Layout de Circuito de Distribuição Elétrica

Executar instalações elétricas não é tarefa fácil como muitos acreditam ser ou pensam. Entre projeto e execução existem muitos itens a ser considerado. O projeto consiste em prever exatamente as necessidades que atenda satisfatoriamente o cliente, no decorrer da execução do projeto o ideal é compartilhar ideias com o proprietário do imóvel, indagando sobre as necessidades reais para contemplar os pontos de tomadas de uso gerais (TUGs), tomadas de uso específicos (TUEs) e iluminação. Isso tudo tem que ser previsto antes de quaisquer fundações de lajes, vigas e colunas. É muito comum ver edificações novas com fiações expostas ou com canaletas pelos cantos. Na instalação de eletrodutos (conduites) procure deixar uma reserva principalmente do quadro padrão até o quadro de distribuição interna. Utilize materiais de boa qualidade e procedência conhecida. Na execução das instalações elétricas, após ter o conhecimento das potencias dos equipamentos  que será utilizado na edificação, calcule os condutores e disjuntores para a proteção geral e para os circuitos individuais. A instalação do quadro de distribuição interna devera preferencialmente ser instalado em local protegido de umidades e de fácil acesso das pessoas.

A dica abaixo é somente um exemplo de uma instalação de quatro ambientes.

clique no desenho para ampliar o tamanho.

exemplo de projeto 03 11 13

Até a próxima

Claudio

Anúncios

4 Responses to Layout de Circuito de Distribuição Elétrica

  1. CMTCSP disse:

    Claudio, boa tarde! Tem um apartamento (da minha sogra) na Praia Grande – SP que é todo 220v. Só entram dois fios no apartamento e medindo no multimetro dá 220v. Só que olhando no poste até a entrada do prédio vem 3 fios. Perguntei ao zelador e ele me disse que medindo todos eles dá 220v ( a + b ou b + c), sendo assim trifásico e não há neutro. Gostaria de colocar 110v neste apartamento. Na sua opinião, o que seria melhor eu fazer? Eu não queria ter que mexer com a instalação do prédio todo pois a mudança no quadro de entrada valeria para todos, mudança de relógio, etc… pois é uma instalação antiga, e a concessionária, CPFL, pode cobrar algum serviço se precisar levar o neutro caso não haja realmente. Há como eu fazer alguma coisa só neste apartamento? A única saída que tive até agora foi colocando transformadores para 110v. Obrigado! Luciano Matias.

    • redeeletrica disse:

      Olá Luciano, infelizmente neste caso não tem muito que fazer, principalmente se for prédio de apartamentos. Mas vale a tentativa de se informar com a concessionaria de energia elétrica local se é possível ou não a inclusão do condutor neutro. Caso não seja, realmente a saída é você utilizar transformadores 220/110 volts em equipamentos na tensão 110 volts.
      Equipe: REDES ELÉTRICAS

      • CMTCSP disse:

        Obrigado pelas informações Claudio! Você saberia me dizer um local onde tem um bom curso de eletricista ou material? Abraço!

      • redeeletrica disse:

        Olá, existem vários locais onde são ministrados cursos Técnicos de eletricidade, se você tiver acesso ao SENAI, ETECAP e outros particulares, o importante é ter conhecimento para poder executar os trabalhos de acordo com as Normas Técnicas e NRs.
        Equipe: REDES ELÉTRICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: