação de disjuntor bipolar para cada equipamento no quadro de distribuição interna (QDI) e até 15 metros de distancia o condutor é de 2,5mm² até 21 metros o condutor passa a ser de 4mm². No seu caso a tensão é trifásica procure balancear a rede R/S/T, usando a fase R e S para um aparelho e S e T para outro aparelho e procure fazer isso com outros equipamentos em 220 volts como chuveiros aquecedores e etc.
      Claudio

  357. Inácio Mendes disse:

    Claudio

    Na montagem de uma doceteiria com vários equipamentos verifiquei que o circuito foi calculado para 220v e tem os seguintes valores:
    Maquina de café = 3.000 w / 220v = 13,64A disj. 20A
    Forno eletrico = 7.000w / 220v = 31,82A disj. 40A
    Balcão = 1.000w / 220v = 4,55A disj. 10A
    Balcão = 1000w / 110v = 9,09A disj. 15A
    Sanduicheira = 2.500w / 110v = 22,73A disj. 30A
    Porém a voltagem é de 380v e nesta como seria o calculo dos disjuntores.

    Atenciosamente

    Inácio Mendes

    • redeeletrica disse:

      Olá Inácio, se a tensão local é em 380 volts neutro e fase é igual a 220 volts neste caso um balcão e a sanduicheira é 110 volts, você terá que usar um transformador ou substituí-los por 220 volts. Quanto as correntes você já tem, para o calculo de disjuntor geral você calcula o somatório que é de 14500 watts e divide por 220 volts que é igual a 65,90 A.

  358. marcos disse:

    Ola!gostaria de saber qual disjuntor usar em um ar condicionado de 12000 btus de 2020v sua corrente é de 3,9A

    • redeeletrica disse:

      Olá Marcos, de uma confirida na placa de identificação do aparelho e confirme se esta correto (3,9 A),se for o disjuntor pode ser de 6 Amperes.
      Claudio

  359. Inácio Mendes disse:

    Oi Claudio

    O que desejo saber se os disjuntores de cada equipamento abaixo continua o mesmo ou terei que dividir a potencia por 380v para calcular novo valores.
    Maquina de café = 3.000 w / 220v = 13,64A disj. 20A
    Forno eletrico = 7.000w / 220v = 31,82A disj. 40A
    Balcão = 1.000w / 220v = 4,55A disj. 10A
    Balcão = 1000w / 110v = 9,09A disj. 15A
    Sanduicheira = 2.500w / 110v = 22,73A disj. 30A

    Obrigado desde já.

    Inácio Mendes

    • redeeletrica disse:

      Inacio, se os equipamentos forem monofasico ou bifasico em 220 volts, os calculos estão corretos.Voce deve calcular somente em 380 volts somente se o equipamento for trifasico.
      Claudio

  360. marcos disse:

    ola Claudio, a corrente é essa mesma 3,9 A
    se eu usar o disjuntor de 6 amperes,qual seria o fio?
    o quadro fica 12 metros do ar,posso usar um disjuntor de 10
    Amperes bipolar?

    obrigado!

  361. gesse disse:

    minha rede e monofasica, tenho 2 arcondicionados que consomem 850w cada, nao tenho chuveiro, gostaria de instalar mais 2 ar condicionado sera que a rede ira suportar, ate quantos w a rede monofasica suporta?

    • redeeletrica disse:

      Olá Gesse, primeiramente é necessário as seguintes informações, potencia dos outros dois equipamentos, tensão da edificação, bitola dos cabos existentes, distancia dos equipamentos em relação ao quadro de distribuição interna (QDI) e disjuntores de proteção.
      Claudio

  362. Leodoro DCA disse:

    Boa noite tenho uma grande curiosidade a perguntar.

    Hoje trabalhando normalmente no quartel, me veio um capitão e perguntou se eu sabia instalar ventilador de teto, eu respondi q “sim” mais ele estava me falando q o ventilador dele era de tensão -220v, mais porem só tinha três fios saindo do ventilador eu perguntei como assim ???

    E fui conferir realmente se era isso ou se ele estava maluco…

    peguei o ventilador e realmente só tinham três fios, e o ventilador só funcionava na tensão de 220v.

    três fios 2 do capacitor e 1 da faze. fiquei quebrando a cabeça de como ia montar e tal. até que tentei e não consegui.

    Bom Sr º Claudio queria saber se poderia me ajudar a resolver esse problema.

    Grato desde já Leodoro DCA

    • redeeletrica disse:

      Olá Leodoro, independente de serem 110 ou 220 volts o numero de fios é o mesmo, dos três fios vai ligar diretamente na fase e os outros dois é a inversão do ventilador, ligue como se estivesse ligando um de 110 volts o que muda é que uma fase é ligada diretamente no ventilador no lugar do neutro.
      Claudio

      • Leodoro DCA disse:

        Srº Claudio só mais uma duvida o ventilador dele é daqueles bem antigos e naum sei o capacitor que devo usar ele tem um de 10 micro files 250v um de 1,5 400v mais eu acho que é 4 micro files. pq quando liguei o ventilador dele fiz o que o Sr disse liguei a primeira vez usando a faze da chave de liga e desliga e a do ventilador, liguei com se fosse 127v normal com neutro enada ja to quase mandando ele com prar um novo…

        Obs.: Quando tentei ligar usei o capacitor de 10 MF e o de 1,5 MF e nada só vibrou o ventilador mais naumrodou daa forma que tinha q rodar…

        Obrigado de novo Srº Claudio pela atenção e pela resposta

        gostei muito do seu site…

      • redeeletrica disse:

        Leodoro, talvez o ventilador seja de 2 velocidades por isso o uso de 2 capacitores, infelizmente a distancia não tenho como te ajudar melhor, eu sugiro que procure uma oficina de motores para auxilia-lo para que você tenha sucesso junto ai ao Cap. Claudio

  363. Leodoro DCA disse:

    Sr º Claudio consegui fazer a instalação… quebrei a cabeça de + mais fiz. era tão simples q não pensei nisso mais deu certo e está funcionando

    Peguei os dois fios do capacitor liguei uma ponta do capacitor e emendei com uma faze e a outra do ventilador liguei direto e deu certo ta com as duas rotações e funcionando do jeito q o Capitão tinha falado que funcionaria.

    poxa ri muito quando ele disse que quando morou na Amazônia , o pai dele havia ligado normalmente porque a fazes de la já são 220v e ele disse que só com um condutor lá tinha 220. nunca ouvi falar q com 1 condutor se tem 220v só com 2 ou 3

    • redeeletrica disse:

      Parabens Leodoro, é insistindo que chegamos lá, a tensão 220 volts fase e neutro é quando a tensão nominal é 380 volts. estamos a disposição.
      Claudio

  364. Leodoro DCA disse:

    Então Sr º Claudio. A situação era essa mesmo, quando tentei de todas as formas que eu conhecia e não consegui. Procurei meu professor de instalações residências, e passei a situação para ele. Ele só me fez uma pergunta: você tentou ver a tensão usando um voltímetro? e eu fiquei com cara de tacho…=/ mais ai tudo ficou mais fácil. Sr º Claudio muito obrigado pelas instruções e espero ter uma boa amizade com o Sr º mesmo a distancia, pois é complicado quando temos duvidas e não temos uma pessoa que possa nos ajudar. A proposito sou morador do estado do Rio de Janeiro e o Sr º é de onde. quem sabe não possamos trabalhar juntos em algum lugar ou sei lá.

    desde já muitíssimo obrigado e uma Boa noite.

    • redeeletrica disse:

      Ola Leodoro obrigado pelas considerações. Iniciei minha carreira na CIA CMDO do 28 BIB em Campinas isso a 40 anos atrás, estou em Campinas SP. Grande abraço Claudio

  365. André Pucca disse:

    Amigos uma ajuda por favor, estou comprando 1 equipamento de iluminaçao só que infelizmente é todo 220v, é 1 strobo com consumo de 1500Watts, 1 Laser com consumo de 100Watts e uma maquina de fumaça com Consumo de 1500Watts, porem minha rede é 110v, ja sei que vou ter que comprar um auto transformador, poderia alguem me ajudar a saber a potencia do auto transformador? E outra pergunta, eu poderia ligar esses 3 aparelhos em alguma tomada? Alguem me da uma luz! obrigado!

  366. André disse:

    Boa tarde meu amigo Claudio, Seguindo o sua informação eu medi o aterramento com o multimetro na escala de 20A com uma lâmpada de 100w, e o resultado foi o seguinte 0,66v e como você me informou que não poderia ser inferior a 540mA ai eu precisaria de uma informação este resultado esta muito fora deste 540mA ?

    aproveitando a pergunta em uma sala de 3×4 qual seria a quantidade de iluminação ideal.

    abraços

    • redeeletrica disse:

      André se você fez o teste conforme orientação o resultado foi de 660m.A. esta bom. Claudio

      • André disse:

        sim eu fiz de acordo com seu desenho e o resultado foi este mesmo 0,66A.

        e quanto a sala de 3×4 qual seria a quantidade lâmpada tipo economica ideal,

        abraços mestre.

      • redeeletrica disse:

        O ideal é uma lâmpada compacta que substitua incandescente de 150 Watts. Claudio

  367. André disse:

    0,66v desculpa.

  368. clodualdo disse:

    olá professor: eu estou fazendo uma elétrica onde coloquei cabinho

    2.5mm para tomadas e 2.5mm para iluminação tudo distribuido por comodos tirando do quadro de distribuição. ta correto?

    para chuveiro vou usar 6mm e para ar condicionado vou usar 4mm.

    estou certo? obrigado.

    • redeeletrica disse:

      Olá Clodualdo, obrigado pelo professor.
      O condutor para tomadas de usao gerais (TUGs) é de 2,5mm² desde que o circuito total não ultrapasse a corrente de 21 Amperes, para iluminação a bitola de 2,5mm² esta ótimo áte 15 Amperes pode ser o cabo de 1,5mm², para o chuveiro e ar condicionado esta bom. obrigado pela visita no blog fique com Deus.
      Claudio

  369. João disse:

    Olá, parabéns pela postura, desejo de ensinar, pois, essas são atitudes de espíritos superiores. Aqueles que não medem o quanto gastaram para aprender, tampouco quanto custa a satisfação de ensinar!
    Faço a minha parte em divulgar no face.
    Preciso refazer todos os circuitos da minha casa que é antiga e desejo colocar tudo em um padrão correto de energia, porém, não sei como determinar a bitola dos cabos para cada TUGs e TUEs.
    Você poderia enviar algum material para eu estudar?
    Obrigado

  370. clodualdo disse:

    olá professor: eu estou fazendo uma elétrica onde coloquei cabinho

    2.5mm para tomadas e 2.5mm para iluminação tudo distribuido por cômodo tirando do quadro de distribuição. ta correto?

    para chuveiro vou usar 6mm e para ar condicionado vou usar 4mm.

    estou certo? obrigado.

  371. Andre Pucca disse:

    Amigos uma ajuda por favor, estou comprando 1 equipamento de iluminaçao só que infelizmente é todo 220v, é 1 strobo com consumo de 1500Watts, 1 Laser com consumo de 100Watts e uma maquina de fumaça com Consumo de 1500Watts, porem minha rede é 110v, ja sei que vou ter que comprar um auto transformador, poderia alguem me ajudar a saber a potencia do auto transformador? E outra pergunta, eu poderia ligar esses 3 aparelhos em alguma tomada? Alguem me da uma luz! obrigado!

    • redeeletrica disse:

      Olá André, voce vai precisar de um trasformador de 110/220 volts de 3500 a 4000 watts, na saida de 220 voce coloca uma regua com 3 tomadas para ligar os equipamentos individualmente, ok.
      claudio

  372. daniel disse:

    olá
    Claudio,
    pretendo fazer uma extensão caseira de 4mm, e com relação ao seu comprimento gostaria de saber qual o comprimento máximo que vc me indica a ser feito ? Ressalvando que seu uso fica restrito apenas ao uso doméstico.

    • redeeletrica disse:

      Daniel, os calculos elétricos estão condicionados a tensão e potência (volts/watts), é necessário ter essas duas informações para calcular a distancia da extenção. aguardo.
      Claudio

  373. daniel disse:

    Entendi, mas após postar minha duvida vi um video no youtube onde uma pessoa fala que com extensão de até 10 metros pode ser bitola 2,5 mm e com bitola de 4mm pode ser feito uma extensão de até 25 metros. Procede ???. Voltando ao que vc comentou acho que o aparelho mais forte em minha casa seria o meu micro ondas com 800 watts e minha rede é de 110 ok. Acho que ocorreria problemas com essa extensão se eu ligasse vários aparelhos ao mesmo tempo, correto ?

    • redeeletrica disse:

      Daniel, cuidado com algumas informações sem que tenhamos dados suficientes.
      Se você tem 800 watts e a tensão é 110 volts, para a distância de até (17m cabo é de 2,5mm², 25m cabo de 4mm², 40m cabo de 6mm², 70m cabo de 10mm²).isso é para o maximo de 800 WATTS.
      Claudio

  374. euclides disse:

    Boa noite meu amigo Claudio,
    Professor a duvida é em um conduite de 3/4 quantos fios de 2,5mm é o ideal se passado por ele.

    outra duvida é para ser usado em retorno de lâmpada qual seria o fio ideal,sendo que esta sendo usado fio de 2,5mm para o neutro e fase,a duvida é só em relação ao fio de retorno a bitola ideal e se esta sendo usado fase em vermelho o retorno tem que ser cor diferente.

    abraços mestre ( sd riego CCSv 2° BG- sp 1982 )

    • redeeletrica disse:

      Eriego Bom Dia
      Capacidade maxima de 10 fios de 2,5mm² no eletroduto de 3/4″, o fio de retorno pode ser de 1,5mm² e sua cor devera ser preferencialmente diferente dos outros condutores existentes na instalação.
      Claudio

  375. Alexandre disse:

    Olá bom dia,
    caro amigo estou na area há pouco tempo e estou com um pouco de receio d fazer instalações residenciais,teria condições de oferecer algum conteúdo para q eu posso me desenrolar?
    muito grato desde já
    Alexandre